quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Socialistas querem ouvir Secretário Regional da Agricultura na Comissão de Economia acerca do Prorural+

O Grupo Parlamentar do PS requereu na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a audição do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente na Comissão Permanente de Economia, no âmbito do Programa Prorural+.

Duarte Moreira, coordenador do Grupo Parlamentar do PS para os Assuntos Agrícolas, esclareceu que o pedido surge “na sequência da aprovação por parte da Comissão Europeia do Programa para os Açores PRORURAL+ e também na sequência da apresentação pública que foi efetuada pelo Sr. Secretário Regional da Agricultura e Ambiente”.

“Achamos oportuno chamar o Sr. Secretário Regional da Agricultura e Ambiente à Comissão de Economia para poder esclarecer melhor os deputados sobre este programa que, do nosso ponto de vista, terá um impacto muito positivo no futuro das nossas produções. Basta ver com o que aconteceu com o último Quadro Comunitário de Apoio, que foi extremamente bem aproveitado e que teve uma influência muito positiva na nossa agricultura. Espera-se que até 2020, altura em que termina o atual Quadro Comunitário de Apoio, possa haver novamente um salto significativo na qualidade dos nossos produtos e no acesso aos mercados, com o objetivo claro de se atingir uma melhoria do rendimento dos produtores. No fundo, esperamos que os deputados passem a conhecer mais em pormenor todas as valências e todas as possibilidades deste programa”, explicou o deputado socialista.

“O PRORURAL+ irá disponibilizar cerca de 340 milhões de euros, beneficiando mais de 1.000 explorações e empresas do setor agroindustrial dos Açores durante este Quadro Comunitário de Apoio, vigente até 2020. Este programa apoiará não só os agricultores, mas também a indústria a própria comercialização, com o objetivo de fortalecer as nossas produções e as nossas fileiras regionais”, destacou Duarte Moreira. 

Sem comentários: