sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Moinhos Abertos" em Santa Maria - Actividades dos Deputados PS/A - Santa Maria


Numa iniciativa dos herdeiros do Moinho de Vento do Ginjal, irá realizar-se uma palestra sobre Moinhos de Vento de Santa Maria, a que terá lugar na Biblioteca Pública de Santa Maria, pelas 20H30.
Atendendo à temática em questão e porque é sempre de louvar as iniciativas que a sociedade civil desenvolve a nível local, a Deputada Regional Bárbara Chaves, estará presente nesse evento.
Refira-se que essa é uma temática que tem merecido especial atenção por parte do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, visto considerar-se que a manutenção e preservação do património imóvel dos Açores constitui uma mais valia para o desenvolvimento sustentável da Região.
Relativamente aos Moinhos de Santa Maria, há semelhança do que acontece em outras ilhas dos Açores, há que ter em conta que existem questões burocraticas que dificultam a requalificação dessas infraestruturas, nomeadamente o facto de deterem muitos proprietários, muitos deles residentes fora de Santa Maria. No entanto, há que continuar a trabalhar para a concepção de procedimentos que promovam a requalificação desse património, de forma a permitir a criação de uma rede museologica de moinhos de água e vento de Santa Maria.
Ainda relativamente a esta temática, os Deputados Marienses visitarão o Moinho do Ginjal no proximo sábado às 15 horas, de forma a conhecer o funcionamento do mesmo.
No Domingo, dia 11, o Deputado Duarte Moreira incorporará o passeio motard "Na Rota dos Moinhos", integrado no aniversário do Clube Motard's de Santa Maria.

Sem comentários: