terça-feira, 27 de março de 2012

…Agir Local.

Por: Bárbara Torres Chaves*

Nos tempos que correm, é cada vez mais importante conhecer-se muito bem os assuntos que melhor caracterizam a sociedade, saber ouvir, saber agir e essencialmente, falar verdade!
Na última visita estatutária à ilha de Santa Maria, o Governo Regional demonstrou que detém esse conhecimento e que continua a olhar para a ilha de um modo global e sustentado, tal como o tem feito ao longo dos últimos 16 anos. Ficou demonstrado que os investimentos agora em fase de concretização, se inserem num grupo de obras e ações pensadas e estruturadas, que se articulam entre si e que conferem a aplicação de políticas integradas para a ilha de Santa Maria. Não são, como diz a deputada do PSD por Santa Maria, apenas investimentos devido à proximidade das eleições regionais. São sim a concretização de políticas que ao longo dos anos têm sido implementadas na ilha. São o cumprimento de objetivos que refletem não só os compromissos do PS aquando das ultimas eleições regionais, mas também de outros que se revelaram necessários desenvolver para o incremento da qualidade de vida dos marienses.    
Por isso, a deputada do PSD não devia estranhar nenhuma das medidas que constam do comunicado do conselho de governo relativo a Santa Maria, tal como referiu recentemente. Essa atitude apenas demonstra que não está atenta às questões da ilha, não conhece os processos e projetos em curso, não sabe o que está previsto para a ilha em termos de plano de investimentos aprovado em Assembleia Regional e desconhece totalmente que existem procedimentos que tem que ser respeitados, porque as regras e as leis são para se cumprir e não para serem desrespeitadas de um modo leviano! Para quem se diz alternativa ao governo regional, o PSD de Santa Maria e a Deputada Aida Santos, falam muito, mas sabem pouco!
É lamentável que não se reconheça o esforço que o Governo Regional tem aplicado para a reabilitação do centro histórico de Vila do Porto, que não começou hoje como é referido pela deputada do PSD: já na anterior legislatura foi instalado nessa zona, o centro de interpretação Dalberto Pombo, Ecoteca e Serviços de Ambiente, adquiridos parte dos imoveis para a construção da creche e extensão do museu de Santa Maria em Vila do Porto. Nesta legislatura, foram sido desenvolvidos os procedimentos necessários à concretização dos objetivos, estando-se prestes a inaugurar a Pousada da Juventude (num valor total de cerca de €2.200.000.), em fase de adjudicação da empreitada de construção da creche de Vila do Porto (que será um investimento na ordem dos €1.336 000,00) e a ultimar-se os procedimentos para instalação do futuro museu. Foi ainda apoiado o Grupo Desportivo Gonçalo Velho para instalação de sede social também na zona histórica e que contribuirá igualmente para a valorização do mesmo, bem como apoiada a instalação de um centro de mergulho e unidade hoteleira de grande qualidade nesse centro histórico. A instalação de residências assistidas na zona histórica é, por isso, apenas mais um investimento que o Governo Regional direcionou para essa área, com benefícios claros em termos de reabilitação do património e ao nível da resposta social a idosos.
O desconhecimento a que me referia anteriormente por parte do PSD de Santa Maria, reflete-se igualmente na área da saúde: referir que a ampliação do centro de saúde de Vila do Porto é um compromisso não cumprido, é um aspeto que não posso deixar passar e que simplesmente não se compreende. Isto porque, foi anunciado que a empreitada seria lançada em breve, prevendo-se o início das obras para o mês de Julho próximo. Para além de ter sido referido, isso mesmo, por parte do Senhor Presidente do Governo aquando da apresentação do projeto, foi igualmente inscrito em comunicado do conselho do governo. Quanto aos médicos de família, também se lamenta que a Deputada do PSD desconheça que existem 3 médicos atualmente em funções na ilha e que foi deliberada a abertura de mais uma vaga para mais um médico para a unidade de saúde de ilha, para fazer face às necessidades.  
Por ultimo, uma pequena reflexão sobre as observações que a deputada do PSD efetuou sobre os terrenos do Aeroporto. De facto, os terrenos e parque habitacional abrangidos pelo protocolo de cooperação entre o governo regional e a empresa ANA, SA, ainda não foram transferidos para a posse do Governo Regional, visto estar a aguardar pela promulgação do mesmo por parte do Governo da Republica de Passos Coelho. De facto, foi com o Governo do PS na Republica que se conseguiu celebrar um protocolo que passasse para a jurisdição da Região a gestão de terrenos, habitações e infraestruturas complementares. Com o cenário de eleições antecipadas e consequente mudança de governo da república, a promulgação desse protocolo ainda não foi efetivada, depreendendo-se que não é uma prioridade para o governo da coligação na Republica.  
No entanto, o Governo dos Açores não ficou parado, sentado à espera que Passos Coelho decidisse assinar o documento e só depois pensar o que quereria para aquela zona! O Governo Regional agiu e elaborou uma anteproposta de um plano de ordenamento, cujo resultado final será o que os marienses quiserem que seja! Isto porque irá ser totalmente aberto a quem esteja interessado em intervir, emitindo contributos e opiniões que serão discutidos, analisados e equacionados, para que, daqui a alguns anos, se tenha um Aeroporto renovado, com um melhor aproveitamento dos espaços disponíveis, com áreas de lazer e espaços que potenciem o desenvolvimento económico da ilha. Refira-se que esta foi uma proposta dos deputados do PS/Açores apresentada em sede de aprovação do plano e orçamento para 2011, pelo que se estranha o facto de a deputada do PSD desconhecer a realização desse plano de ordenamento, já que o mesmo consta do plano de investimentos para 2011 do Governo Regional, aprovado na Assembleia Regional e que até foi votado favoravelmente pelo PSD.  
Quanto ao parque habitacional, o Governo Regional já deliberou a elaboração de um regulamento para atribuição dessas moradias, de forma a que, quando passarem para a jurisdição de Região, se possa proceder à passagem das mesmas para os moradores, com a brevidade possível.  
Também nessa matéria, o PSD de Santa Maria, que não tem memoria e já se esqueceu de todos os problemas que anteriores governos do PSD impuseram a Santa Maria e ao seu Aeroporto, não nos dá lições de trabalho e tão pouco de democracia!
Gosto de trabalhar para as pessoas e com as pessoas, contribuindo da forma que posso e sei para incremento do bem-estar e qualidade de vida dos marienses. Gosto de Pensar Global, mas Agir Local.  

  
*Deputada Regional do PS/Açores
Publicado na edição de março do Jornal "O Baluarte"

Sem comentários: