quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Voto de Pesar

 
Falecimento do Professor Doutor José Figueiredo
No passado dia 9 de Novembro, faleceu nos Estados Unidos da América, aos 68 anos de idade, o mariense José Moreira Figueiredo, quando a doença foi mais forte que a imensa vontade que tinha de viver!
José Figueiredo nasceu no lugar da Azenha, freguesia de Santo Espirito em Santa Maria, no ano de 1945.
Terminada a 4ª Classe em Santo Espirito, decidiu ir trabalhar: durante os verões, para um bar em São Lourenço e, tempos depois, em Vila do Porto, no Bar Prazeres, onde conheceu aquela que viria a ser a sua esposa, Juvenália Figueiredo.
No entanto, sempre soube que o seu futuro passaria pela saída da ilha, em busca de novos horizontes!
Assim, em 1960 emigrou com os pais e irmão para os Estados Unidos da América, tendo fixado residência na Califórnia, instalando-se, em 1970, em Hudson.
Estudou na Oakland Technical Hight School, continuando os seus estudos em San Francisco State Collage, onde se licenciou em Espanhol e Alemão.
Obteve o Grau de Mestre em Românicas no Boston College e, posteriormente, Doutoramento em Ciências da Educação. Frequentou a Universidade de Harvard e desenvolveu estudos avançados em Literatura Portuguesa e Literatura Africana de Expressão Portuguesa na Universidade de Massachusetts Amherst. Era ainda diplomado pelas Universidades dos Açores, de Coimbra, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Trabalhou durante mais de 30 anos como Professor Administrador, tendo lecionado na Universidade de Boston.
Mas o Dr. José Figueiredo não era apenas um estudioso!
Dedicou grande parte da sua vida à Comunidade, tendo sido co-fundador da Escola Portuguesa de Hudson e da Escola Portuguesa de Cambridge/Sommerville, bem como da Associação “Amigos de Santo Espirito”, em Hudson e do Clube Português de Hudson. Foi presidente da Organização do Centenário da chegada do primeiro português a Hudson, celebrada em 1986, membro do Hudson School Committee, desde 1982, Presidente geral da União Portuguesa Continental e da Luso American Life Insurance Society.
Recebeu condecoração com a “Medalha de Ordem Oficial do Infante D. Henrique”, tendo merecido distinção com o “Premio Peter Francisco” da União Portuguesa Continental.
Permitam-me que vos fale um pouco da sua vida pessoal.
Todos os anos, o Dr. José Figueiredo regressava à terra natal. Regressava a Santa Maria. Ao seu cantinho de céu. Regressava a São Lourenço, sempre sem esquecer a sua Azenha, que o viu nascer. Sem esquecer a Maia, onde participava nos Serões que, tipicamente, se realizavam naquela Baia.
Participava em tudo o que era eventos da ilha: desde os festivais de verão, aos colóquios ou aos lançamentos de livros.
Era casado com Juvenália Figueiredo e tinha dois filhos, Chrystine e Edward, e dois netos, um dos quais já não conheceu.
Era uma pessoa calma e afável, com gostos simples. Porém, um exemplo de cidadania difícil de igualar.
Além da leitura, alguns dos seus maiores prazeres, aquando dos seus períodos de férias, era olhar o mar do terraço de sua casa de veraneio em São Lourenço, tratar a vinha e as bananeiras, fazer trilhos pedestres, aproveitando para apanhar as doces e maduras amoras que circundam as pastagens; trepar as rochas de basalto negro e atirar a linha e o anzol ao mar, olhando as ondas a bater na pedra, observando o garajau a beijar o mar!
Prazer, era conversar com os amigos à beira da piscina ou mergulhar nas águas tépidas e límpidas da sua amada baia de areia dourada e quente.
Tudo isto ficou, precocemente, para trás…
Ficam, sem dúvida, as recordações de um bom amigo e de um mariense ilustre.
Manifestando o nosso profundo pesar pelo falecimento do Doutor José Figueiredo, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõem à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um Voto de Pesar pelo Falecimento do Professor Doutor José Moreira Figueiredo e de que deste voto seja dado conhecimento à sua família, ao Clube Português de Hudson e à Associação “Amigos de Santo Espirito”.
 
Horta, Sala das Sessões, 12 de dezembro de 2013
 
Os Deputados Regionais
Bárbara Chaves
Duarte Moreira

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Deputados em Sessão Legislativa

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
Período Legislativo de Dezembro de 2013
Agenda












quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Não se prevê redução de deslocações de médicos a Santa Maria

 
No seguimento das declarações prestadas pela deputada do PSD Aida Amaral, que afirma que no Plano e Orçamento para 2014, recentemente aprovado no parlamento regional, “Governo Regional indicia vontade de reduzir a deslocação de médicos especialistas ao centro de saúde de Vila do Porto”, os deputados de Santa Maria do PS/Açores, Duarte Moreira e Bárbara Chaves, vêm por este meio repor a verdade dos factos.

A deputada Aida Amaral faz uma leitura errada do Plano para 2014. Confunde uma verba destinada à deslocação de pacientes com a deslocação de especialistas à ilha.
 

A deputada social-democrata baseia a sua acusação na desagregação por ilhas expressa no documento. Acontece que esta desagregação é meramente indicativa, permitindo sempre alguma flexibilidade na aplicação das verbas, adaptando-as, por conseguinte, às reais necessidades de cada ilha.
 

Os deputados do PS de Santa Maria reafirmam que os serviços de saúde da responsabilidade do governo socialista nunca deixarão de dar a resposta necessária à unidade de Saúde da ilha de Santa Maria quer na deslocação de pacientes, quer na deslocação de médicos especialistas.
 
Lamentamos que a deputada do PSD/Açores Aida Amaral participe nesta tentativa de provocar sentimentos de insegurança na opinião pública mariense, procurando criar, por via de interpretações rebuscadas, problemas onde estes não existem.
 

Espera-se mais de uma oposição que se diz responsável e que afirma defender, acima de tudo, os interesses dos açorianos e dos Açores.
 

Os deputados marienses,
 

Duarte Moreira e Bárbara Chaves.

Governo dos Açores promove melhoria no serviço de escalas do navio porta-contentores em Santa Maria

O Diretor Regional dos Transportes revelou hoje, em Vila do Porto, que vai ser implementada uma alteração numa das escalas semanais do navio porta-contentores em Santa Maria, para que esta ilha dos Açores passe a ser o segundo porto a ser escalado, à saída de Ponta Delgada.
 
Luis Quintanilha, em declarações aos jornalistas, recordou que, até agora, “Santa Maria era a última escala, antes do regresso a Ponta Delgada, para seguir para Lisboa”, salientando que, com o novo modelo, se assegura “uma alteração numa das escalas, garantindo a satisfação, quer do armador, quer dos associados da Câmara do Comércio”.
 
O Governo dos Açores, após ter conhecimento da insatisfação dos representantes de vários setores da economia mariense relativamente à escala do navio porta-contentores em Santa Maria, promoveu a realização de uma reunião entre os representantes da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, das associações Agrícola e de Pescadores de Santa Maria e da transportadora Mutualista, com vista a encontrar as alterações necessárias para a salvaguarda dos interesses de Santa Maria e, por conseguinte, da Região.
 
Tendo em conta que o modelo de cabotagem é regido por Obrigações de Serviço Público implementadas pelo Governo da República, o Governo dos Açores, através do Diretor Regional dos Transportes, assumiu um papel de mediador entre as partes e conseguiu garantir um acordo que leva à alteração da escala do porta-contentores em Santa Maria.
 
GaCS/HB

IATA vai ministrar cursos no Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, anuncia Vítor Fraga


 
O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje que a International Air Transport Association (IATA) vai iniciar, já em janeiro, no Centro de Formação Aeronáutica dos Açores (CFAA), dois cursos de formação destinados aos colaboradores do Grupo SATA, “mas que também estão abertos à comercialização a outras entidades”.
 
Vítor Fraga frisou que os cursos de formação da IATA, associação que regulamenta o transporte aéreo comercial, são “um passo muito importante, uma vez que estas são geralmente, formações obrigatórias, abrindo aqui uma clara janela de oportunidade de negócio para a SATA e para a Região, contribuindo ativamente para a economia mariense”.
 
O titular da pasta dos Transportes, que falava na abertura do Curso Inicial de Tripulantes de Cabine, salientou ainda que “estes dois cursos surgem do trabalho que está a ser desenvolvido junto da IATA, para que este venha a ser considerado um Centro Regional de Formação IATA”.
 
Este reconhecimento, segundo o Secretário Regional, possibilitará “uma abertura muito grande a todas as companhias aéreas que operam por este mundo fora, para que se possa comercializar estes cursos para estas companhias”, captando assim para o CFAA “mais e melhores conteúdos, para que ele continue a engrandecer-se e a crescer ao longo do tempo”.
 
Vítor Fraga, que falava na abertura do primeiro curso ministrado pelo CFAA a entidades externas, dirigiu-se aos 20 formandos salientando a grande procura que o curso teve.
 
“Vocês são 20 dos melhores que concorreram, mas há muitos outros que querem também fazer o curso e desenvolver as suas competências”, frisou.
 
Nesse sentido, anunciou que “no decorrer do primeiro semestre do próximo ano, será aberto um novo curso e haverá um novo grupo de 20 ou mais jovens que também se valorizará e estará habilitado para ir para o mercado de trabalho com estas competências”.
 
Vítor Fraga sublinhou ainda que os cursos que o CFAA passa agora a disponibilizar só se tornaram possíveis porque, a 7 de novembro de 2013, a SATA foi certificada como entidade formadora.
 
“Menos de um mês depois, dá-se aqui um passo no sentido do que nós pretendemos, que é tornar o Centro de Formação não só um instrumento ao serviço do Grupo SATA, mas um instrumento também ao serviço da Região, criando uma verdadeira cultura de excelência, com vista a podermos comercializar aquilo que fazemos para o exterior e conseguirmos com isto vingar neste mundo que é cada vez mais competitivo”, afirmou o Secretário Regional.
 
 
Gacs

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Governo dos Açores alarga prazo de candidaturas ao SIDER e ao Empreende Jovem

O Governo dos Açores decidiu alargar por mais seis meses as candidaturas aos sistemas de incentivos ao investimento privado SIDER e Empreende Jovem.
A decisão, segundo o Vice-Presidente do Executivo, garante que “não haverá qualquer intervalo temporal entre o fecho do atual período de candidaturas relativo aos sistemas de incentivos e o próximo, que se iniciará no dia 1 de julho de 2014”.
O Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional (SIDER), bem como os seus subsistemas dedicados ao Desenvolvimento Local, ao Desenvolvimento do Turismo e ao Desenvolvimento Estratégico, assim como o Empreende Jovem, manterão as candidaturas abertas até 30 de junho de 2014, o que permitirá continuar a proceder à aprovação de todas as candidaturas que surjam nesse periodo.
Com esta medida, as empresas açorianas terão sempre disponível, sem interrupções, um sistema de incentivos de financiamento do investimento privado, o que permitirá garantir que nenhum investimento atrase a sua execução por falta de aprovação da candidatura, assegurando ainda um incremento do investimento privado nos próximos dois anos, tendo em conta que todos os projetos aprovados pelo atual sistema de incentivos terão que estar concluídos até 31 dezembro de 2015.
“A entrada em funcionamento dos novos sistemas de incentivos, enquadrados no próximo período de programação comunitária 2014-2020, terá também um reforço significativo de financiamento atribuído, na medida em que o Governo dos Açores já destinou 330 milhões de euros para a concretização desse objetivo no período 2014-2020”, salientou Sérgio Ávila.
Para o Vice-Presidente do Governo, isto “é motivo de orgulho para o Governo dos Açores", porque permite "reforçar o apoio às empresas e aos empresários açorianos, mantendo e criando novos postos de trabalho”.
No âmbito do SIDER foram aprovadas, até ao momento, 833 candidaturas, que perspetivam um investimento global de 565 milhões de euros e a criação de 2.700 postos de trabalho.
Relativamente ao Empreende Jovem, já foram aprovados 252 projetos, que preveem a realização de 46 milhões de euros de investimento e a criação de 560 novos postos de trabalho.
O surgimento de um número muito significativo de novos investimentos privados e as intenções de investimento que já foram comunicadas ao Governo dos Açores foram fatores decisivos para que o Executivo assegure mais este esforço, que permite assegurar a existência permanente de apoios ao investimento privado, sem quebras nem interrupções entre Quadros Comunitários de Apoio.
GACS/VPGR