quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Voto de Pesar


Voto de Pesar pelo falecimento de António Henrique Paiva Valente

Faleceu no passado dia 6 de Setembro de 2015, vítima de doença prolongada, com 65 anos de idade, o radialista da Estação Emissora do Clube Asas do Atlântico (CSB81), António Henrique Paiva Valente.
Nascido a 11 de setembro de 1950, no Aeroporto de Santa Maria, era um de 9 irmãos, Casado com Fernanda Maria Dias Valente, pai de 2 filhas e avô de 2 netos.
Em 1967, com apenas 17 anos de idade, António Valente, como era conhecido, inicia a sua carreira na Estação Emissora do Clube Asas do Atlântico (CSB81), primeiro como operador de radiodifusão, depois como ajudante de programador e finalmente como programador.
A 1 de janeiro de 1979, ascende à categoria de locutor de radiodifusão, começando a apresentar programas radiofónicos, contribuindo para a importância e para o sucesso do Asas do Atlântico e para a divulgação de Santa Maria e dos Açores no seu todo.
António Valente, como radialista, foi sem dúvida, uma das maiores e mais populares vozes da rádio nos Açores, tendo começado, ainda no tempo dos velhinhos rádios a válvulas, onde a internet era uma miragem, tendo-se ajustado, ao longo do tempo, às novas tecnologias com a mesma competência, mérito profissional e cativação de ouvintes, que a sua personalidade simples, humilde e amiga dos outros granjeava a todos os que mais ou menos de perto lidavam com ele, ou simplesmente o conheciam pela sua voz inconfundível.
Figura humana de grande simplicidade, simpatia radiante e reconhecida riqueza humana, que todos os marienses, muitos açorianos e emigrantes conheciam, e pelo qual nutriam enorme carinho, destacou-se na sua vida pela sua ligação histórica ao Clube Asas do Atlântico, mas também pela sua passagem pela política e pelo desporto de Santa Maria.
É bem conhecido o seu popular programa “Bom dia Açores”, líder de audiências, no ar há mais de 40 anos, sendo de realçar também o histórico programa “Entre Amigos”, através dos quais imortalizou as expressões “Ilha do Sol” e “Algarve dos Açores”, quando de referia à sua ilha de sempre, Santa Maria, pela qual nutria um enorme apego e amor, e de quem foi um dos principais meios de publicidade e divulgação, sendo um autêntico embaixador da sua terra, divulgando as suas riquezas patrimoniais, a sua beleza natural e a sua cultura e tradições.
A sua ação e atividade levou-o a receber diversas e merecidas homenagens, desde logo do seu clube de sempre, o Asas do Atlântico, pelos 30 anos do seu programa “Bom dia Açores, mas também homenagens na diáspora, tendo merecido a homenagem maior do dia da Região, em 2014, onde foi agraciado com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, que é atribuída por atos e serviços meritórios praticados por cidadãos no exercício de funções públicas ou privadas.
A sua vida e ação, na ilha e pela ilha, constituem, sem dúvida, um marco e uma referência histórica que perdurará na memória dos Marienses, passando o António Valente a fazer parte da “Galeria das Figuras Ilustres de Santa Maria”.

Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a aprovação do seguinte Voto de Pesar:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no dia 28 de Outubro de 2015, lamenta a morte de António Henrique Paiva Valente e endereça voto de pesar à família enlutada.
Do presente Voto de Pesar deve ser dado conhecimento à família, ao Clube Asas do Atlântico, à Assembleia Municipal de Vila do Porto e à Câmara Municipal de Vila do Porto.


“Bom dia Açores!”

Horta, sala das sessões, 28 de outubro de 2015


Os Deputados 

Sem comentários: