quarta-feira, 17 de junho de 2015

“Dois novos navios permitirão reforçar ligações marítimas entre Santa Maria e S. Miguel”, sublinhou Duarte Moreira


“As soluções que estão a ser trabalhadas pelo Governo dos Açores no que diz respeito às ligações marítimas entre Santa Maria e S. Miguel são responsáveis e vão responder às necessidades dos Marienses. Com a decisão política do Governo dos Açores em adquirir dois novos navios para o transporte de pessoas, viaturas e mercadorias, Santa Maria passará a estar integrada num sistema mais abrangente que chega a todas as ilhas do arquipélago”, garante Duarte Moreira.

O deputado socialista falava esta terça-feira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores onde se discutia a aquisição de um navio para as ligações entre São Miguel e Santa Maria.

Duarte Moreira frisou que o projeto de resolução do PCP para uma ligação marítima regular entre as ilhas do Grupo Oriental é “muito vago” e recordou o “PS já apresentou soluções viáveis de ligações entre todas as ilhas dos Açores, no âmbito do Plano Integrado de Transportes”.

Duarte Moreira destacou que “com a entrada em vigor das novas Obrigações de Serviço Público, as ligações aéreas ficaram melhoradas em Santa Maria, devido ao aumento do número de voos semanais para Lisboa, ao aumento da capacidade para o transporte de mercadorias por cada voo – que passou para duas toneladas por voo e que resolve parcialmente o transporte de perecíveis – e com a redução dos custos de transporte aéreo de mercadoria em cerca de 40%”.

O deputado socialista lembrou que os números de passageiros transportados por via marítima entre S. Miguel e Santa Maria “tem vindo a baixar sucessivamente desde 2011” e que é necessário “ter em atenção os privados que já estão a operar entre aquelas duas ilhas”.


“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista acredita nas soluções apresentadas pelo Governo dos Açores e apoia a aquisição dos dois novos navios pela Região. Só desta forma Santa Maria terá melhores respostas à necessidade de escoamento de produtos perecíveis e só desta forma conseguiremos um transporte mais eficaz, em toda a Região”, finalizou Duarte Moreira. 

Sem comentários: