quinta-feira, 12 de março de 2015

Voto de Congratulação


25 anos do Lions Clube de Santa Maria

A 13 de Fevereiro de 1990 nascia o Lions Clube de Santa Maria tendo como clube padrinho o Lions Clube da Ribeira Grande, fazendo a bonita idade de 25 anos.

No ano de 1917, o empresário norte-americano, Melvin Jones, lançou as bases daquilo que hoje é a maior organização de clubes do mundo - o Lions Clubes Internacional.

Melvin Jones fazia parte de um grupo de empresários que se reunia, na hora de almoço, o chamado Círculo de Negócios de Chicago, e que se dedicava exclusivamente a promover os interesses financeiros dos seus membros.

Na época existiam vários grupos de negócios do género.

Eram grupos muito restritos, sendo previsível o seu desaparecimento. Melvin Jones foi secretário do Círculo de Negócios de Chicago, mas sonhava com outro género de clubes. Um dia perguntou a si próprio: “E se as pessoas empregassem os seus talentos, nas horas que sobram, para trabalhar em benefício das suas comunidades”.

Em 1917, conseguiu reunir os delegados de vários clubes a fim de preparar os fundamentos da formação da associação que começou a existir alguns meses depois e Melvin Jones acabou sendo eleito Secretário-geral. Foi com a sua liderança e dinâmica que os Lions Clubes conseguiram atrair muita gente. O lema utilizado era, “ Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo”, e este lema tornou-se o princípio condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em muitas partes do mundo.

Para concretizar a sua missão os Lions definiram um conjunto de objetivos que se resume no seguinte:

CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da terra;

INCENTIVAR o estudo e a prática dos princípios de bem governar e duma educação cívica elevada;

INTERESSAR-SE ativamente pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da Comunidade;

UNIR os Clubes com laços de amizade, bom companheirismo e compreensão recíproca;

PROMOVER a livre e ampla discussão dos assuntos de interesse público, excluindo o partidarismo político e o sectarismo religioso;

ESTIMULAR e promover um elevado padrão de ética nos negócios e nas profissões, sem esperar recompensa material.

Em Portugal o lionísmo instalou-se em 1953, e a entidade que atualmente superintende ao Lions Internacional é o Distrito Múltiplo 115.  Este está dividido em dois Distritos o Centro Norte e o Centro Sul .

Em todo o País existem 92 clubes, sendo 10 nos Açores, onde se inclui o Lions Clube de Santa Maria, que pertence  ao D 115 Centro Sul.

Este relato serve para relembrar a grandeza da organização em que o Lions Clube de Santa Maria está inserido.
O modo de funcionamento do Clube é mais ou menos igual em todas as partes do mundo, diferindo apenas nas atividades em que se envolve, e que têm a ver com as caraterísticas das comunidades que servem.
Muitas têm sido as atividades desenvolvidas pelo Lions Clube de Santa Maria, entre elas o pioneirismo do Clube na organização das dádivas de sangue na ilha, hoje sob a orientação de outra instituição, as inúmeras ajudas a pessoas carenciadas, ora monetárias, ora em géneros alimentícios ou em artigos de 1ª necessidade. Na saúde, leva a cabo rastreios em várias áreas por toda a ilha, apoia deslocações para o exterior, internamentos para tratamentos, ajuda na aquisição de medicamentos, de mobiliário, na aquisição de viaturas adaptadas, cadeiras de rodas entre muitos outros.
Todos os anos o Clube promove a realização do concurso internacional “Cartaz sobre a Paz”, com um tema lançado pelas instâncias lionísticas internacionais, numa cruzada pela paz que os Clubes Lions lançam a nível mundial.

No mês de Dezembro de cada ano, é instalada uma loja com produtos típicos da ilha confecionados pelas companheiras e companheiros, e são promovidas iniciativas tendo em vista a recolha de produtos alimentares destinados a famílias carenciadas.

Refira-se que todos os anos são distribuídos cerca de tonelada e meia de alimentos destinados a famílias carenciadas da ilha de Santa Maria, em forma de cabazes.

Pela prática do clube e pelas ações desenvolvidas, é já habitual as pessoas chamarem a atenção ao Clube quando têm conhecimento de alguém que necessita de ajuda, o que demonstra a importância do clube para a sociedade mariense.

Assim, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o grupo parlamentar do Partido Socialista, propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprove um voto de congratulação pelos 25 anos do Clube Lions de Santa Maria.

Mais se propõe que seja dado conhecimento deste voto ao Lions Clube de Santa Maria, ao Distrito 115 Centro Sul dos Lions Clube de Portugal, ao Conselho de Ilha de Santa Maria e à Câmara Municipal de Vila do Porto.



Horta Sala das sessões, 12 de Março de 2015


Os Deputados Regionais
Duarte Moreira
Bárbara Chaves

Sem comentários: