quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA


O PS Santa Maria congratula-se com a decisão corajosa, empenhada e estratégica, por parte do Governo Regional e da SATA, de instalação nesta ilha do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, cuja primeira pedra foi lançada no passado dia 30 de Março, pelo Secretário Regional da Economia, Dr. Vasco Cordeiro, dando-se assim início às obras de construção deste centro, que se localizará nas antigas instalações da Secção de Transportes da ANA, SA., no Aeroporto de Santa Maria.
Este Centro, inicialmente destinado para a formação de tripulantes de cabine e pessoal de terra do grupo SATA, tendo em conta o historial da ilha nesta área, e essencialmente, as potencialidades futuras das infraestruturas existentes, evoluiu para um projeto muito mais ambicioso e mais amplo nos seus objetivos e com uma maior potencialidade nos resultados para a ilha de Santa Maria, num projeto que, como afirmou o Secretário Regional da Economia “pretende ganhar o futuro”.
Este Centro, para além de prever a formação de tripulantes e pessoal de terra do grupo SATA, vai permitir a formação de pilotos desta e de outras companhias aéreas nacionais ou estrangeiras, para a obtenção da licença de Piloto de Linha Aérea para aparelhos airbus A 320 e A 310.
A oferta destes serviços, trará à ilha mais de um milhar de pessoas por ano, em particular na época baixa, potenciando o tecido económico de Santa Maria, já que movimentará unidades hoteleiras, restauração, aluguer de viaturas, comércio local, aumento da procura dos produtos típicos e potenciando o turismo, através do conhecimento que um vasto número de pessoas, nacionais e estrangeiras, passarão a ter da nossa ilha.
Sobre o assunto, o PS Santa Maria lamenta profundamente, as declarações do PSD desta ilha, que na véspera do inicio das obras do Centro de formação, declarou publicamente e sito “que este se resume a um cartaz nas futuras instalações,…,” – fim de citação - o que demonstra o total desnorte, falta de interesse e desconhecimento do PSD, relativamente às questões fulcrais da ilha de Santa Maria, o que se compreende, dada a frequente ausência da ilha da Sra. Deputada Aida Santos, como ainda recentemente aconteceu, a quando do lançamento da primeira pedra, em que a Sra. Deputada se encontrava em passeio por outras paragens.
Aliás, o PS Santa Maria, lamenta ainda que, perante uma iniciativa com a importância e alcance como esta, o PSD de Santa Maria não se tenha feito representar por nenhum dos órgãos eleitos pela ilha, nomeadamente, Câmara Municipal, Deputada Regional ou Juntas de Freguesia desse partido, o que revela bem que as questões partidárias se sobrepõem aos interesses da ilha, o que só se compreende pela consciência pesada que este partido tem em relação ao Aeroporto de Santa Maria, Partido que nunca teve a vontade politica necessária para dinamizar, revitalizar e evidenciar as reais potencialidades das infraestruturas aeroportuária de Santa Maria, tendo ainda no seu currículo a implementação de uma zona Franca de má memória.
À politica da terra queimada, do bota abaixo e dos ataques pessoais que o PSD tem levado a efeito, o PS e o Governo dos Açores, respondem com trabalho, seriedade, empenho e realização de iniciativas e obras, que para além de cumprirem com os compromissos assumidos para com os Marienses, são iniciativas pensadas e estruturadas, que contribuirão para o desenvolvimento económico e social de Santa Maria.
Reconhecemos que há compromissos ainda não cumpridos, uns que o governo já admitiu não poder cumprir, como é o caso do campo de golfe, sobretudo devido à crise instalada e outras que seguem os seus trâmites normais decorrentes da aplicação da lei, como é o caso da ampliação do centro de saúde de Vila do Porto, cujo projeto foi recentemente apresentado publicamente.
Não obstante, a verdade é que a maioria dos compromissos assumidos para com os marienses, estão concretizados ou em vias de o ser, e esses o PSD desconhece ou propositadamente não fala delas. Em português, isto tem um nome: Demagogia, que no dicionário “Houaiss” da língua portuguesa, quer dizer “ ação que se utiliza do apoio popular para conquista ambiciosa ou corrupta do poder”.
Temos ainda muitos desafios pela frente e temos consciência que os tempos são difíceis. Mas o PS esteve, está e estará a olhar para a ilha de Santa Maria, com a mesma preocupação, o mesmo empenho e a mesma determinação de sempre, de forma a conferir melhores condições de vida e mais desenvolvimento económico a todos os marienses.

Vila do Porto, 4 de Abril de 2012

O Secretariado de Ilha do PS-Santa Maria

Sem comentários: