quarta-feira, 22 de julho de 2015

“Candidato do PCP às legislativas parece não conhecer o setor leiteiro dos Açores”, acusa Duarte Moreira


O Grupo parlamentar do PS/Açores manifestou esta quarta-feira a sua perplexidade com as declarações proferidas pelo candidato do PCP às próximas legislativas, acerca do setor leiteiro dos Açores

O coordenador do Grupo Parlamentar do PS para o setor agrícola, Duarte Moreira, considera que “não é intelectualmente honesto dizer que este Governo dos Açores tem abandonado ou ignorado os agricultores Açorianos, como fez esta terça-feira o candidato do PCP às próximas eleições legislativas; percebe-se que já tenha assumido uma postura de campanha eleitoral, mas não é admissível que assuma uma visão sectária, deliberadamente omitindo tudo o que de bom este Governo dos Açores tem feito para apoiar os agricultores Açorianos para fazer face a este momento de incerteza. O candidato do PCP às legislativas, apesar da experiência que já deveria ter acumulado nesta área, aparentou desconhecer o trabalho que tem vindo a ser feito pelo Governo dos Açores”.

Duarte Moreira recordou que o Governo dos Açores tem assumido uma postura de grande responsabilidade, apoiando os agricultores e em particular aqueles que se dedicam à lavoura, antevendo um momento de grande turbulência, provocado pelo fim do regime de quotas leiteiras, ditado pela União Europeia.

O deputado socialista frisou que “atualmente estão em curso ou em fase de adjudicação, 23 obras de apoio à atividade agrícola um pouco por todo o arquipélago, que constituem um investimento global na ordem dos quatro milhões de euros. Ao longo dos anos, os sucessivos governos regionais da responsabilidade do PS têm reforçado caminhos agrícolas, abastecimento de água e eletrificação para as explorações, procurando reduzir os custos de contexto e tornar esta atividade mais competitiva”.

“O Governo dos Açores tem tido uma visão estratégica do setor e não se concentra apenas nos apoios à atividade agrícola, mas também na cadeia de valor a jusante, como é o caso da construção e beneficiação da rede regional de abate e frio, que receberá um investimento superior a 15 milhões de euros. Graças a este investimento, aumentaremos a nossa capacidade exportadora de produtos com valor acrescentado, criando empregos”, frisou.

O deputado socialista ainda destacou o “esforço notório que o Governo dos Açores tem desenvolvido para reforçar o POSEI, compensando os agricultores Açorianos, ultraperiféricos, face ao fim das quotas leiteiras”.

“O Partido Socialista continuará a tudo fazer para defender o setor leiteiro dos Açores, porque é estratégico e o garante do emprego de muitos Açorianos, direta e indiretamente. É nesta luta que o PS/Açores está concentrado e é deste caminho que não se desviará um centímetro que seja”, garantiu Duarte Moreira.

Sem comentários: