quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bancada do PS/Açores rejeita falta de assistência técnica aos produtores do Pico

O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, rejeitou esta quinta-feira que se tenha verificado falta de assistência técnica às explorações vitivinícolas do Pico, alegando que, em parte de 2010, foram centenas de acções de acompanhamento aos produtores da ilha.
“Relativamente ao acompanhamento técnico das explorações, na ilha do Pico, em parte de 2010, registou-se 359 assistências técnicas, 728 análises laboratoriais e 569 assistências de vinificação”, garantiu Duarte Moreira, no plenário que decorreu na cidade da Horta.
Estes números demonstram, assim, que “não é verdade que o acompanhamento técnico não tivesse sido feito no Pico”, salientou o parlamentar socialista, ao recordar que o Governo Regional fez sair, a 17 de Janeiro deste ano, uma portaria que refere os apoios a que a vitivinicultura pode recorrer, assim como outras áreas agrícolas da Região, como a produção de banana.
“Neste momento, já existe um mecanismo legal a que os agricultores podem recorrer”, garantiu Duarte Moreira, ao reconhecer que o último Inverno foi bastante rigoroso, razão pela qual o Governo Regional esteve sempre ao lado dos agricultores, que sofreram na pele os temporais que assolaram os Açores.
O deputado do PS/Açores recordou, ainda, que o Governo fez sair apoios, ao longo do tempo, na área das pastagens, nomeadamente para fazer face à falta de alimento fibroso que se verificou, que foram disponibilizados em todas as ilhas.
No debate participou, ainda, o deputado José do Rego, presidente da Comissão Permanente de Economia, ao assegurar que a Portaria do Governo Regional foi publicada em tempo oportuno, ou seja, depois de ser conhecida, na realidade, a colheita do ano em causa.

Sem comentários: