sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

“PRORURAL+ é um contributo para combater o impacto do fim do regime de quotas leiteiras”, defendeu Duarte Moreira


“O programa PRORURAL+, recentemente apresentado, será extremamente importante para a modernização e reforço das explorações, para continuarmos a investir nas condições de trabalho dos agricultores, mas também para a notoriedade dos nossos produtos, que continuarão a ter uma importância muito significativa para a economia regional”, defendeu Duarte Moreira.
O deputado socialista falava esta quinta-feira à saída da audição ao Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, na Comissão Permanente de Economia.
Duarte Moreira destacou que o PRORURAL foi, no passado recente, um “mecanismo extremamente importante para o setor primário da Região”, explicando que o “novo programa PRORURAL+ favorece os jovens agricultores, aumentando o prémio à primeira instalação, que pode ir agora até um valor de 50 mil euros e o investimento na modernização das explorações, o que terá reflexo nas fileiras do leite, da carne e das áreas da diversificação. Outra novidade são os seguros agrícolas que dão agora uma maior garantia aos produtores que poderão assim arriscar mais e aumentar as suas produções; o reforço dos pagamentos a zonas sujeitas a condicionantes naturais ou outras condicionantes específicas, poderá ajudar a minimizar o impacto na quebra das receitas provenientes do fim das quotas leiteiras”.
O deputado socialista frisou a “ importância a criação de um grupo de trabalho, no âmbito da Comissão Permanente de Economia, que irá acompanhar os efeitos do fim do regime de quotas leiteiras na fileira do leite, nos Açores”.
“O grupo irá acompanhar aquilo que vai acontecer nos Açores em toda a fileira, desde a produção, a evolução dos preços, a indústria, a diversificação, os investimentos, de forma a estarmos mais preparados para o embate do final deste regime”, explicou.
Duarte Moreira classificou a decisão da União Europeia em terminar o regime de quotas leiteiras como “irresponsável”, porque “vem por em causa o setor do leite em toda a União Europeia”. O deputado socialista reiterou a sua convicção de que – pela qualidade dos seus produtos – o setor leiteiro dos Açores irá “conseguir ultrapassar mais este desafio, recorrendo a ferramentas como o novo POSEI, o novo PRORURAL+ e todo o investimento que a própria Região irá continuar a canalizar para o setor primário e para o setor leiteiro”.

Sem comentários: