terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Governo dos Açores alarga prazo de candidaturas ao SIDER e ao Empreende Jovem

O Governo dos Açores decidiu alargar por mais seis meses as candidaturas aos sistemas de incentivos ao investimento privado SIDER e Empreende Jovem.
A decisão, segundo o Vice-Presidente do Executivo, garante que “não haverá qualquer intervalo temporal entre o fecho do atual período de candidaturas relativo aos sistemas de incentivos e o próximo, que se iniciará no dia 1 de julho de 2014”.
O Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional (SIDER), bem como os seus subsistemas dedicados ao Desenvolvimento Local, ao Desenvolvimento do Turismo e ao Desenvolvimento Estratégico, assim como o Empreende Jovem, manterão as candidaturas abertas até 30 de junho de 2014, o que permitirá continuar a proceder à aprovação de todas as candidaturas que surjam nesse periodo.
Com esta medida, as empresas açorianas terão sempre disponível, sem interrupções, um sistema de incentivos de financiamento do investimento privado, o que permitirá garantir que nenhum investimento atrase a sua execução por falta de aprovação da candidatura, assegurando ainda um incremento do investimento privado nos próximos dois anos, tendo em conta que todos os projetos aprovados pelo atual sistema de incentivos terão que estar concluídos até 31 dezembro de 2015.
“A entrada em funcionamento dos novos sistemas de incentivos, enquadrados no próximo período de programação comunitária 2014-2020, terá também um reforço significativo de financiamento atribuído, na medida em que o Governo dos Açores já destinou 330 milhões de euros para a concretização desse objetivo no período 2014-2020”, salientou Sérgio Ávila.
Para o Vice-Presidente do Governo, isto “é motivo de orgulho para o Governo dos Açores", porque permite "reforçar o apoio às empresas e aos empresários açorianos, mantendo e criando novos postos de trabalho”.
No âmbito do SIDER foram aprovadas, até ao momento, 833 candidaturas, que perspetivam um investimento global de 565 milhões de euros e a criação de 2.700 postos de trabalho.
Relativamente ao Empreende Jovem, já foram aprovados 252 projetos, que preveem a realização de 46 milhões de euros de investimento e a criação de 560 novos postos de trabalho.
O surgimento de um número muito significativo de novos investimentos privados e as intenções de investimento que já foram comunicadas ao Governo dos Açores foram fatores decisivos para que o Executivo assegure mais este esforço, que permite assegurar a existência permanente de apoios ao investimento privado, sem quebras nem interrupções entre Quadros Comunitários de Apoio.
GACS/VPGR

Sem comentários: