quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Intervenção do Deputado Duarte Moreira na discussão do Projeto de Resolução que “Recomenda à Comissão Permanente de Economia que acompanhe o regime de quotas leiteiras no Açores"


Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhora e Senhores Membros do Governo

Estamos a pouco mais de 2 meses do fim de um regime de quotas leiteiras que vigora na Europa desde 1984.
Este sistema foi criado para fazer face à acumulação de excedentes de produtos lácteos e ao efeito orçamental que essa situação tinha no orçamento comunitário, atendendo aos stocks e apoios ao escoamento.
Um dos objetivos da criação deste sistema, através da limitação da produção, visava evitar a queda de preços que poderia advir de uma produção superior à procura.
O sistema de quotas tem permitido a manutenção da produção e ao seu desenvolvimento sustentado na EU e em territórios mais afastados como os Açores, permitindo a manutenção de rendimento dos seus produtores e à sustentabilidade de uma economia frágil e aberta ao exterior e a adequação da oferta à procura.
O setor dos lacticínios dos Açores, assente num sistema de quotas leiteiras, cresceu em quantidade produzida, em qualidade, em oferta de produtos com cada vez maior qualidade e diferenciação.
Mas esse aumento da produção, esse aumento da qualidade, o aumento da importância económica da fileira do leite os açores, que é uma constatação unanimemente aceite, não se fez por obra do acaso ou por intervenção divina.
O trabalho levado a cabo na Região, os investimentos aplicados, quer públicos quer privados, que conduziram à restruturação das explorações, ao aumento de produção, à melhoria da qualidade, à melhoria das condições de trabalho, o aumento das competências e conhecimentos dos agricultores, à modernização das industrias, a uma atuação mais eficaz nos mercados, à dignificação da atividade, têm sem duvida alguma, uma aposta clara que os governos dos Açores, da responsabilidade do Partido Socialista, desde sempre atribuíram ao sector agro-pecuário regional e em particular ao sector leiteiro.
Todo o trabalho e investimento realizado ao longo dos anos, tem teve também como objetivo de ir preparando o setor para o anunciado fim do regime de quotas.
Mas é claro que ninguém pode assegurar que o fim deste regime não terá impactos nos Açores, em Portugal e em todo o espaço da União Europeia, aliás é nossa convicção, e não só nossa, mas de muitos sectores e organizações de vários países, que haverá impactos e que os mesmos podem colocar em causa a produção em regiões cuja produção de leite seja menos competitiva.
Mas temos também a forte convicção, que a região conseguirá ultrapassar com sucesso este enorme desafio, convicção que se alicerça no trabalho efectuado, mas também no reforço da nossa capacidade de organização, no reforço e canalização dos investimentos públicos, na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade das explorações, na diversificação da oferta e na notoriedade dos produtos Açorianos alicerçados na Marca Açores, mas essencialmente na tenacidade e capacidade empreendedora dos nossos produtores e das nossas industrias.
Temos contudo também a certeza que há que continuar a lutar e a trabalhar junto de toda a fileira, para que se ultrapasse com sucesso esta nova etapa.
Desde logo, e conforme o referido pelo Senhor Presidente do Governo há poucos dias, é necessário uma cada vez maior ligação e conformação dos objetivos e das estratégias, qual “pacto de regime” entre a produção, a transformação e a comercialização, que se baseie na transparência e honestidade, de forma a se tirar partido de um produto de qualidade superior única no espaço europeu, como é o leite dos Açores.
Mas há também que continuar a demonstrar junto das estâncias europeias, parlamento europeu, conselho europeu e comissão europeia, da importância do setor para a região, por sinal uma Região Ultra Periférica, e da reivindicação da justa compensação pelos impactos negativos pelo fim do regime de quotas leiteiras, através do reforço do envelope financeiro do POSEI e criação de mecanismos de regulação do mercado.

Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores,
Senhoras e Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhora e Senhores Membros do Governo
O tema “quotas leiteiras” tem sido um tema que tem subido a este plenário por inúmeras vezes.
Este é um dos assuntos que tem merecido por parte desta assembleia, na sua grande maioria das vezes, uma posição unanime de todos os partidos, como deve de ser, na defesa dos superiores interesses da região.
O projeto de resolução aqui em discussão, que pretende criar um grupo de trabalho no âmbito da comissão permanente de economia, que acompanhe ao longo dos próximos 2 anos, os impactos do fim do regime de quotas leiteiras, é pois mais um momento e uma forma de contribuir para esse superior interesse dos Açores, como sempre o tem feito o Partido Socialista.

Disse!

Horta, Sala das Sessões, 15 de Janeiro de 2015

O Deputado Regional

Duarte Moreira

Sem comentários: