quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Em defesa de Santa Maria e dos Açores

Uma vez mais, confrontado com decisões de instâncias dependentes do Governo da República que prejudicam a Região, o PSD reagiu criticando o governo dos Açores e defendendo o governo central. Primeiro o presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto e a seguir a sua estrutura partidária local, apressaram-se, mentindo por conta de outrém, a lavar as mãos de uma decisão que nada tem a ver com o governo regional, o qual, sim, pelo contrário, bem procurou e conseguiu que não fosse tomada no passado graças à boa compreensão dos governos da República anteriores.

O Governo Regional dos Açores, face às acusações desprovidas de sentido que lhe foram feitas, na sequência do anúncio pela empresa ANA do encerramento noturno do aeroporto de Santa Maria, esclarece o seguinte:

Não é verdade que exista qualquer dívida do Governo dos Açores à empresa ANA relativa aos custos relacionados com o funcionamento do aeroporto de Santa Maria no período noturno.

Como é do conhecimento público, o Governo dos Açores disponibilizou-se, em 2006, para suportar parte dos custos relacionados com esse funcionamento. Em consequência, e dado que tais custos não se encontravam devidamente fundamentados e consensualizados entre as partes, foi decidido constituir, para efeitos do seu cálculo, um grupo de trabalho, o qual nunca chegou a funcionar embora o governo regional tivesse indicado o seu representante. Assim o Governo Regional, ao contrário do que o PSD Açores quer fazer crer, nunca estabeleceu qualquer acordo com a Republica para assumir os referidos custos. Aliás, do mesmo modo verbal, foi progressivamente tido como não prioritária uma decisão final sobre o assunto, tendo, inclusive, o então Primeiro-Ministro José Sócrates intercedido favoravelmente à Região. De então para cá, nunca foi solicitado ao governo regional qualquer pagamento para manter aberto o aeroporto no período referido.

Aliás, na notificação enviada à Secretaria Regional da Economia sobre o encerramento do aeroporto de Santa Maria no horário noturno não é feita, nem podia ser de outro modo, qualquer referência a qualquer dívida para com a ANA, nem esse assunto foi referido, por exemplo, numa recente reunião realizada entre a Secretária Regional da Economia e o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações. Não deixa de ser notado, porém, que esse horário tenha sido mantido sem qualquer problema até às recentes eleições legislativas regionais, o que nos faz pensar que, quando muito, se alguém sabia o que se iria passar era, antecipadamente, os gestores da ANA e os seus amigos do PSD dos Açores.

Ao invés, nem o Governo Regional nem qualquer outra entidade ou empresa que operam no aeroporto de Santa Maria foram ouvidas sobre este encerramento, o qual, de resto ainda é mais inusitado quando decorre o processo em que o Estado pretende desfazer-se da empresa. A matéria em causa será, certamente, objeto da necessária reanálise das entidades nacionais envolvidas e do governo regional, em defesa dos marienses e da referenciação dos Açores e do país na navegação aérea atlântica e internacional.

GaCS/NM

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Encerramento noturno do Aeroporto de Santa Maria

Mais uma vez o Governo da República e a empresa ANA, estão a prejudicar Santa Maria, através do encerramento do nosso Aeroporto entre as 21h30 e as 06:h00 .

Esta decisão foi transmitida hoje ao Governo dos Açores, sem que o mesmo tenha sido auscultado previamente.

Durante toda a tarde mantivemos contato com o Governo dos Açores, que tentou por todos os meios, junto da ANA e do Governo da República, inverter esta situação.

Perante os factos e porque nós, deputados do PS por Santa Maria, não podemos aceitar de ânimo leve esta decisão, que prejudicará a ilha e porque temos o direito a demonstrar a nossa indignação, iremos estar sábado, dia 27 de Outubro, junto ao Aeroporto de Santa Maria pelas 13h00, pelo que convidamos todos os que discordem da posição da ANA a nos acompanharem.

 
Os deputados regionais
Duarte Moreira
Bárbara Chaves

Governo dos Açores surpreendido com decisão da República de encerrar aeroporto de Santa Maria durante a noite

 
O Governo dos Açores comunicou hoje à Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações a sua “surpresa e perplexidade” pela decisão de proceder ao encerramento noturno do aeroporto de Santa Maria sem qualquer audição prévia das entidades regionais.

O Governo dos Açores lamenta, por isso, “ter sido surpreendido por um ofício da empresa ANA comunicando o encerramento do aeroporto de Santa Maria no período compreendido entre as 21h30 e as 06h30, sem tenha sido consultado sobre esse assunto e sem que seja tida em conta a importância da manutenção do horário até aqui praticado e a importância da realização de escalas técnicas para a economia da ilha de Santa Maria”.

Para o Governo dos Açores, a decisão do Governo da República “é lamentável e constitui mais um obstáculo ao desenvolvimento de Santa Maria, a par, aliás, da situação que envolve os terrenos que são propriedade da ANA e que já deveriam ter sido transferidos para a tutela da administração regional”. “Situação, aliás, para a qual o Governo dos Açores já alertou por várias vezes”.
GaCS/NM

segunda-feira, 1 de outubro de 2012