terça-feira, 16 de abril de 2013

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

 
Escola Básica Integrada de Santa Maria Vence concurso CanSat 2013
No ano de 2012, na sessão legislativa do mês de maio, esta Assembleia aprovou por unanimidade dois votos de congratulação relativos à participação da escola básica integrada de Santa Maria no concurso CanSat 2012, que decorreu na Noruega, tendo a equipa mariense obtido um honroso terceiro lugar.
Como referido então, O CanSat é uma iniciativa da Agencia Espacial Europeia (ESA) e dos respetivos parceiros europeus, direcionado a alunos das Escolas Secundarias da Europa.
Este concurso oferece uma oportunidade única para os estudantes terem uma primeira experiência prática de um projeto na área aéreo espacial. Eles são responsáveis ​​por todos os aspetos, desde o projeto, a seleção de sua missão, a integração dos componentes, testes, preparação para o lançamento e análise dos dados recolhidos nas missões.
As competições ocorreram em muitos países do mundo desde os anos 90. Tipicamente, um número de equipas de estudantes juntam-se para lançar os seusCanSats” durante o decurso de um dia.
No concurso CanSat do presente ano, a equipa da escola Básica Integrada de Santa Maria, em representação de Portugal, alcançou um inédito e prestigiante primeiro lugar no campeonato internacional de lançamento de minissatélites que decorreu na Holanda, entre os dias 11 e 13 deste mês de Abril, que muito honra a comunidade escolar Açoriana e de Santa Maria, em particular, dignificando não só os Açores, mas também Portugal.
Para registo, referir que a equipa Açoriana, da ilha de Santa Maria, com a designação de "Air Sat One Team" foi constituída pelas alunas do 10º ano, da área de ciências e tecnologias: Joana Baptista (Telecomunicações), Francisca Coelho (Aerodinâmica), Mariana Sousa (Software) e Rute Silva (Eletrónica), mais uma vez sob orientação dos professores Juan Nolasco e Hélder Chaves.
Por ser esta a segunda participação, com os magníficos resultados obtidos, aliado a outras participações, em concursos de diversa ordem, de alunos desta escola, designadamente a participação na competição europeia “Zero Robotisc 2012”, destaca-se e enaltece-se, a dedicação, empenho e espirito de inovação da comunidade escolar, em particular dos professores envolvidos, assim como do dinamismo, irreverencia e vontade de aprender que os alunos demonstram perante desafios e projetos aliciantes, valorizando, por esta via, o ensino das nossas escolas e demonstrando conhecimentos científicos ao nível das melhores escolas europeias.
Para além de outros aspetos, o interesse da comunidade escolar mariense nesta área da ciência, está decididamente ligada à instalação na ilha de Santa Maria, de uma estação de rastreio de satélites da Estação Espacial Europeia (ESA), que espalhou a semente das tecnologias espaciais nos Açores e na Ilha de Santa Maria em particular, situação que, estamos convictos, contribuirá ainda de forma mais evidente no desenvolvimento da ciência e da tecnologia na nossa Região, com todos os aspetos que dai podem advir para a formação dos nossos jovens e para um futuro polo de desenvolvimento económico.
Pelo exposto, pela brilhante participação e magnífica experiencia, que culminou com um inédito e prestigiante primeiro lugar, no CanSat 2013, pela já habitual dedicação dos professores, pela interação dos familiares das alunas e primorosa envolvência da Estação da ESA em Santa Maria, que fez colocar os olhos da tecnologia espacial no centro do Atlântico Norte, afirmando-nos no mapa científico mundial;
Os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, nos termos Regimentais e Estatutários aplicáveis, propõem à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, a aprovação de um Voto de Congratulação pela participação do grupo de alunas do 10º ano, da Escola Básica Integrada de Santa Maria, e respetivos professores, no concurso europeu CanSat 2013, bem como pelo 1º lugar alcançado no mesmo, estendendo o presente voto ao trabalho que vem sendo desenvolvido na área das ciências e das tecnologias espaciais naquela escola.
Que deste Voto seja dado conhecimento ao Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Santa Maria, alunos e professores envolvidos, à respetiva Associação de pais, Câmara Municipal de Vila do Porto, e Estação de Santa Maria da Agencia Espacial Europeia.
Sala das Sessões, Horta, 17 de Maio de 2013
Os Deputados Regionais do Partido Socialista
Duarte Moreira
Bárbara Chaves

Sem comentários: