sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Deputados do PS reunem-se com Serviços Florestais de Santa Maria






Os Deputados Regionais do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Santa Maria, Duarte Moreira e Bárbara Chaves, reuniram ontem com o Chefe do Serviço Florestal de Santa Maria, tendo ainda visitado as frentes de trabalho a decorrer e diversos caminhos agrícolas e rurais de todas as freguesias.Dado que a pecuária é uma importante actividade económica da ilha, de cujo sucesso depende das condições de trabalho dos empresários agrícolas, atendendo ao rigoroso Inverno último, com níveis de precipitação históricos que provocaram enormes estragos nos caminhos agrícola e rurais, atendendo ainda que se está numa fase de análise da proposta do Plano Regional para 2011, os Deputados do Partido Socialista entenderam ser o momento apropriado para a realização dessa visita, de forma a inteirarem-se do andamento dos trabalhos, bem como verificarem o que está previsto para 2011.
Foi transmitido pelo responsável do Serviço Florestal a estratégia de todos os anos asfaltar dois ou três caminhos rurais e efectuar manutenção e regularização nos restantes, sendo que no presente ano não foi possível asfaltar o caminho do Facho em Santo Espírito por razões que se prendem com difuldade de fornecimento de asfalto no mercado local, tendo ocorrido dois concursos para o efeito. Este caminho será contudo o primeiro a ser asfaltado no ano de 2011.
Da passagem por mais de uma dezena de caminhos rurais da ilha, foi possível constatar que a maioria se encontra com o piso regularizado e perfeitamente transitável, estando a decorrer actualmente a colocação de areão.
Foi ainda transmitido que no presente ano já foram intervencionados em termos de regularização mais de 10 km de caminhos, efectuados mais de 6 km de beneficiação em asfalto e mais de 55 km de conservação e limpeza.
Os Deputados do PS, congratulam-se ainda pelas excelentes condições que oferece aos utentes o Parque Florestal das Fontinhas e ainda pelo facto do projecto de requalificação da Reserva Florestal de Recreio de Valeverde já ter iniciado, num investimento total, a repartir por 2010 e 2011 de 520.000,00 euros, projecto que em muito beneficiará os utentes deste parque e oferta de actividades diversas a quem nos visita.
No final da visita os Deputados referiram ainda ser uma prioridade, a continuação da asfaltagem dos caminhos rurais, melhorando as acessibilidades às pastagens dos produtores da ilha.

Sem comentários: