quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Voto de Pesar

 
Falecimento do Professor Doutor José Figueiredo
No passado dia 9 de Novembro, faleceu nos Estados Unidos da América, aos 68 anos de idade, o mariense José Moreira Figueiredo, quando a doença foi mais forte que a imensa vontade que tinha de viver!
José Figueiredo nasceu no lugar da Azenha, freguesia de Santo Espirito em Santa Maria, no ano de 1945.
Terminada a 4ª Classe em Santo Espirito, decidiu ir trabalhar: durante os verões, para um bar em São Lourenço e, tempos depois, em Vila do Porto, no Bar Prazeres, onde conheceu aquela que viria a ser a sua esposa, Juvenália Figueiredo.
No entanto, sempre soube que o seu futuro passaria pela saída da ilha, em busca de novos horizontes!
Assim, em 1960 emigrou com os pais e irmão para os Estados Unidos da América, tendo fixado residência na Califórnia, instalando-se, em 1970, em Hudson.
Estudou na Oakland Technical Hight School, continuando os seus estudos em San Francisco State Collage, onde se licenciou em Espanhol e Alemão.
Obteve o Grau de Mestre em Românicas no Boston College e, posteriormente, Doutoramento em Ciências da Educação. Frequentou a Universidade de Harvard e desenvolveu estudos avançados em Literatura Portuguesa e Literatura Africana de Expressão Portuguesa na Universidade de Massachusetts Amherst. Era ainda diplomado pelas Universidades dos Açores, de Coimbra, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Trabalhou durante mais de 30 anos como Professor Administrador, tendo lecionado na Universidade de Boston.
Mas o Dr. José Figueiredo não era apenas um estudioso!
Dedicou grande parte da sua vida à Comunidade, tendo sido co-fundador da Escola Portuguesa de Hudson e da Escola Portuguesa de Cambridge/Sommerville, bem como da Associação “Amigos de Santo Espirito”, em Hudson e do Clube Português de Hudson. Foi presidente da Organização do Centenário da chegada do primeiro português a Hudson, celebrada em 1986, membro do Hudson School Committee, desde 1982, Presidente geral da União Portuguesa Continental e da Luso American Life Insurance Society.
Recebeu condecoração com a “Medalha de Ordem Oficial do Infante D. Henrique”, tendo merecido distinção com o “Premio Peter Francisco” da União Portuguesa Continental.
Permitam-me que vos fale um pouco da sua vida pessoal.
Todos os anos, o Dr. José Figueiredo regressava à terra natal. Regressava a Santa Maria. Ao seu cantinho de céu. Regressava a São Lourenço, sempre sem esquecer a sua Azenha, que o viu nascer. Sem esquecer a Maia, onde participava nos Serões que, tipicamente, se realizavam naquela Baia.
Participava em tudo o que era eventos da ilha: desde os festivais de verão, aos colóquios ou aos lançamentos de livros.
Era casado com Juvenália Figueiredo e tinha dois filhos, Chrystine e Edward, e dois netos, um dos quais já não conheceu.
Era uma pessoa calma e afável, com gostos simples. Porém, um exemplo de cidadania difícil de igualar.
Além da leitura, alguns dos seus maiores prazeres, aquando dos seus períodos de férias, era olhar o mar do terraço de sua casa de veraneio em São Lourenço, tratar a vinha e as bananeiras, fazer trilhos pedestres, aproveitando para apanhar as doces e maduras amoras que circundam as pastagens; trepar as rochas de basalto negro e atirar a linha e o anzol ao mar, olhando as ondas a bater na pedra, observando o garajau a beijar o mar!
Prazer, era conversar com os amigos à beira da piscina ou mergulhar nas águas tépidas e límpidas da sua amada baia de areia dourada e quente.
Tudo isto ficou, precocemente, para trás…
Ficam, sem dúvida, as recordações de um bom amigo e de um mariense ilustre.
Manifestando o nosso profundo pesar pelo falecimento do Doutor José Figueiredo, nos termos regimentais e estatutários aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõem à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um Voto de Pesar pelo Falecimento do Professor Doutor José Moreira Figueiredo e de que deste voto seja dado conhecimento à sua família, ao Clube Português de Hudson e à Associação “Amigos de Santo Espirito”.
 
Horta, Sala das Sessões, 12 de dezembro de 2013
 
Os Deputados Regionais
Bárbara Chaves
Duarte Moreira

Sem comentários: