O presidente da Autoridade da Concorrência, Prof. Manuel Sebastião, declarou existir uma clara desvantagem do peso negocial do preço do leite do lado da produção, sendo que a grande distribuição tem maior peso no momento de definir o respectivo preço.
A ideia foi transmitida durante a audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa Regional, que está a analisar a proposta de criação de um Observatório do Leite.
O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, considera que as declarações do presidente da Autoridade da Concorrência "não colocam nenhuma pressão" para a aprovação do Observatório do Leite, ou de qualquer outro organismo.
O Deputado Duarte Moreira, em declarações à comunicação social, referiu ainda, que de acordo com o Presidente da Autoridade da Concorrencia os dados das industrias e da grande distribuição, são confidenciais, pelo que apenas a própria entidade que dirige ou o Instituto Nacional de Estatística, podem exigir os dados relativos ao negócio. Referiu ainda que a aposta que a Região está a fazer na criação do CALL (centro açoriano do leite e lacticinios), organismo inter-profissional, é um passo importante para toda a fileira, podento potenciar entendimentos que conduzam à auto regulação e à valorização deste produto.
Sem comentários:
Enviar um comentário