segunda-feira, 2 de abril de 2012

Valorização do aeroporto de Santa Maria é cumprimento da política de coesão, afirma Vasco Cordeiro

O candidato do PS/Açores à Presidência do Governo Regional defendeu, esta sexta-feira, que a instalação de serviços e equipamentos públicos em todas as ilhas da Região constitui um forte contributo para a coesão regional, como é o caso de Santa Maria, que vai receber o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores.
“Na decisão da instalação de serviços e de equipamentos temos uma boa oportunidade para valorizar cada uma das ilhas açorianas”, afirmou Vasco Cordeiro que falava aos jornalistas em Vila do Porto.
O candidato socialista participou na conferência sobre políticas de coesão, promovida no âmbito da iniciativa ”Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios”, que constitui um fórum de debate sobre a Região, na perspectiva de recolher contributos que respondam aos novos desafios que se colocam aos Açores.
Segundo Vasco Cordeiro, a instalação de serviços em ilha de Santa Maria, como em outras ilhas, assume-se, assim, como um “bom exemplo da forma como devemos encarar este desafio de fomentar a coesão entre todas as ilhas da nossa Região, não apenas do ponto de vista territorial, mas também do ponto de vista social e económico”.
“Há passos que têm sido dados neste sentido, caso da estação da Agência Espacial Europeia e, agora, com a valorização do papel que o aeroporto pode continuar a desempenhar no futuro de Santa Maria, com o Centro de Formação Aeronáutica”, realçou.
Apontou, ainda, o caso da ilha Graciosa, escolhida para acolher a estação e monitorização de ensaios nucleares, o que representa mais um “contributo activo que cada ilha pode trazer para o desenvolvimento da região”.
“Quem fizer uma análise objectiva e imparcial, constata que foram dados passos significativos para garantir a coesão das nossas ilhas, mas há ainda passos a dar em determinadas áreas, caso das acessibilidades, do incentivo à natalidade e à fixação de pessoas”, disse o candidato do PS/Açores.
“São estes desafios que animam esta candidatura até Outubro deste ano”, garantiu Vasco Cordeiro, ao adiantar, ainda, que este ciclo de conferências permite recolher contributos de cidadãos sem ligação ao PS, ou mesmo com ligações a outros partidos, que ajudam, desta forma, a “construir o melhor projecto governativo possível para os Açores”.
O ciclo de conferências ”Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios” está a percorrer todas as ilhas, para debater temas pertinentes como os custos da insularidade, o mar dos Açores, a criação de emprego, o sistema educativo, a competitividade das exportações, o serviço público de saúde, o investimento externo, a energia e a investigação e desenvolvimento, entre outros.
PS/Açores

Sem comentários: