quarta-feira, 4 de junho de 2014

Voto de Congratulação - Vigésimo Quinto aniversário da Cooperativa de Artesanato de Santa Maria

 
A Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, com sede na Freguesia de Santo Espírito, foi criada a 18 de Maio de 1989, perfazendo este ano 25 anos de existência.
Nasceu do lançamento de um concurso, promovido a nível nacional pela Caixa Geral de Depósitos, intitulado “Cooperativa – uma Opção Jovem de Emprego”, destinado a incentivar a criação de empresas nos sectores secundário e terciário, sob a forma de cooperativa, ao qual um grupo de mulheres, da Freguesia de Santo Espirito, na ilha de Santa Maria, decidiu aderir, através da apresentação de um projeto sobre a história da Camisola de Lã de Santa Maria.
O prémio de 200 mil escudos, na altura, atribuído ao projeto que mais se evidenciasse em termos de impacte regional, inovação, capacidade associativa e empresarial, e valorização dos recursos naturais, foi atribuído ao projeto da Ilha de Santa Maria. Refira-se que, dos cerca de 50 projetos participantes ao referenciado concurso, apenas o da Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, vingou e perdura até hoje.  
Foi com esse prémio, que esse grupo de dez elementos se constituiu em Cooperativa, com vista à revitalização do artesanato mariense. Inclui-se no ramo do sector cooperativo de artesanato, tendo como objeto a confeção de artigos, designadamente em lã, linho e retalho, bem como a promoção e formação profissional nessas mesmas áreas. Destacam-se aqui as lindas colchas de lã feitas em teares e as peças de vestuário, como a camisola de lã ou gorros, utilizados pelos grupos folclóricos locais.
Em Junho de 1995, inauguraram a sede social, na Freguesia de Santo Espírito. Com as novas instalações, por algum tempo, o volume de trabalho cresceu.  
Porém, fruto das constantes oscilações de mercado e consequente perda de poder de compra dos consumidores, a tecelagem acabou por revelar-se um negócio pouco rentável. O produto do linho, do retalho e da lã, era suficiente apenas para cobrir as despesas correntes e, por esse motivo, as artesãs não conseguiam auferiam de qualquer remuneração. Era, pois, altura de diversificar o trabalho e alargar a atividade.
Assim sendo, desde 1 de Abril de 1997, a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, iniciou um novo ramo de atividade: a produção de doçaria tradicional mariense e panificação, sem esquecer a confeção do artesanato típico da ilha. Destaca-se nesse âmbito, o Pão Caseiro tão característico da ilha e utilizado nas Sopas do Espirito Santo, a cavaca de Santa Maria e, inevitavelmente, o Biscoito de Orelha, que, no passado mês de Março, foi certificado, pelo Governo dos Açores, como produto de marca coletiva de origem “Artesanato dos Açores”, onde a excelência desse produto fica assim reconhecido.   
Como forma de promoção dos produtos, a Cooperativa de Artesanato criou imagem própria, tendo tido oportunidade de participar em feiras de artesanato, não só na ilha de Santa Maria, como em outras ilhas dos Açores, Continente Português, Estados Unidos da América, Canadá e Canárias.
Foram, sem dúvida, 25 anos de persistência, de labuta constante, de querer fazer sempre mais e melhor, graças a um grupo de mulheres que nunca desistiu, agarrando todos os incentivos, aproveitando todas as oportunidades, trabalhando muito e sempre, construindo um presente coeso e profícuo, perspetivando-se um futuro risonho, com excelentes recursos humanos, para bem da Cooperativa de Artesanato e da ilha de Santa Maria. É, seguramente, um bom exemplo de empreendedorismo.
Pelo exposto, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, a aprovação de um Voto de Congratulação pelo vigésimo quinto aniversário da Cooperativa de Artesanato de Santa Maria e que deste voto seja dado conhecimento aos órgãos sociais da Cooperativa, à Junta de Freguesia de Santo Espirito e ao Conselho de Ilha de Santa Maria.
Horta, 4 de Junho de 2014

terça-feira, 3 de junho de 2014

Deputados em Sessão Legislativa

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
Período Legislativo de Junho de 2014
Agenda
 
1 - Interpelação ao Governo Regional sobre Educação, Ciência e Cultura, apresentada pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP;

2 - Proposta de Decreto Legislativo Regional n.º 27/X – “Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 13/98/A, de 4 de agosto, que define e caracteriza o património baleeiro regional e estabelece medidas e apoios destinados à respetiva inventariação, recuperação, preservação e utilização”;

3 - Projeto de Decreto Legislativo Regional n.º 31/X – “Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 19/2013/A, de 17 de outubro, que estabelece o Regime Jurídico do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores”, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PSD;

4 - Proposta de Decreto Legislativo Regional n.º 29/X – “Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial – COMPETIR +;

5 - Projeto de Resolução n.º 60/X – “Rede Açoriana de Ninhos de Empresas”, apresentado pelo Grupo Parlamentar do PSD;

6 - Projeto de Resolução n.º 72/X – “Atribuição de Insígnias Honoríficas Açorianas”, apresentado pela Presidente da Assembleia, pelos Grupos Parlamentares do PS, PSD e CDS/PP e pelas Representações Parlamentares do BE, PCP e PPM;

7 - Pedido de urgência e dispensa de exame em Comissão do Projeto de Resolução n.º 73/X – “Resolve recomendar ao Governo Regional que tome as medidas necessárias e urgentes para que a Porto de Abrigo prossiga as suas funções enquanto organização de produtores e demais competências que lhe estão reconhecidas”, apresentado pela Representação Parlamentar do PCP;

8 - Projeto de Resolução n.º 73/X – “Resolve recomendar ao Governo Regional que tome as medidas necessárias e urgentes para que a Porto de Abrigo prossiga as suas funções enquanto organização de produtores e demais competências que lhe estão reconhecidas”, apresentado pela Representação Parlamentar do PCP;