quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

“Produtores de leite açorianos são um exemplo para o país”, defende Duarte Moreira

 
O trabalho de modernização da produção leiteira e do setor da transformação realizado nos últimos anos é a melhor garantia de que os Açores têm condições para atenuar os efeitos do provável fim do regime das quotas leiteiras anunciado pela União Europeia. A ideia foi defendida, esta quarta-feira na Assembleia Legislativa dos Açores pelo deputado socialista, Duarte Moreira.
“Sabemos que, neste momento, a perspetiva europeia indicia o fim das quotas leiteiras. Na atual conjuntura, esta é uma situação que representa um enorme desafio. Os produtores açorianos já demonstraram ser um exemplo para o país. Estamos seguros de que, fruto do trabalho de modernização realizado nos últimos anos, saberão ultrapassar mais este desafio”, afirmou Duarte Moreira.
O deputado socialista elogiou a iniciativa do Governo Regional no sentido de promover um estudo técnico sobre os reais impactos que o eventual fim do regime das quotas leiteiras terá nos Açores.
Este estudo que, neste momento, está em fase de consulta a várias empresas e à universidade dos Açores poderá ser financiado a custo zero para a Região, através do recurso ao programa Rede Rural de âmbito nacional.
Duarte Moreira aproveitou a oportunidade para reiterar que o Grupo Parlamentar do PS/Açores considera a Universidade dos Açores uma entidade de referência para a Região recordando que, nos últimos seis anos, o Governo Regional investiu, no âmbito da tripolaridade, no apoio à investigação e no apoio às infraestruturas um montante superior a 50 milhões de euros.
Reagindo às críticas da oposição que pretendia que o Governo encomendasse o estudo relativo ao impacto do fim do regime das quotas leiteiras à Universidade dos Açores, o deputado socialista enfatizou que “neste momento está a decorrer uma consulta que envolve várias empresas e a Universidade dos Açores e o mais importante é que sejam cumpridos todos os procedimentos legais e de transparência. Moreira lembrou ainda que os açorianos sabem que o Governo Regional tem um protocolo com a Universidade dos Açores no sentido de apoiar a instituição. ”É sabido que o Governo Regional tem um acordo com a Universidade dos Açores com objetivo de por cada euro de receita que a Universidade obtenha no âmbito de projetos de investigação, o Executivo acrescenta mais um euro”.
O deputado socialista lembrou ainda que as questões de financiamento da Universidade não se colocam no âmbito deste estudo e criticou o estrangulamento financeiro que o Governo da República está a fazer à Universidade açoriana.

Sem comentários: