terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"O PS ambiciona uma cada vez melhor e mais eficiente gestão de resíduos nos Açores”



“O PS ambiciona uma cada vez melhor e mais eficiente gestão de resíduos nos Açores”, realçou Bárbara Chaves

Bárbara Chaves realçou esta sexta-feira o empenho e a ambição dos governos regionais do PS em proporcionar uma cada vez melhor e mais eficiente gestão de resíduos nos Açores.
A posição foi assumida no parlamento Açoriano, na cidade da Horta.
No âmbito da discussão do Plano Estratégico de Prevenção e Gestão e Resíduos dos Açores (PEPGRA), apresentado pelo Governo dos Açores, a deputada socialista lembrou que a valorização do meio ambiente e a preservação da paisagem “são aspetos que os governos regionais do PS têm, ao longo dos anos, feito valer em todos os programas, planos anuais e orçamentos, bem como em todas as suas ações associadas à temática”, constituindo-se como “um aspeto fundamental para a sustentabilidade da Região”.
            Para Bárbara Chaves, a gestão dos resíduos “assume um papel essencial para a salvaguarda dos nossos recursos naturais, importando não só pela preservação dos ecossistemas, mas também como fator determinante para a qualidade de vida dos Açorianos, para o turismo e para o desenvolvimento económico da Região”.
            A parlamentar socialista destacou a corporização dessa estratégia com a “construção de centros de processamento de resíduos, a implementação do Sistema Regional de Informações sobre Resíduos, o licenciamento de operadores regionais de gestão de resíduos, ou as inúmeras ações de sensibilização ambiental, por exemplo”.
            Bárbara Chaves frisou que o PEPGRA define aspetos, na meta temporal até 2020, que para o Grupo Parlamentar do PS são fundamentais, como a “requalificação ambiental dos locais de deposição não controlada de resíduos, a promoção da informação e a educação ambiental”.
Uma melhor e cada vez mais eficiente gestão é uma prioridade absolutamente clara do PS, para que os Açores continuem a ter a qualidade ambiental que os tem granjeado o reconhecimento internacional como um destino de natureza, sustentável e de excelência”, finalizou Bárbara Chaves.



Horta, 13 de janeiro de 2016

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Voto de Pesar


Voto de Pesar pelo falecimento de Manuel Ricardo


Faleceu no passado dia 30 de Setembro de 2015, com 91 anos de idade, o Sr. Manuel Ricardo.
Filho de António Ricardo e Rita Maria da Conceição, o Sr. Manuel Ricardo, como era carinhosamente chamado pelos marienses, nasceu no dia 17 de Abril de 1924, na freguesia e concelho de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, sendo um de 5 irmãos.
Casou em 1948, com Guilhermina Isaura de Sousa Andrade, de quem teve, 3 filhas e 4 filhos, tendo deixado ainda 13 netos e 10 bisnetos.
O Sr. Manuel Ricardo completou a escolaridade mínima obrigatória à data, tendo cumprido o serviço militar nas ilhas de São Miguel e Faial.
O seu percurso de vida é caracterizado por muito trabalho, tendo começado a trabalhar ainda era uma tenra criança, e de grande dedicação, motivação, lealdade e espírito de missão, à causa pública.
Pelo seu ecletismo e capacidade de trabalho, foi pessoa de vários ofícios, tendo desempenhado funções que vão desde moço de recados, agropecuária, agricultura, carpintaria e olaria, tendo integrado também os quadros dos CTT, como carteiro.
Posteriormente passa para a Direção Geral de Aeronáutica Civil, como rádio mecânico, passando ainda pela ANA EP e NAV EP.
A sua forma simples, humilde e franca de ser, amigo e com vontade de ajudar todos os que a ele recorriam, levam-no a desempenhar funções de grande importância social e cívica na ilha, nas quais se destacou pela sua bondade.
Tinha sempre uma palavra amiga, uma opinião clara e esclarecida, um sorriso que a todos cativava.
Durante largos anos foi colaborador da rádio do Clube Asas do Atlântico.
Em Dezembro de 1993, pelo seu caráter humano e de ajuda ao próximo, foi eleito Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, cargo que desempenhou durante 9 anos.
O seu ímpeto pela melhoria das condições de vida da população, levou-o a abraçar a causa autárquica, como militante do PS, tendo desempenhado diversos cargos, entre eles o de membro da Assembleia de Freguesia de Vila do Porto, entre os anos de 1982 a 2009, presidente da Junta desta mesma freguesia durante 20 anos, mais concretamente entre 1995 a 2005, o que faz dele um dos autarcas da Região com mais anos de atividade, tendo sido também, por inerência, membro da Assembleia Municipal de Vila do Porto.
Durante estes anos, quer no desempenho das suas funções na Santa Casa da Misericórdia, quer como Presidente de Junta, quer ainda de forma privada, muitos foram as pessoas que ajudou, tendo contribuído para o desenvolvimento coletivo da terra que o viu nascer.
Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a aprovação do seguinte Voto de Pesar:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no dia 12 de janeiro de 2016, lamenta a morte do Sr. Manuel Ricardo e endereça voto de pesar à família enlutada.
Do presente Voto de Pesar deve ser dado conhecimento à família, à Assembleia Municipal de Vila do Porto, à Câmara Municipal de Vila do Porto, à Assembleia de Freguesia de Vila do Porto e à Junta de Freguesia de Vila do Porto.

Horta, sala das sessões, 12 de janeiro de 2016


Os Deputados