sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Duarte Moreira defende reforço do POSEI e mecanismos de regulação para proteger produtores de leite Açorianos


“Os Açores devem continuar a demonstrar junto das instâncias europeias a importância do setor para esta Região Ultraperiférica, reivindicando a justa compensação pelos impactos negativos do fim do regime de quotas leiteiras, através do reforço do envelope financeiro do POSEI e da criação de mecanismos de regulação do mercado”, defendeu Duarte Moreira.

O deputado socialista falava esta quinta-feira em plenário regional, na cidade da Horta.

Duarte Moreira lembrou que o “sistema de quotas leiteiras foi vital para o desenvolvimento da produção leiteira dos Açores”, permitindo a “manutenção de rendimento dos seus produtores”, mas também a “melhoria da eficiência produtiva e da qualidade das explorações, a diversificação da oferta e da notoriedade dos produtos Açorianos alicerçados na Marca Açores”. Para o deputado, este desenvolvimento “leva-nos a crer que o setor leiteiro continuará a ser um ponto forte da economia Açoriana, após Março de 2015”.

O parlamentar socialista enalteceu a “tenacidade e a capacidade empreendedora dos nossos produtores e das nossas indústrias”, que fizeram com que o setor dos lacticínios dos Açores tenha “crescido em quantidade e em qualidade, oferecendo hoje produtos com cada vez maior qualidade e diferenciação”.

Duarte Moreira recordou a “aposta clara que os governos dos Açores da responsabilidade do PS desde sempre atribuíram ao sector agropecuário”, factor que contribuiu para o “aumento da produção e da qualidade, para a restruturação das explorações, para a melhoria das condições de trabalho, o aumento das competências e conhecimentos dos agricultores e a modernização das indústria, gerando uma atuação mais eficaz nos mercados”.

“Ninguém pode assegurar que o fim do regime de quotas leiteiras não terá impactos nos Açores, mas é a nossa forte convicção que a Região conseguirá ultrapassar com sucesso este enorme desafio; há que continuar a lutar e a trabalhar junto de toda a fileira, para que se ultrapasse com sucesso esta nova etapa”, frisou o deputado socialista.

Duarte Moreira salientou a “posição unânime de todos os partidos nesta matéria na defesa dos superiores interesses da Região e apelou a todos os partidos para que assim continue a ser, neste momento de grandes desafios”.

“A criação de um grupo de trabalho no âmbito da Comissão Permanente de Economia para acompanhar ao longo dos próximos dois anos os impactos do fim do regime de quotas leiteiras contribuirá para esse superior interesse dos Açores”, concluiu Duarte Moreira.

Sem comentários: