quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aberto concurso público internacional para serviço de transporte colectivo de passageiros para Santa Maria

Foi publicado hoje no Jornal Oficial da União Europeia e em Diário da República o Concurso Público Internacional para a prestação de serviços de transporte público colectivo regular de passageiros para a ilha de Santa Maria, informa a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
O concurso público internacional nº 11/DRETT/2010 por objecto a adjudicação de uma proposta de prestação de serviços de transporte colectivo de passageiros, de modo regular e contínuo, na ilha de Santa Maria.
O contrato será celebrado pelo período de seis anos, contado a partir da data efectiva do início da prestação de serviços, podendo ser prorrogada por um período máximo de até três anos.
A contratação pelo período máximo de nove anos implica um investimento total de três milhões de euros, fixando-se o preço contratual anual máximo, devido pela entidade adjudicante ao adjudicatário pela prestação de serviços objecto do contrato, em trezentos e vinte mil euros.
Os serviços a adjudicar no âmbito do presente contrato obrigam o adjudicatário a adquirir cinco autocarros novos e à adequação dos itinerários conforme ao número de utentes a servir, conforme o estipulado no respectivo caderno de encargos.
O sistema de transporte colectivo regular de passageiros na ilha de Santa Maria proposto baseia-se num sistema de 6 carreiras, divididas em 3 períodos distintos ao longo do ano - dias úteis em período escolar, dias úteis em período não escolar e horário de verão.
O Governo dos Açores pretende, desta forma, que o sistema de transporte colectivo de passageiros garanta o transporte ao maior afluxo de passageiros no período escolar, ajustando-se automaticamente em termos de carreiras e horários fora deste período, épocas que registam menor afluência de utentes.
Está ainda prevista a criação de duas carreiras em período de Verão, Cais de Vila Porto – Hotéis e Vila Porto – Praia Formosa, constituindo uma alternativa de transporte para quem chega de barco e que queira deslocar-se para o centro da Vila e ou da Vila para a zona balnear.
Para o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos esta nova aposta representa um importante complemento na mobilidade interna e na oferta turística.
Entre o Aeroporto e o Cais funcionará uma carreira urbana de transporte de passageiros regular que percorre as principais zonas urbanas de Vila Porto, em intervalos de hora a hora.
José Contente refere que a ilha de Santa Maria terá, a partir da introdução do novo sistema de transporte colectivo regular de passageiros, carreiras regulares de manhã, início e fim de tarde durante todos os dias úteis, permitindo maior mobilidade de passageiros entre as freguesias e a sede do concelho.
A data de apresentação de propostas termina dia 29 de Dezembro, estando agenda para o dia 30 de Dezembro a abertura das mesmas.



GaCS/VS

Sem comentários: