terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"O PS ambiciona uma cada vez melhor e mais eficiente gestão de resíduos nos Açores”



“O PS ambiciona uma cada vez melhor e mais eficiente gestão de resíduos nos Açores”, realçou Bárbara Chaves

Bárbara Chaves realçou esta sexta-feira o empenho e a ambição dos governos regionais do PS em proporcionar uma cada vez melhor e mais eficiente gestão de resíduos nos Açores.
A posição foi assumida no parlamento Açoriano, na cidade da Horta.
No âmbito da discussão do Plano Estratégico de Prevenção e Gestão e Resíduos dos Açores (PEPGRA), apresentado pelo Governo dos Açores, a deputada socialista lembrou que a valorização do meio ambiente e a preservação da paisagem “são aspetos que os governos regionais do PS têm, ao longo dos anos, feito valer em todos os programas, planos anuais e orçamentos, bem como em todas as suas ações associadas à temática”, constituindo-se como “um aspeto fundamental para a sustentabilidade da Região”.
            Para Bárbara Chaves, a gestão dos resíduos “assume um papel essencial para a salvaguarda dos nossos recursos naturais, importando não só pela preservação dos ecossistemas, mas também como fator determinante para a qualidade de vida dos Açorianos, para o turismo e para o desenvolvimento económico da Região”.
            A parlamentar socialista destacou a corporização dessa estratégia com a “construção de centros de processamento de resíduos, a implementação do Sistema Regional de Informações sobre Resíduos, o licenciamento de operadores regionais de gestão de resíduos, ou as inúmeras ações de sensibilização ambiental, por exemplo”.
            Bárbara Chaves frisou que o PEPGRA define aspetos, na meta temporal até 2020, que para o Grupo Parlamentar do PS são fundamentais, como a “requalificação ambiental dos locais de deposição não controlada de resíduos, a promoção da informação e a educação ambiental”.
Uma melhor e cada vez mais eficiente gestão é uma prioridade absolutamente clara do PS, para que os Açores continuem a ter a qualidade ambiental que os tem granjeado o reconhecimento internacional como um destino de natureza, sustentável e de excelência”, finalizou Bárbara Chaves.



Horta, 13 de janeiro de 2016

Sem comentários: