quarta-feira, 10 de julho de 2013

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

No início de 1988, um grupo de marienses uniram esforços para a criação de um Clube Naval em Santa Maria, estreitando ainda mais a relação intima que esta ilha sempre teve com o mar, interpretando a sua vocação atlântica, fomentando a prática de atividades náuticas e o respeito pelo meio marítimo.

Por escritura pública de 27 de junho de 1988, dezasseis outorgantes oficializaram a Associação Clube Naval de Santa Maria, com o fim de desenvolver as atividades náuticas e a vela em particular, promovendo a sua prática e expansão na Ilha de Santa Maria e proporcionando todos os meios que permitam levar o nome do clube e da ilha o mais longe possível.

No ano de 1996, era inaugurada a atual sede do Clube Naval, criando condições para o desenvolvimento e crescimento das suas atividades e iniciativas, estando hoje enquadrada num polo de desenvolvimento de excelência para santa maria, destacando-se a marina, o porto de pescas e o cais ferry.

Nestes 25 anos, e desde a sua fundação, a instituição organizou e manteve cursos de vela e mergulho, promovendo eventos desportivos regionais nacionais e internacionais, provas de corrico de barco, de pesca de pedra, vela de competição, exposições de fotografia submarina, além de atividades de apoio à investigação científica.
Neste período, muitos foram aqueles que deram o seu trabalho, dedicação e o seu tempo na prossecução dos objetivos do clube.
Permitam-me que destaque os diferentes órgãos sociais, no nome das pessoas que presidiram à Direção desta organização sem fins lucrativos, desde Armando Pacheco e José Dutra, ambos com papel importante na constituição da associação e início das atividades de Vela, winsurf e Escafandria, Jorge Botelho, na fase de Construção da Sede e organização do Campeonato do Mundo de Big Game Fishing, Rui Costa, nos anos de inicio do corrico feminino e infantil, bem como a realização dum campeonato de pesca submarina no azul, José Melo e Pedro Silveira que incrementaram as atividades de mergulho no clube, sendo este cargo atualmente desempenhado por João Batista.

Da sua intensa atividade, destaca-se a formação nas mais variadas classes náuticas, com particular relevo nas camadas mais novas, difundindo e aprofundando o gosto pelo mar em toda a sociedade mariense e também uma importante componente pedagógica, que se reflete num conjunto de atividades direcionadas para as escolas, como a participação na regata ecológica, práticas de canoagem e de vela com alunos da Escola Bento Rodrigues e visitas guiadas à "Casa do Bote".
Refira-se a este respeito, o excelente trabalho de recuperação dos botes baleeiros “Cintrão”, num protocolo entre este clube e o Círculo de Amigos de São Lourenço, e mais tarde do bote “Santa Maria”, oferta de João Loura, com o qual o clube participou na regata de botes baleiros na ilha do pico, em 2012, obtendo um honroso 5º lugar.
O clube naval de Santa Maria tem ainda desenvolvido um conjunto de atividades de grande relevo, que, em conjunto com outras pessoas, entidades e empresas, têm ajudado à promoção da ilha, contribuindo também para aquele que é, hoje, um destino de excelência para o mergulho e para a prática de atividades náuticas.
De entre muitas iniciativas, destacam-se, pela sua projeção mediática, a organização do Big Game Fiching, o Master de fotografia subaquática, a prova de corrico feminino ou a recente participação dos atletas Manuel Silva e Marco Cabral no 14º Campeonato Mundial de Fotografia Subaquática em Cayo, Largo de Cuba, tendo a equipa atingido um honroso quinto lugar na classificação geral entre as trinta e oito equipas concorrentes dos dezoito países participantes.
Com 25 anos de existência e com mais de 600 associados, a Associação Clube Naval de Santa Maria, é pois uma importante instituição, que extravasa as fronteiras da própria ilha, dando-lhe dimensão e projeção internacional.
Assim, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o grupo parlamentar do Partido Socialista, propõem que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprove um voto de congratulação pelo vigésimo quinto aniversário do Clube Naval de Santa Maria.
Mais se propõem que seja dado conhecimento deste voto ao clube, à delegação de desporto de Santa Maria, bem como à Assembleia Municipal de Vila do Porto.

Os Deputados Regionais:
Duarte Moreira

Bárbara Chaves

Sem comentários: