terça-feira, 29 de novembro de 2011

Intervenção do Deputado Duarte Moreira na Assembleia Legislativa Regional

INTERVENÇÃO DE TRIBUNA

PLANO REGIONAL ANUAL 2012 – Agricultura – Programa 7 e 8
Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
IX Legislatura
Horta, 28 a 30 de Novembro de 2011
Deputado: Duarte Moreira


Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhoras e Senhores Membros do Governo

Com a discussão do Plano Regional para o ano 2012 damos início ao último ano do período de programação do X Governo dos Açores e da IX legislatura.
Em termos macroeconómicos, esta é uma legislatura marcada por uma crise internacional que, desde 2008, tem levado a dificuldades ao nível financeiro, económico e social, que nem os mais reputados especialistas previram.
Neste cenário, o sector agro-pecuário regional, permanece como a mais importante fonte de riqueza dos Açores, contribuindo, de forma significativa, para o Valor Acrescentado Bruto gerado nas nossas ilhas.
A este facto, não é alheio o forte investimento promovido, ao longo das últimas legislaturas, por parte do Governo dos Açores, suportado pelo Partido Socialista, investimento que se reforçou nos últimos 3 anos, e que no final da atual legislatura ultrapassará os 635 ME, sendo que destes, mais de 279 ME constituem uma responsabilidade direta da Região.
Sendo certo que o investimento no sector agro-florestal para o ano de 2012 acompanha a evolução geral do Plano, motivada pela atual conjuntura económica e financeira mundial e pela redução das transferências do Estado para os Açores, a verdade é que de 2008 para 2011 verificou-se um aumento de 21,7% no investimento total e de 14,5% das verbas do Plano, uma tendência sempre crescente, apenas interrompida no plano em discussão para 2012.
Assim, para o ano de 2012, continuam previstos fortes investimentos no sector agropecuário Regional, no montante global de 153,6 ME repartido por dois programas, a saber, o programa 7 – Melhoria da competitividade dos sectores Agrícola e Florestal, com um montante de investimento previsto de 125,1 ME e o programa 8 – Valorização do Mundo Rural, com um investimento previsto de 28,5 ME.
Com estes montantes, garante-se a continuidade dos investimentos em áreas tão importantes como o ordenamento agrário, através dos investimentos na melhoria e desenvolvimento de infra estruturas, bem como os fundos necessários para a modernização das explorações agrícolas e florestais, através da comparticipação dos investimentos dos agricultores, reforçando-se ainda a promoção e a conquista dos mercados dando maior notoriedade aos produtos regionais, e investindo-se na valorização do mundo rural, através da melhoria da qualidade de vida e da diversificação da economia rural e pela preservação e valorização do ambiente e paisagem rural.
Pela importância que o mesmo se reveste, destaco aqui a construção do laboratório regional de veterinária que trará aos produtos regionais um aporte de controlo de qualidade e segurança alimentar que em muito potenciará a possibilidade de crescimento e a conquista de novos mercados, sendo também importante no desenvolvimento de novos produtos, potenciando assim os rendimentos dos agricultores.
Desde o início que os governos regionais da responsabilidade PS têm bem presente o caminho a seguir e a estratégia necessária para desenvolver o sector agrícola e pecuário Regional.
Um caminho de modernização das explorações e das indústrias.
Um caminho que levou a uma melhoria das condições de trabalho dos agricultores, através dos investimentos no ordenamento agrário, traduzidos em mais e melhores caminhos rurais e florestais, mais captação, armazenamento e distribuição de água, mais explorações eletrificadas;
Um caminho que levou ao melhor estatuto de sanidade animal do país e a um dos melhores da europa, a novos matadouros e salas de desmancha, novas centrais de concentração de hortícolas e novas adegas o que levou e levará ainda a maior produção e qualidade em todos as áreas produtivas;
Um caminho que exigiu e exige perseverança, lucidez e visão, e que perante as dificuldades, soube resistir, porque sabe que este é o caminho correto.
Outros, provavelmente, teriam mudado ao sabor do vento, andariam à deriva, porque pura e simplesmente não têm projeto, não têm uma estratégia, uma visão, é o que se pode concluir das declarações desgarradas e muitas vezes contraditórias, de alguns partidos, nomeadamente dos líderes do PSD, que na ansia de procura de protagonismo, e do desespero perante o bom trabalho que está a ser realizado, afirmam uma coisa hoje e o seu contrário amanhã, como foi no caso das quotas leiteiras em que uns afirmam que o fim é inevitável e outros afirmam haver janelas de oportunidade, não mantendo uma linha de rumo e da mínima coerência politica.

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhoras e Senhores Membros do Governo

A principal função da agricultura é a produção de alimentos e bens alimentares.
A reestruturação verificada na fileira do leite, levou ao aumento da produção e da comercialização de leite, que passou dos 490 milhões de litros comercializados em 2004, para os 535,1 milhões de litros em 2010, o que se traduz num aumento da competitividade de toda a fileira;
Foi ainda graças à reestruturação levada a cabo pelos governos regionais do PS, que se verificou o aumento da produção média por exploração, que passou de 94 mil litros em 2004 para os 155 mil litros em 2010; ao aumento de quase 200% da produção de queijo, produzindo-se hoje mais de 28000 Ton; ao aumento, entre 1996 e 2010, de 500% do leite UHT e triplicado a produção de iogurte nesse mesmo período, tendo-se produzido 313 T em 2010.
Deve também salientar-se que atualmente o preço médio pago ao produtor, para o mesmo tipo de leite, é idêntico ao praticado no Continente, indicador da competitividade do sector leiteiro Regional.
O trabalho que está a ser levado a efeito na reestruturação e modernização do sector leiteiro Regional, é a melhor forma, a única forma, que a Região tem de se preparar e defender contra o provável desmantelamento do regime de quotas, pois só um sector moderno, que aposta na qualidade, que aposta na redução de custos, poderá contrariar o desmantelamento do atual sistema, sendo certo que o PS – Açores, este grupo parlamentar e o Governo, defenderão, junto do Governo da República e as instancias europeias a sua manutenção, sem contudo tirar os olhos do dia seguinte, preparando todos os cenários e não enganando os produtores com as eventuais janelas de oportunidade.
Também na fileira da carne de bovino a evolução positiva ocorrida nos últimos anos é, a todos os níveis, evidente.
Pela primeira vez, na história dos Açores, foi alterado o paradigma da comercialização de gado bovino na Região.
De uma Região tradicionalmente exportadora de gado vivo, passou-se para uma região exportadora de carne.
Das 46691 cabeças de gado vivo expedido em 2004, passou-se para as 19544 em 2010, uma redução de mais de 58%. Ao inverso, o abate de bovinos passou de 29929 cabeças, aprovadas para consumo em 2004, para as 50028 em 2010, um aumento de 67%, na sua grande maioria destinada aos mercados exteriores à Região.
Nas áreas da diversificação agrícola, começa agora a ver-se os resultados do trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Governo dos Açores.
Fruto de dois programas bem negociados e bem adaptados à realidade, nomeadamente o POSEI – na vertente dos apoios às produções locais, e o PRORURAL – na vertente do apoio ao investimento, foi possível criar uma nova dinâmica, que levou à entrada de jovens agricultores, muitos deles com formação académica ou formação adequada a essa atividade.
Em áreas como a floricultura, a fruticultura a horticultura e a vinha, os investimentos efetuados permitiram, em pouco tempo, que nas grandes superfícies os produtos hortícolas locais passassem dos 30% em 2008, para os atuais 70%.
Esse investimento permitiu ainda que se passasse à exportação e expedição para novos mercados, de flores, de vinho e de outros produtos que começam a se afirmar em mercados cada vez mais competitivos, o que é demonstrativo do trabalho que tem sido concretizado nestas áreas.
A aposta dos produtores nas áreas da diversificação, como comprova o elevado numero de projetos de investimento que deram entrada nos serviços da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, designadamente na medida 1.5 – Modernização das explorações agrícolas e pecuárias- num valor de compromisso publico de aproximadamente de 8 ME, montante quatro vezes superior ao investimento efetuado nos últimos quatro quadros comunitários de apoio (QCA), faz prever, no curto prazo, um aumento ainda mais significativo quer da diversidade de produtos quer na sua quantidade e qualidade, o que reflete a aposta do Governo dos Açores em diversificar a base produtiva Regional.

Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhoras e Senhores Membros do Governo

Os Açores são a Região do país com a mais elevada taxa de jovens agricultores.
De acordo com os dados do recenseamento geral da agricultura de 2009, cerca de 25% dos agricultores dos Açores têm menos de 45 anos, enquanto no Continente essa taxa é de apenas 9%.
Nos Açores apenas 24% dos agricultores têm mais de 65 anos, enquanto no continente a taxa de agricultores com mais de 65 anos é de quase 50%.
Para além da juventude, os Açores possuem também a uma taxa de população agrícola familiar com o 2º e 3º ciclos de 34% enquanto no Continente essa mesma taxa é de 23%.
Ainda de acordo com o RGA de 2009, a taxa de produtores que declara a viabilidade económica como o principal motivo para a continuidade da exploração é de 16% na Região, enquanto no Continente essa mesma taxa é de apenas 6%.
Os Açores destacam-se ainda por uma produtividade de 34,4 mil euros por unidade de trabalho ano (UTA), quase duas vezes e meia superior à média nacional e cerca de seis vezes superior ao verificado na Madeira, indicadores que o PSD tudo faz para esconder.
Ao contrário do que afirma o PSD, os dados do RGA de 2009 confirma que nos Açores a ocupação da terra com potencialidade agropecuária é quase total.
Estes são dados objetivos, concretos, que demonstram claramente que na região o sector agrícola continua a ser apetecido por muitos dos nossos jovens e que nos dá a certeza que o caminho traçado é o correto, dando animo para continuar a desenvolver o sector agrícola Regional e a apoiar o rendimento dos agricultores e a qualidade de vida das suas famílias.
Reafirmando aqui que os agricultores dos Açores podem continuar a contar com o PS na defesa dos interesses regionais e da modernização da agricultura da Região.

Disse!

Sala das sessões, 29 de Novembro de 2011
O Deputado Regional
Duarte Moreira

Clique no link abaixo para ver o vídeo:

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Deputados em Sessão Legislativa

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

IX LEGISLATURA

Período Legislativo de Novembro de 2011

Agenda


A - VERIFICAÇÃO DE PODERES DA DEPUTADA ANA PAULA GARCIA DE LEMOS;

1 - PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 35/2011 – “PLANO ANUAL REGIONAL PARA 2012”;

2 - PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 34/2011 – “ORÇAMENTO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PARA 2012”;

3 - PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 5/2011 – “PRIMEIRA REVISÃO DO ORÇAMENTO ORDINÁRIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PARA O ANO DE 2012”, APRESENTADA PELA MESA DA ASSSEMBLEIA LEGISLATIVA;

4 - PEDIDO DE URGÊNCIA E DISPENSA DE EXAME EM COMISSÃO SOBRE O PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 62/2011 – “PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA A APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL POR PARTE DA COMISSÃO EVENTUAL PARA O ESTUDO E ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS LEGISLATIVAS NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DA TERCEIRA REVISÃO DO ESTATUTO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES”, APRESENTADO POR UM GRUPO DE DEPUTADOS;

5 - PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 62/2011 – “PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA A APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL POR PARTE DA COMISSÃO EVENTUAL PARA O ESTUDO E ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS LEGISLATIVAS NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DA TERCEIRA REVISÃO DO ESTATUTO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES”, APRESENTADO POR UM GRUPO DE DEPUTADOS.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Investimento do Governo no ordenamento agrário ascende a 100 milhões, destaca Duarte Moreira

O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, destacou hoje os 28 milhões de euros que vão ser investidos, no próximo ano, no ordenamento agrário, um valor que demonstra bem a importância que o Governo Regional atribui ao sector agrícola no arquipélago.
“Nesta Legislatura, o investimento efectuado pelo Governo Regional no ordenamento agrícola rondará os 100 milhões de euros, sendo que, para 2012, estão reservados 28 milhões de euros para novos investimentos nesta área”, adiantou o deputado do PS/Açores aos jornalistas.
Duarte Moreira falava após uma visita dos deputados socialistas às obras de construção da Lagoa Reservatório das Contendas, um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros que vai garantir abastecimento de água a três centenas de explorações agro-pecuárias da ilha de São Miguel.
“Trata-se de uma obra demonstrativa de todo o investimento que o Governo Regional tem feito na Agricultura, nomeadamente, no ordenamento agrário e infra-estruturas agrícolas (caminhos, abastecimento de água e electrificação)”, explicou Duarte Moreira. Segundo disse, o investimento público regional na Agricultura contribuiu para que os Açores sejam a região do país com maior taxa de jovens agricultores.
“Temos uma taxa de jovens agricultores a rondar os 27 por cento na Região, que é só seis vezes superior à existente na Madeira e três vezes superior à nacional”, destacou o deputado socialista, para quem o Governo Regional está a “trabalhar para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento da Agricultura, com vista à melhoria dos rendimentos de todos os que dependem do sector agrícola nos Açores”.
A obra que os deputados visitaram contempla a execução da Lagoa Reservatório das Contendas, com uma capacidade total de 25.000 m3, distribuídos por duas células de 12.500 m3, um Reservatório, constituído por duas células com 250 m3, uma estação de tratamento de água, condutas de abastecimento e 150 ramais individuais.
A empreitada foi adjudicada por 2,3 milhões de euros e está a ser executada num prazo de 365 dias, beneficiando 300 explorações agro-pecuárias, com uma área superior a 1.110 hectares, nomeadamente na zona das Contendas e nos Caminhos Agrícolas do Marquês e do Vale Grande.

Ponta Delgada, 17 de Novembro de 2011.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Deputados do PS/Açores em Jornadas Parlamentares

“O desemprego, que atinge muitas famílias, terá de continuar a ser, no próximo ano, a prioridade social do PS/Açores e deste Grupo Parlamentar”, afirmou Berto Messias, no encerramento das Jornadas Parlamentares dedicadas ao Plano e Orçamento para 2012.
Segundo disse, esta evolução do número de inscritos deve-se, essencialmente, a três factores muito objectivos: despedimentos colectivos na construção civil, fim de contratos de trabalho sazonais de Verão e despedimentos no comércio.
“O aumento do desemprego que está a ocorrer na construção civil e no pequeno comércio é resultado das medidas de austeridade nacionais, com efeitos recessivos no consumo e no rendimento disponível, e na diminuição muito relevante do investimento e dos pagamentos municipais”, adiantou o deputado do PS/Açores.
De acordo com Berto Messias, a economia regional está a sofrer as consequências da total paralisia em que se encontra a banca. Em 2007, os bancos injectaram na economia 600 M€ líquidos - qualquer coisa como o actual Plano da RAA. Já no primeiro semestre deste ano, regista-se uma contribuição negativa em 67 milhões de euros para a economia açoriana.
Depois de realçar que se está perante um problema global e não exclusivamente dos Açores, o Presidente da bancada socialista disse que o desemprego é a “face mais nefasta da crise porque tem efeitos económicos e sociais de grande dimensão e atinge a auto-estima e a motivação das pessoas atingidas por este flagelo”.
“Apelo, por isso, a cada um de nós para que tenhamos sempre este problema no centro da nossa actividade”, disse Berto Messias, para quem “todos os açorianos têm o direito a ter um emprego que o satisfaça social e economicamente. Esse continuará a ser o nosso desígnio”.
No encerramento das jornadas de dois dias, o líder parlamentar socialista considerou que o próximo ano será muito exigente para todos, razão pela qual espera-se que a oposição consiga avaliar este Plano e Orçamento como um importante instrumento de ajuda aos açorianos, de apoio as empresas e as famílias, dentro das possibilidades financeiras da Região.
“Uma oposição responsável não pode criticar o aumento de 10 por cento previsto para os complementos regionais de pensão e do abono de família, numa altura em que o país está a cortar de forma cega todos os apoios sociais”, exemplificou Berto Messias, ao salientar, também, que “quem estiver a favor deste Plano e Orçamento não está a ajudar o Governo Regional do PS/Açores. Está, sim, a dar a mão aos açorianos nesta fase mais difícil das suas vidas”.
Relativamente ao PSD/Açores, o deputado do PS/Açores assegurou que a escolha que tem de fazer é muito clara: “Tem de decidir se quer, desta vez, estar ao lado dos açorianos ou se pretende continuar a apoiar o Governo de Pedro Passos Coelho, Vítor Gaspar e Miguel Relvas”.
“Como vemos todos os dias, não são compatíveis as duas situações. Ou se apoia as famílias e as empresas, ou se apoia a austeridade sem limites que este Governo da República está a impor aos portugueses, muito para além do que estava definido no memorando de entendimento da “troika””, afirmou.
Lembrou, ainda, que o Orçamento para 2012 tem uma redução de 33 milhões de euros nas despesas de funcionamento da Administração Regional, assim uma cativação de 6 por cento do total das verbas orçamentadas para aquisição de bens e serviços. O PSD sabe disso.
“O PSD/Açores sabe disso tudo, mas prefere agarrar-se à demagogia como justificação para a sua total falta de projecto e de propostas credíveis para resolver os problemas das pessoas”, disse.
A concluir, Berto Messias deixou um apelo para que o Presidente da República use os seus poderes para impedir os atropelos legais e as inconstitucionalidades promovidas pelo Governo da República sobre os Açores e sobre os açorianos, no âmbito do Orçamento de Estado para 2012.
“Temos assistido a uma postura lamentável de desresponsabilização do Estado nas suas obrigações para com os açorianos. Parece que há uma tentativa de afogar a Autonomia açoriana do ponto de vista financeiro, esperando que isso tenha reflexos no enfraquecimento político das Regiões e dos seus Órgãos de Governo Próprio”, alertou o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores.
“O Governo da República arranja uma solução inconstitucional para o pagamento do IRS às Câmaras Municipais, passando por cima do que diz a lei, pretende deixar cair a RTP/Açores e quer que seja o Governo Regional a pagar, apropria-se indevidamente de impostos pagos na Região, desrespeitando a Constituição e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, sem qualquer reserva”, disse.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Deputados do PS/Açores lamentam desnorte do PSD de Santa Maria

COMUNICADO DE IMPRENSA

Os deputados do PS/Açores eleitos de Santa Maria lamentaram, esta quinta-feira, a total incoerência do PSD desta ilha, como se comprova pelas várias posições tomadas, nos últimos anos, em relação ao projecto de campo de golfe, apenas motivadas pela guerrilha ao Governo Regional.
Bárbara Chaves e Duarte Moreira recordam que um comunicado do PSD de Santa Maria, de Maio de 2008, reconhecia que o campo de golfe “poderá ter reflexos positivos no desenvolvimento da ilha” e até chamavam a atenção para a “fase embrionária” em que se encontrava o projecto.
Agora, vem a deputada do PSD/Açores dizer, em comunicado, que o campo de golfe “era caro e iria trazer poucos benefícios à ilha”, numa posição totalmente oposta à assumida em 2008, salientam os parlamentares socialistas.
“Este ziguezague de posições do PSD tem sido, aliás, a nota dominante do comportamento deste partido, movido, apenas e só, pela crítica ao Governo Regional, mesmo que, para isso, seja obrigado a desdizer, hoje, o que tinha dito antes”, lamentam Bárbara Chaves e Duarte Moreira.
Os dois deputados do PS/Açores adiantam também que só este comportamento destrutivo justifica o comunicado hoje emitido pela deputada do PSD/Açores, relacionado com a recente visita do Governo Regional a Santa Maria.
“Quem estivesse de boa-fé interessado no desenvolvimento de Santa Maria, não poderia, pura e simplesmente, ignorar as cerca de duas dezenas de medidas aprovadas em Conselho de Governo para a nossa ilha”, referem os parlamentares socialistas, para quem a actual conjuntura obriga a uma união de esforço e não a “comunicados fora do prazo, quase como que por necessidade de prova de vida política”.
De acordo com os deputados do PS/Açores, as medidas aprovadas no recente Conselho de Governo permitem à ilha dispor de investimentos já contabilizados a rondar os 2,4 milhões de euros, além de muitas outras medidas de grande alcance social e económico.
“Às muitas dúvidas da senhora deputada do PSD/Açores, respondemos com a certeza da importância para Santa Maria de uma creche em Vila do Porto, das obras de reabilitação de estradas, da contratação de mais um médico de família, dos sistemas de abastecimento de água à lavoura, entre muitas outras medidas”, dizem Bárbara Chaves e Duarte Moreira.
Relativamente à Habitação, os deputados socialistas garantem que as dúvidas do PSD de Santa Maria têm resposta no Plano e Orçamento para 2012, onde estão previstos, para a ilha, 725 mil euros, a distribuir pelos incentivos à habitação própria, recuperação do parque habitacional e realojamentos.

Vila do Porto, 10 de Novembro de 2011.