Por iniciativa conjunta da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e a Associação Agricola de Santa Maria, decorreu, a 18 a 19 de Junho, na freguesia de Santo Espírito, em Santa Maria, a Exposição Monografica de Bovinos de Carne, que contou com a presença do Director Regional do Desenvolvimento Agrário.
Foi ainda realizada uma palestra no âmbito do ciclo de conferências que a Associação Agricola de Santa Maria tem desenvolvido na ilha de Santa Maria, sob a temática global "A Agricultura e a Pecuária como Pilares do Desenvolvimento Sustentável da Ilha de Santa Maria". Foram oradores o Eurodeputado Luís Paulo Alves, que desenvolveu o tema "Política Agricola Comum no Horizonte 2020" e o Sr. João Paulo Crespo, que é o Gerente da empresa Fertiprado, que abordou o tema "Pastagens Biodiversas em Regime Extensivo - Um Programa Para Santa Maria".
Na ocasião, o responsável pela Associação, Eng. Duarte Moreira, referiu, entre outras, duas das preocupações dos produtores agro-pecuários da ilha, designadamente a abertura das negociações, por parte da Comissão Europeia, com a MERCOSUL, reforçando a necessidade de se defender os interesses dos Açores, nomeadamente na produção de carne, sector fundamental para a economia da ilha. O segundo aspecto teve a ver com a necessidade de se estabelecer um programa de melhoria de pastagens, sendo que, para o efeito, a Associação Agricola estabeleceu uma parceria com a Fertiprado, que contribuirá com os seus conhecimentos, apoio técnico e sementes de qualidade.
A Deputada Socialista Bárbara Chaves esteve presente nessa inicitiva que, infelizmente, não mereceu a presença dos responsáveis autarquicos da ilha de Santa Maria.
A agricultura e a pecuária são sectores estratégicos da ilha de Santa Maria que merecem ser acarinhados, pelo que a participação nessas inicitivas é, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento sustentavel de Santa Maria e dos Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário