segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Socialistas satisfeitos com proteção de áreas marinhas de Santa Maria

Os deputados socialistas de Santa Maria manifestaram esta segunda-feira a sua satisfação pelo Governo Regional dos Açores – através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia – ter decidido continuar a considerar como reservas, quatro áreas marinhas sensíveis em torno daquela ilha.

Duarte Moreira e Bárbara Chaves realçaram que a legislação publicada esta segunda-feira em Jornal Oficial “estabelece regras específicas para as atividades humanas na Baixa do Ambrósio, na Baixa da Maia, na Baixa da Pedrinha e na área marinha em redor do Ilhéu da Vila, duplicando ainda a área de proteção em cada um destes locais”.

Os deputados socialistas congratularam-se por esta decisão ter sido tomada pela tutela Açoriana, “após reunir com todas as partes interessadas do setor: o Parque Natural de Ilha de Santa Maria, o Clube Naval de Santa Maria, os operadores marítimo-turísticos, as associações, pescadores profissionais e amadores, a polícia marítima e a Capitania do porto e a Universidade dos Açores”.

Os socialistas destacaram também o novo enquadramento legal das atividades marítimo-turísticas nestes locais, designadamente “no caso do mergulho com as jamantas, cada vez mais procurado pelos turistas”.

Para Duarte Moreira e Bárbara Chaves, é de “saudar que a nova lei restrinja o número de mergulhadores junto às jamantas, por forma a que estas não se afastem das nossas águas e possam continuar a ser um fator atrativo da ilha de Santa Maria”.


Para Duarte Moreira e Bárbara Chaves, esta decisão “salvaguarda um futuro sustentável para as diversas áreas de atividade em Santa Maria: o turismo, a pesca e a própria natureza”.

Sem comentários: