quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Debate Plano e Orçamento para 2011 - Agricultura


Plano de Investimento confirma aposta na Agricultura, realça Duarte Moreira.
O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, destacou os 167 milhões de euros que o Governo Regional prevê investir na Agricultura em 2011, que confirmam o aumento gradual de verbas atribuídas a este sector nos últimos anos.
“O Governo apresenta uma proposta de Plano para 2011, que contempla um aumento contínuo de verbas de investimento, que desde 2008 aumentaram 21,7%, para os 167 milhões de euros previstos nesta proposta”, salientou o parlamentar socialista, que falava no Parlamento.
No debate parlamentar sobre o Plano e Orçamento, Duarte Moreira salientou que a aposta do Governo na Agricultura contrasta com a postura de alguns partidos, que “colocam em causa a competitividade do sector agrícola, tentando criar dúvidas e insatisfação nos produtores e demais agentes das fileiras produtivas regionais”.
Perante isso, cabe ao PS “continuar a trabalhar e a dizer que acredita nos agricultores dos Açores, no seu trabalho, que acredita que este sector continuará a evoluir, a dar respostas positivas, a se modernizar e a ser um importante pilar do desenvolvimento regional”, afirmou o deputado do PS/Açores.
Perante os deputados açorianos, Duarte Moreira considerou que o sector agrícola regional, alicerçado na fileira do leite e da carne, tem vindo a responder de forma muito satisfatória à conjunta desfavorável, contribuindo para a minimização dos efeitos desse abrandamento económico.
“A actividade agro-pecuária, continua a ter uma grande importância na estrutura socioeconómica da Região Autónoma dos Açores, contribuindo em cerca de 7% do VAB, e 11% do emprego da Região, não se tendo verificado situações de desemprego neste sector”, garantiu o parlamentar socialista.
Na sua intervenção, Duarte Moreira realçou, ainda, que só um bom quadro comunitário, fruto de uma boa negociação pela Região, permitiu um envelope financeiro que tem sido muito importante na injecção de capital na economia regional.
“O programa POSEI, em vigor desde 2007, contribuiu com mais de 133 ME, repartidos pelos anos 2008 a 2010, referentes às candidaturas de 2007 a 2009, e cujas taxas de execução atingiram no ano de 2009, no seu global, 91,4%, sendo que nas produções animais e vegetais esse valor foi de 95,1% e 97,5%, respectivamente, e nem a demagogia e a tentativa de adulteração dos factos, por parte do PSD, pode alterar este facto”, disse.
Horta, 25 de Novembro de 2010.

Sem comentários: