quinta-feira, 11 de julho de 2013

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores
Senhoras e Senhores Deputados
Senhores membros do Governo
 
 “Professor do ano” é uma iniciativa do DN, que desde Outubro de 2012, vem distinguindo e divulgando, mensalmente, exemplos de profissionalismo, empenho e dedicação ao ensino e aos alunos, tendo culminado no passado dia 4 de julho, no hotel D. Pedro, em Lisboa, com a consagração dos vencedores mensais e consequente eleição do vencedor final.
Esta iniciativa, que teve no Júri várias personalidades como Adriano Moreira, Roberto Carneiro, Viriato Soromenho-Marques, Albino Almeida  e a escritora Alice Vieira, tem como regra elementar, que os candidatos sejam propostos pela comunidade escolar educativa em que se inserem.
Juan Carlos Ferreira Nolasco, foi o escolhido para ser considerado o Professor do Ano de 2013 no culminar de todo o evento do Diário de Notícias onde já arrecada o título de professor do mês de outubro de 2012.
Juan ou professor Juan, como é conhecido em Santa Maria, nasceu na Venezuela há 36 anos, onde permaneceu até aos sete anos de idade e desde então em Portugal já com nacionalidade portuguesa, Reside em Vila do Porto desde 2009 onde leciona na Escola Básica e Integrada de Santa Maria para regozijo de todos os marienses, e em particular dos alunos da escola.
Casado, licenciado em engenharia eletrotécnica e em informática, no ramo do ensino, trabalhou no departamento de manutenção industrial da multinacional FINSA SA., tendo o gosto pelo ensino e a busca da realização pessoal, falado mais alto, pelo que optou pela via do ensino.
Na Escola Básica Integrada de Santa Maria, que Juan Nolasco qualifica de “muito organizada e onde tudo funciona bem”, tem vindo a notabilizar-se pela dedicação, empenho e profissionalismo, mas sobretudo pela interação com os jovens, levando-os a participarem de forma empenhada em projetos de cariz tecnológico, destacando-se em 2011-2012 a construção de um minissatélite artificial, que consistiu em colocar uma ”lata num foguete” que mediu a pressão, temperatura e a altitude, tendo alcançado o terceiro lugar no CANSAT, no campeonato europeu organizado pela ESA, feito que viria a ser reforçado já este ano de 2013, em que levou os seus alunos a um brilhante primeiro lugar.
Já antes havia promovido a participação na competição europeia “Zero Robotisc 2012”, tendo obtido um digno quinto lugar.
Por detrás do profissional, está o homem, de discurso humilde e que se desprende dos seus bens materiais em benefício dos alunos, e que faz da pro atividade e do currículo informal trunfos, que o leva a estar associado a 11 projetos de cariz regional, nacional e internacional, incentivando o gosto pelo desafio junto dos alunos, delegando-lhes responsabilidades e espirito de equipa, que em última análise influenciará positivamente os mesmos nas suas opções e vocação profissional. Perante isso, constatamos com gosto que este professor, à semelhança de tantos outros do nosso sistema educativo regional, eleva o currículo informal àquilo que deve ser na sua essência: uma premissa de motivação aos alunos para o seu empenho e desempenho nos curricula formais.
Destaca-se a dedicação, empenho, espirito de inovação e mobilização da comunidade escolar, valorizando, por esta via, o ensino das nossas escolas e demonstrando que estas estão ao nível das melhores escolas europeias.
Assim, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o grupo parlamentar do Partido Socialista, propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprove um voto de congratulação pela obtenção da distinção atribuída a Juan Nolasco, como professor do ano de 2013, bem como a toda a comunidade escolar da ilha de Santa Maria.
Mais se propõe que seja dado conhecimento deste voto ao professor Juan Nolasco, à escola Básica e Integrada de Santa Maria, Secretaria Regional da Educação, bem como à Assembleia Municipal de Vila do Porto.


Horta Sala das sessões, 10 de Julho de 2013
Os Deputados Regionais

Duarte Moreira
Bárbara Chaves

Sem comentários: