sexta-feira, 23 de março de 2012

Parecer relativo ao Projeto de Resolução do PCP que recomenda ao Governo Regional que cancele o projeto de construção de um campo de golfe e adote medidas de melhoria das acessibilidades e apoio ao desenvolvimento do turismo sustentável na ilha de Santa Maria

Na sequência da convocatória para a 2ª reunião extraordinária do Conselho de Ilha de Santa Maria, agendada para o dia 23 de Março, (sexta feira), os deputados do grupo parlamentar do PS/Açores, com assento, por inerência, nesse órgão, começam por lamentar que a agenda desta reunião coincida, mais uma vez, com a mesma data em que decorrem os trabalhos parlamentares, na Horta, o que é público e que, por esse motivo, não poderão estar presentes na referida reunião.

No entanto, e porque pretendem dar o seu contributo à discussão do objeto da proposta em análise, quando estão em causa superiores interesses do desenvolvimento da ilha, os deputados regionais Bárbara Chaves e Duarte Moreira, emitem o seguinte parecer e observações ao pretendido por este projeto de resolução:
A ilha de Santa Maria tem merecido, ao longo dos últimos 10 anos, um conjunto de investimentos estruturais, que apostam no desenvolvimento do turismo como um dos pilares do desenvolvimento económico e social da ilha.
Investimentos como o cais de passageiros, a marina de Vila do Porto, a implementação de transporte marítimo de passageiros, a pousada da juventude, o centro de interpretação ambiental “Dalberto Pombo”, a requalificação da orla costeira de São Lourenço, aos quais se juntam um conjunto de apoios a iniciativas privadas, em que a construção do centro de mergulho e Hotel de Charme, nos merece aqui um destaque, pelo impacto positivo e visibilidade que o mesmo dará à ilha em termos internacionais. Para além destes, destacam-se igualmente o apoio dado a empresas locais, como aquelas que se destinam às actividades marítimo turísticas, que faz com que hoje a ilha de Santa Maria ofereça um conjunto diversificado de oferta turística, como nunca se verificou na ilha.
Relativamente a outras iniciativas, destacam-se o apoio dado às associações que desenvolvem festivais de Verão em Santa Maria, bem como ao clube naval que tem desenvolvido eventos relacionados com o turismo subaquático, como o MASTER de fotografia subaquática, que têm trazido para a ilha uma notoriedade turística que começa a ter os seus reflexos positivos, não obstante a crise internacional e a consequente diminuição dos fluxos turísticos, em particular do Continente Português. 
A ilha de Santa maria, fruto desta dinâmica de investimento que tem vindo a ser concretizada pelo Governo dos Açores, apresenta hoje uma diversidade de oferta como o turismo de natureza, os passeios pedestres nos trilhos abertos, a observação de aves, o canyoning, o mergulho, a fotografia subaquática, a pesca lúdica, os fósseis, sem esquecer as nossas tradições culturais e rurais, gastronómicas, entre várias outras ofertas entretanto criadas na ilha.
Acresce a tudo isto, a potencialidade que a instalação em Santa maria, por decisão do Governo dos Açores, do Centro de Treinos da SATA, trará ao nível do chamado “turismo profissional”, trazendo para Santa maria mais de 1200 pessoas todos os anos, durante mais de 14000 horas de formação.
Este cenário, que contrasta como a noite para o dia, com o passado, deve-se ao investimento e atenção que os governos do PS têm dado às ilhas de coesão e, mais concretamente, a Santa Maria.
Os açores e Santa maria, não são, nem serão, portanto, um destino turístico de Golfe, mas são e podem ser cada vez mais, um destino turístico que tem também o Golfe como oferta, diversificando a oferta e dando uma notoriedade nacional e internacional indesmentível.
Ao nível dos transportes, também muito foi feito nos últimos anos da Região. As acessibilidades por via marítima e aérea são uma realidade e embora haja ainda caminho a fazer nesta área, é de referir que o Governo, através da Secretaria da Economia, está a ultimar o estudo do sistema integrado de transportes nos Açores, que trará novidades nesta área.
Portanto, com base nesta realidade, os Deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores eleitos por Santa Maria, entendem que a intensão de construção do campo de golfe na ilha de Santa Maria deve continuar a ser uma realidade, não sendo incompatível com uma eventual aquisição de um navio, como é proposto no documento em análise. Acresce referir que as dotações financeiras que se destinam ao investimento não são as mesmas que para outro investimento, pelo que não se considera que se tenha que desistir de um para beneficiar outro.
Considera-se que todos os investimentos na ilha de Santa Maria são importantes e que nenhum pode ser dispensado e substituído por outros, ainda mais que tem dotações financeiras diferentes.
Não obstante, face à atual conjuntura económica desfavorável, considera-se adequada a decisão tomada pelo Governo Regional em suspender a construção do campo de golfe, aguardando-se que a situação de crise seja ultrapassada, já que há a necessidade de se reorientar os investimentos para apoio às empresas e às famílias, neste momento particular de crise económica e financeira internacional.

Os Deputados do PS eleitos por Santa Maria
Bárbara Chaves e Duarte Moreira

 Vila do Porto, 23 de Março de 2012.

Sem comentários: