quinta-feira, 17 de março de 2016

Voto de Pesar


Voto de Pesar

Pelo falecimento de Fernando Andrade Moura

No passado dia 18 de fevereiro, aos 52 anos de idade, faleceu o mariense Fernando Moura, antigo autarca de Santa Maria, quando a doença foi mais forte do que a imensa vontade que tinha de viver. 
Fernando Moura nasceu na freguesia de Santa Bárbara, concelho de Vila do Porto, em junho de 1963, tendo vivido com seus pais António Moura e Jacinta Andrade na freguesia que o viu nascer, no seio de uma família de 10 irmãos.  
Era casado com Maria de Fátima Moura desde 18 de fevereiro de 1985, com quem teve dois filhos, o Tiago e a Ana Rita.
Era funcionário do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Santa Maria, onde desempenhava funções ao nível da Sanidade Animal, com empenho, dedicação, elevado sentido de responsabilidade e profissionalismo.
Foi Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, a mais pequena do concelho de Vila do Porto, durante 16 anos, entre os anos de 1993 e 2009, eleito pelo Partido Socialista e, por inerência de funções, membro da Assembleia Municipal de Vila do Porto no mesmo período, tendo dado tudo de si em prol das suas gentes e da sua freguesia.
Foi com ele que Santa Bárbara viu nascer a sede da Junta de Freguesia, como forma de melhor acolher a população, tendo sido responsável por grande parte da rede viária da freguesia e construção do polidesportivo de Santa Bárbara, bem como inicio das obras de proteção costeira de São Lourenço, entre as quais se destaca a execução do acesso pedonal à Ponta Negra.
Desempenhou, entre outras, funções executivas na Direção da Casa do Povo de Santa Bárbara, bem como na Associação Circulo de Amigos de São Lourenço.
Dono de um olhar meigo e sorriso cativante, o Fernando Moura era uma pessoa querida por todos os marienses, pela sua gentileza, bom carácter, honestidade, dedicação e espirito de missão. Pela sua maneira simples de ser, mas determinada, em que lutava por tudo aquilo que acreditava.
Desapareceu o Homem… Ficam, sem dúvida, as recordações, a memória da sua vitalidade e de uma certa irreverência, que apresentava as lembranças e a marca indelével que deixa na população de Santa Bárbara e de Santa Maria.
Assim sendo, face ao exposto, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a aprovação de um Voto de Pesar pelo falecimento de Fernando Andrade Moura, antigo autarca da ilha de Santa Maria-Freguesia de Santa Bárbara, e que do mesmo seja dado conhecimento à família, à Junta de Freguesia de Santa Bárbara e ao Conselho de Ilha de Santa Maria.
Horta, 17 de março de 2016

Bárbara Chaves

Sem comentários: