quarta-feira, 19 de maio de 2010

Voto Congratulação - Voleibol Marienses

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

Com pouco mais de 25 anos de existência, o clube desportivo “Os Marienses” é já uma referência da prática desportiva da ilha de Santa Maria, com resultados que dignificam a ilha e a Região no seu todo.
É aliás a actividade e a dinâmica dos clubes e respectivas associações desportivas, que fazem com que uma ilha com um pouco mais de 5000 habitantes, seja aquela que apresenta o maior índice de prática desportiva, em termos relativos, no número de atletas federados, contando actualmente com cerca 1071 atletas o que representa uma taxa de participação de 19,20%, sendo a mais alta taxa de participação dos Açores.
Contribuindo de forma inequívoca para a formação e ocupação de jovens da ilha, com um total de 400 atletas inscritos, aproximadamente, sendo que destes, cerca de 212 são atletas menores de idade e 293 são atletas federados, o clube desportivo “Os Marienses” tem ido mais além na divulgação de uma ilha e de uma Região, através da prática desportiva fora de portas, quer a nível Regional quer a nível Nacional.
Prova do seu ecletismo, o clube desportivo “Os Marienses” reactivou a sua secção de voleibol na época 2006/2007, com os escalões de Minis; Iniciados; Juvenis; Juniores; Seniores Masculinos e Seniores Femininos.
Nessa época, a equipa de seniores masculinos conquista o campeonato de Santa Maria, ganhando o direito de representar a ilha no Campeonato Regional, ficando no 4º lugar final.
Na época 2007/2008 esta mesma equipa conquista o campeonato de Santa Maria, sendo novamente o representante da ilha no Campeonato Regional, ficando em 1º lugar, subindo automaticamente á 2º Divisão Nacional – Zona Açores – participando então na fase de apuramento do campeão nacional da 3ª divisão, ficando em 4º lugar.
Na época 2008/2009 participa na 2ª Divisão Nacional – Zona Açores - obtendo o 2º lugar como classificação final.
Na presente época, 2009/2010, participa novamente no campeonato nacional da 2ª divisão – Zona Açores - obtendo o 1º lugar nesta zona, disputando o título de campeão nacional com o 1º e 2º classificados da zona Continental, vencendo os dois jogos com estas equipas, tornando-se assim campeão nacional da 2ª divisão e consequentemente subindo á divisão A2 Nacional, que disputará na próxima época desportiva.
Talvez como simbolismo, refira-se que esta conquista foi assegurada no passado dia 25 de Abril, em que a formação do clube desportivo “Os Marienses” completou a sua 22ª vitória sucessiva da época, com a consequente ascensão à divisão A2 do voleibol Nacional, num jogo realizado no Continente Português e com o pavilhão cheio.
"A UNIÃO E O LUTAR ATÉ AO FIM FOI O SUCESSO DESTA CONQUISTA" são as palavras do técnico, David Reis, neste importante passo para o voleibol Mariense.
Refira-se que esta equipa é constituída maioritariamente por atletas marienses e açorianos, sendo este um feito assinalável para a modalidade, para o clube e para a ilha, que se sente dignificada, pela honrosa e difícil conquista.
Refira-se, por fim, que a modalidade tem vindo a crescer na ilha de Santa Maria, contando actualmente com a prática em 4 clubes, 21 equipas e 294 atletas, em quase todos os escalões, tendo sido organizado 5 fases de campeonatos Regionais na ilha.
Assim, nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o grupo parlamentar do Partido Socialista, propõem que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, aprove um voto de congratulação pela conquista do campeonato Nacional da 2ª Divisão de Voleibol pelo Clube Desportivo “Os Marienses”.
Este voto de congratulação deve ser extensivo a todos dirigentes, técnicos, atletas e demais colaboradores do clube, que tornaram possível esta importante conquista para o desporto Mariense e Açoriano.
Mais se propõem que seja dado conhecimento deste voto ao clube respectivo, à delegação de desporto de Santa Maria, à Associação de Voleibol de Santa Maria, bem como à Câmara Municipal de Vila do Porto.


Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, 18 de Maio de 2010

Os Deputados Regionais:
Duarte Moreira
Barbara Chaves

Sem comentários: