segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nota de Imprensa


Os Candidatos do PS pelo círculo eleitoral de Santa Maria às próximas eleições regionais terminaram hoje uma ronda de visitas por todos os clubes desportivos de Santa Maria.
Tiveram assim oportunidade de trocar impressões com o Grupo Desportivo “Os Marienses”, o Clube “Asas do Atlântico”, o Grupo Desportivo de São Pedro, o Clube ANA de Santa Maria e o Grupo Desportivo “Gonçalo Velho”.
Nestas visitas, os candidatos do PS por Santa Maria, tiveram oportunidade de ouvir os dirigentes associativos, constatar as dificuldades com que as suas instituições se  confrontam no dia-a-dia, inteirando-se das suas actividades, bem como dos seus projectos e desafios a médio e longo prazo.
O PS reconhece o papel insubstituível dos clubes desportivos no fomento e generalização da prática desportiva em Santa Maria, ao ponto de ser a ilha com o mais elevado índice de atletas federados dos Açores, bem como o seu papel social, no fomento de práticas de vida saudável e na promoção de valores sociais, educativos e culturais essenciais.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nota de Imprensa


 
Os Candidatos do PS pelo círculo eleitoral de Santa Maria às próximas eleições regionais visitaram o Centro de Artesanato em Vila do Porto.
Esta visita insere-se num conjunto alargado de visitas e reuniões que os candidatos do PS têm vindo a efetuar com a sociedade civil da ilha, com o objetivo de auscultar diversas entidades marienses, inteirando-se das suas dificuldades, ambições e projetos, recebendo assim contributos importantes para o próximo período de programação a médio prazo (2013-2016.
Nesta reunião os candidatos ouviram que a atividade artesanal e o artesanato, constituem um importante sector para o turismo, para a manutenção e preservação de tradições e de cultura, devendo reforçar-se a sua divulgação.
No final da reunião, Duarte Moreira afirmou que é “fundamental continuar a apoiar esta atividade, que contribui para a criação de postos de trabalho, fundamentalmente através do auto emprego, e que tem um importante papel na preservação de saberes e tradições, em alguns casos seculares.”
 
Santa Maria, 13 de Setembro de 2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Santa Maria, na vanguarda da tecnologia espacial

O Secretariado de ilha do PS de Santa Maria congratula-se pela instalação da estação espacial que albergará o projeto Galileo em Santa Maria, que representa mais um passo na afirmação da ilha de Santa Maria em projetos inovadores, associados às tecnologias espaciais, reforçando a vocação da ilha nesta área.
 
Esta nova estação a instalar em Santa Maria, junto à atual estação da ESA, no Monte das Flores, consiste na instalação do sistema de navegação por satélites da União Europeia concebido em oposição ao sistema Norte-americano GPS e ao Russo GLONASS, que implica a prestação dos serviços e o fornecimento da infraestruturas locais, necessários para a implementação e funcionamento da estação de captação Galileo.  
A instalação da estação envolve um investimento superior a um milhão de euros, que permitirá o recrutamento de mão-de-obra qualificada e especializada para apoio às equipas de integração e montagem da própria estação.
Este é um projeto que se iniciará em 2013, que perdurará nos anos seguintes, colocando a ilha de Santa Maria no centro das novas tecnologias, na vanguarda da inovação e das tecnologias espaciais, potenciando a visibilidade e a importância da ilha em termos internacionais, com todas as vantagens que dai resultarão para o desenvolvimento de Santa Maria e dos Açores.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Santa Maria vai receber estação do projeto Galileo

A ilha de Santa Maria, nos Açores, vai receber uma estação do projeto Galileo, o sistema de navegação por satélite lançado pela União Europeia, que estava também a ser disputada pelos arquipélagos da Madeira e das Canárias.
 
"A instalação de uma GSS (Galileo Sensor Station) em Santa Maria reforça a criação de um 'cluster' de tecnologias espaciais nesta ilha", afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, em declarações à agência Lusa.
 
Nesta ilha do Grupo Oriental dos Açores já funciona a única Estação de Rastreio da Agência Espacial Europeia (ESA) existente em Portugal e o Centro de Monitorização do Atlântico Norte, estando a ser instalada uma estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.
 
O Jornal Oficial da União Europeia já publicou o resultado do concurso para a instalação da GSS num dos três arquipélagos (Açores, Madeira e Canárias), que foi ganho pela proposta apresentada pela empresa EDISOFT, prevendo a sua localização em Santa Maria.
 
O projeto envolve um investimento superior a um milhão de euros, incluindo a prestação de serviços e o fornecimento da infraestrutura necessária à implementação e funcionamento da GSS.
 
Neste investimento está também incluído o fornecimento de consumíveis associados ao funcionamento e manutenção da estação, a manutenção da infraestrutura e a mão-de-obra qualificada para apoiar as equipas de integração e verificação da montagem da estação.
 
O Galileo é o sistema de navegação por satélite da União Europeia, concebido como um projeto civil em oposição ao GPS norte-americano e ao GLONASS russo, ambos de origem militar.
 
Este sistema europeu, que incluirá 30 satélites, deve proporcionar maior precisão e maior segurança, além de estar menos sujeito a problemas, já que terá capacidade para testar automaticamente a sua integridade.
 
O Galileo deverá começar a operar em 2013, mas apenas estará concluído e totalmente a funcionar no final da década, estando os seus centros de controlo instalados na Alemanha e em Itália.
 
Os primeiros sinais deste sistema de navegação foram transmitidos a 12 de janeiro de 2006 pelo satélite GIOVE-A, colocado em órbita a 28 de dezembro de 2005.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

BASTA! Os Agricultores Merecem Mais Respeito!


Por Duarte Moreira (*)
Nos últimos tempos tem-se intensificado a demagogia, o descaramento a desfaçatez e até, a mentira, por parte de um PSD completamente perdido, sem imaginação e sem propostas verdadeiramente válidas para agricultura dos Açores.
Ter a lata de dizer que a antecipação das ajudas acontece por causa da intervenção da presidente do PSD, é o quê, senão mentira!
Todos os anos tem havido antecipação de ajudas, estas estão previstas e acontecem por solicitação do Governo Regional, e não porque o Governo da República, numa qualquer vertigem de benevolência assim o entende fazer.
Como se pode comprovar, desde março de 2012 que esta antecipação estava prevista. Aliás, se o PSD e alguns dos seus responsáveis estivessem atentos às questões do sector, teriam visto essa informação no sitio do PRORURAL na internet, uma vez que desde maio deste ano que lá está essa informação.
No início do mês de agosto essa informação foi transmitida às organizações de produtores. Ora não se percebe, como é que a alegada intervenção da presidente do PSD, já no mês de agosto, teve qualquer influência nesta antecipação.
Foi também requerida a antecipação de ajudas do POSEI, o que foi aprovado no mês de Julho, estando já calendarizados os pagamentos para os meses de Outubro e Novembro.
Todas as evidências demonstram claramente que o PSD mentiu aos agricultores e que tem tratado as questões da agricultura com uma enorme ligeireza e demagogia.
Os agricultores da região são gente séria, trabalhadora, honesta, que não merecem um tratamento assim por parte do PSD, que quer passar um atestado de, vou adjetivar como incompetência, aos agricultores, mas como gente inteligente e sábia que são, já todos perceberam que quem tenta enganar uma vez, não possui qualquer espécie de problema de o fazer mais vezes. É caso para dizer Basta! Basta de demagogia, de mentira, de atirar areia para os olhos.
O que se espera de um partido responsável, são propostas concretas, diferentes, concretizáveis. O que se espera é que nos diga qual a sua política para o sector. Se está tudo mal, qual o caminho a seguir? Como? Com que meios e prioridades?
A um mês e meio das eleições ainda não se sabe qual a política e as medidas concretas do PSD para a agricultura dos Açores.
Este não é o caminho nem a atitude do PS e do Governo, que trabalham seriamente para gente séria.
As opções do PS para a próxima legislatura têm sido apresentadas de forma clara e concreta pelo Dr. Vasco Cordeiro, medidas que vão no sentido de corrigir o que está menos bem e o de introduzir uma nova fase no desenvolvimento do sector agropecuário Regional, acreditando que este tem ainda muito para dar aos Açores.
É por estas e por outras, que tenho a profunda convicção que os Açorianos e os agricultores, no caso concreto, darão ao PS a vitória eleitoral que irá permitir continuar a desenvolver e a defender a agricultura, com verdade, competência e inovação.
(*)- Deputado Regional – PS Açores
 

Deputados em Sessão Legislativa

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
IX LEGISLATURA
Período Legislativo de Setembro de 2012
Agenda
 
A - VERIFICAÇÃO DE PODERES DA SENHORA DEPUTADA SANDRA MARIA GARCIA BESSA;

1 - INTERPELAÇÃO AO GOVERNO REGIONAL SOBRE O “PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E ENTENDIMENTO CELEBRADO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA E O GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PS;

2 - DEBATE DE URGÊNCIA SOBRE O “DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD;
 
3 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 15/2012 – “SEGUNDA ALTERAÇÃO AO DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 54/2006/A, DE 22 DE DEZEMBRO, QUE APROVA A ORGÂNICA DOS SERVIÇOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES” APRESENTADO POR UM GRUPO DE DEPUTADOS;

4 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 11/2012 – “REGIME JURÍDICO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE JUVENTUDE PARA OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES” APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PS;

5 - PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 11/2012 – “CRIA A INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS INTERATIVA DOS AÇORES - IDEIA”;

6 - PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 12/2012 – “ADAPTA À REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES O DECRETO-LEI N.º 276/2007, DE 31 DE JULHO, RELATIVO AO REGIME JURÍDICO DA ATIVIDADE DE INSPEÇÃO, AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA DO ESTADO”;
 
7 - DISCUSSÃO DO RELATÓRIO FINAL DO GRUPO DE TRABALHO ENCARREGUE DE ELABORAR UM ESTUDO CIRCUNSTANCIADO DEFININDO O CONCEITO DE SERVIÇO PÚBLICO DE AUDIOVISUAL OPTIMIZADO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS GEOGRÁFICAS, CULTURAIS, SOCIAIS E POLÍTICAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES – RESOLUÇÕES DA ALRAA N.ºs 22/2011/A, DE 31 DE OUTUBRO E 13/2012/A DE 30 DE MAIO;

8 - PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 23/2012 – “FORMAÇÃO E ENSINO DE CONDUÇÃO DAS CATEGORIAS B (LIGEIROS) E A (MOTOCICLOS) NA ILHA DO CORVO, APRESENTADO PELA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PPM;
 
9 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 14/2012 – ADAPTA À REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES O CÓDIGO DO TRABALHO E RESPETIVA REGULAMENTAÇÃO”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO BE;
 
10 - PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 46/2011 – “RECOMENDA AO GOVERNO REGIONAL QUE ASSEGURE A PARTICIPAÇÃO, COM UM ÂMBITO ESTATISTICAMENTE RELEVANTE, DO SISTEMA EDUCATIVO AÇORIANO NO RELATÓRIO PISA 2012”, APRESENTADO PELA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PPM;
 
11 - PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 63/2011 – “MEDIDAS DE INCENTIVO ÀS BOAS PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DE AÇORIANO(A)S EM RISCO DE EXCLUSÃO E/OU EXCLUÍDOS SOCIALMENTE”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO BE;
 
12 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 10/2012 – “ESTABELECE A GRATUITIDADE DOS MANUAIS ESCOLARES”, APRESENTADO PELA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PCP;
 
13 - PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 3/2012 – “ALTERAÇÃO AO ANEXO (FUNDO DE COMPENSAÇÃO SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DA PESCA – FUNDOPESCA) DO DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2002/A, DE 10 DE MAIO”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO BE;
 
14 - PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 36/2012 – “RESOLVE RECOMENDAR AO GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES QUE, NA SUA QUALIDADE DE ÚNICO ACIONISTA DO GRUPO SATA, DÊ INSTRUÇÕES PARA AUMENTAR A FREQUÊNCIA DE LIGAÇÕES AÉREAS E O NÚMERO DE TARIFAS PROMOCIONAIS NAS ROTAS ENTRE OS AÇORES E O CONTINENTE”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO CDS/PP;
 
15 - DISCUSSÃO DO RELATÓRIO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO À ATIVIDADE DO SERVIÇO REGIONAL DE SAÚDE E ENTIDADES PÚBLICAS EMPRESARIAIS SOB SUA TUTELA;
 
16 - ANTEPROPOSTA DE LEI N.º 3/2010 – “ESTABELECE O REGIME DO REFERENDO REGIONAL” APRESENTADA PELA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PCP
 
17 - PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE DEPOIMENTO, NA QUALIDADE DE EVENTUAL RESPONSÁVEL FINANCEIRO, DO DEPUTADO ARTUR MANUEL LEAL DE LIMA, NO ÂMBITO DA AUDITORIA REALIZADA AO MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO – DÍVIDA PÚBLICA E ENCARGOS PLURIANUAIS (PROCESSO 11/104.02 DO TRIBUNAL DE CONTAS).

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DEZASSEIS ANOS QUE MUDARAM A AGRICULTURA DOS AÇORES – Uma Revolução Silenciosa!

Por Duarte Moreira (*)
Não querendo alongar-me muito na situação em que se encontrava a agricultura na década de 90, após 20 anos de governos do PSD, tenho que apelar á memória de todos os Açorianos e dos agricultores em particular, para que recordem as péssimas condições de trabalho que tinham na altura, para recordar os pagamentos em atraso, as fábricas falidas e sem condições, a vergonha que eram os matadouros e casas de matança da Região, a falta de apoio e de perspetivas que havia em todo o sector, um pouco por todas as ilhas.
Tendo sido considerado, desde o início, um sector prioritário, para o PS e para os governos da responsabilidade do PS, foi levado a efeito um trabalho notável a todos os níveis, numa revolução que alterou por completo o panorama do sector agropecuário dos Açores.
Ao contrário da demagogia fácil e barata, utilizada por alguns partidos, que obviamente não querem reconhecer aquilo que são factos concretos, observáveis e reconhecidos a nível Nacional e Comunitário, em que é reconhecido o bom exemplo dos investimentos e da correspondente evolução da nossa agricultura, fruto de uma estratégia de investimentos públicos e apoio aos investimentos privados, bem estruturados e implementados, em conjunto com o esforço e dedicação dos nossos agricultores.
O trabalho e os investimentos concretizados, como nas acessibilidades através de mais e melhores caminhos agrícolas, água e eletricidade, a instalação de uma rede de abate equipada com modernos matadouros, o apoio à modernização das industrias de lacticínios, a reestruturação do sector, através do aumento da área das explorações e rejuvenescimento do tecido empresarial agrícola, o investimento da modernização das explorações, com mais e melhores condições de vida e de trabalho, a aposta na formação profissional, a melhoria do estatuto sanitário dos nossos efetivos bovinos, entre muitos outros investimentos, alteraram, por completo, quer a quantidade quer a qualidade dos nossos produtos e aumentaram a diversificação, diferenciação e notoriedade dos mesmos.
Este trabalho teve consequências extremamente positivas nas nossas produções locais, aumentando a competitividade das nossas explorações e a qualidade dos nossos produtos, designadamente no leite e na carne dos Açores, sector em que se inverteu por completo a forma de comercialização, passando a abater-se a maioria do gado, em vez da tradicional expedição em vida, devendo, no meu entender, ser esta a estratégia a seguir, deixando nos Açores as mais-valias resultantes deste processo.
Sabemos os problemas e os desafios com que o sector agrícola está confrontado, desde logo, e à cabeça, o eventual desmantelamento do sistema de quotas leiteiras e as negociações do próximo quadro comunitário. Neste caso em concreto, sendo os Açores a Região do país com a melhor taxa de execução dos programas comunitários, dá-nos um capital de reivindicação importante para o futuro.
Também não se pode esquecer os efeitos negativos que as dificuldades de recurso ao crédito e a diminuição do consumo, fruto dos cortes do rendimento disponível das famílias, para além de limites aceitáveis, imposto pelo Governo da Republica, podem acarretar para o nosso principal sector exportador.
Mas ao contrário de outros, que prometem observatórios para regular o mercado dos produtos agrícolas e em particular o do leite, como se fosse possível a um organismo regional fazer regulação nos mercados de destinos dos nossos produtos, que hoje já ultrapassam as fronteiras do país, o PS tem levado à prática os investimentos que podem de facto ajudar os nossos produtores a ultrapassar os desafios e as dificuldades do presente e do futuro.
Esta revolução silenciosa criou os alicerces para uma nova fase de investimentos no sector agropecuário da região, que deverá continuar a passar por investir nas infraestruturas públicas e na modernização das explorações, mas que terá de dar agora um forte e novo impulso à diversificação da oferta, à diferenciação dos nossos produtos, na sua notoriedade, assente na qualidade intrínseca dos mesmos e criar mecanismos que aumentem a organização, a gestão e a capacidade de intervenção no mercado, por parte das organizações de produtores.
As produções locais, em especial as pequenas produções, terão muito a ganhar se houver organização na produção e uma estratégia comercial conjunta, que compreenda os mercados e que pela sua união, constituam um verdadeiro e forte parceiro na cadeia de valor das nossas fileiras. Conhecendo outras realidades, aproveitando o que de bom se faz lá por fora, a criação de organismos interprofissionais, em que tenham acento a produção, a transformação a distribuição e a investigação, pode constituir um forte impulso para uma mais justa distribuição das mais-valias e redução da crónica desvantagem negocial por parte da produção quando comparada com a força da distribuição.
Por fim, duas notas:
A recente inauguração da nova fábrica da UNILEITE, é uma excelente notícia e uma prova da confiança no futuro da fileira do leite, independentemente dos cenários internacionais do futuro. Está de parabéns a UNILEITE e os agricultores que apostam nesta estrutura.
A segunda nota é a propósito do despropósito, da recente polémica relativa ao apoio á exportação e ao abate de vitelos.
Estes apoios são conhecidos há muito tempo, fazem parte do programa POSEI, sendo o seu envelope financeiro conhecido e as suas regras claras, não havendo qualquer novidade no nível de apoios quer ao abate quer à expedição de vitelos, sendo no mínimo estranha a atual polémica.
As declarações da Dra. Maria do Céu Patrão Neves, Deputada ao Parlamento Europeu, relativamente à atuação do Senhor Secretário Regional da Agricultura, pessoa que muito tem contribuído para o salto ao nível da qualidade e diversificação dos nossos produtos e para os apoios ao rendimento dos agricultores, não só demonstram desconhecimento específico da legislação e da especificidade Regional, como são irresponsáveis, e só se compreendem face à proximidade das eleições de Outubro.  
Os homens e as mulheres desta Região, que se dedicam e vivem da agricultura, sabem e reconhecem o muito que tem sido feito no sector, sabem e lembram-se de como era noutros tempos, e não obstante as dificuldades por que passa a sociedade a que o sector agrícola não é imune, podem confiar na responsabilidade de quem tem dado provas, durante estes últimos 16 anos, de estar sempre ao seu lado. Assim continuará a ser!
(*) Deputado Regional PS