quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lançamento do foguetão Soyuz a partir da Guiana Francesa


A estação da Agência Espacial Europeia (ESA) em Santa Maria, Açores, vai acompanhar o lançamento do foguete Soyuz2 (voo VSO1), que transportará no seu módulo superior (FREGAT) os dois satélites Galileo, IOV1 e IOV2.

O lançamento dos primeiros satélites Galileo, está marcado para hoje (21 de Outubro) às 10:30:26 (Açores) fazem parte do projeto da União Europeia para criação de um sistema global de localização via satélite. As operações de preparação da Estação de Santa Maria para esta missão, iniciaram-se no passado mês de Agosto prevendo-se que terminem após a injecção em órbita destes satélites.

Poucos minutos após a descolagem do lançador Soyuz2, a sua propulsão será extinta e inicia-se a primeira propulsão do módulo superior (FREGAT) onde estão alojados os dois Satélites Galileo. Doze minutos após o lançamento o módulo superior ( FREGAT) entra na visibilidade da Estação de Santa Maria.

Durante a visibilidade da Estação de Santa Maria, o módulo FREGAT estará sempre em propulsão permanecendo neste estado até aproximadamente a meio da visibilidade da estação de AUSSAGUEL, próximo de Toulouse, extinguindo-se sobre a Rússia Ocidental, iniciando depois uma trajectória balística até perto da Austrália.

Nessa altura, será activada a segunda propulsão desse módulo provocando uma excentricidade da órbita, para o apogeu onde serão injectados os satélites Galileo IOV's, um após o outro a uma altitude de 23.000 Km e com uma inclinação de 53º. Esta fase será seguida pela estação da ESA em Perth na Austrália e demorará 9 horas.

Após a injecção em órbita dos dois Satélites Galileo, segue-se uma nova fase de propulsão do módulo FREGAT para o seu posicionamento para uma órbita distante das órbitas utilizadas para para O Galileo, GPS e Glonass. À semelhança do que é feito para os lançamentos de satélites em órbitas elevadas como o MEO e GTO, o módulo FREGAT permanecerá em órbita, tornando-se lixo espacial.

Este é um marco importante já que será o primeiro lançamento não só do SOUYZ2 (lançador Russo), da sua nova base de lançamento no Porto Espacial Europeu, em Kouru, na Guiana Francesa, mas também dos dois primeiros satélites operacionais da constelação Europeia de Navegação, o Galileo (IOV1 e IOV2).

Acompanhe on-line através do link:


Acompanhe a missão e sinta-se orgulhoso de ver a ilha de Santa Maria na rota das grandes missões espaciais.

Sem comentários: