quinta-feira, 8 de abril de 2010

Visita à Baía de São Lourenço





A visita às obras de requalificação da orla costeira da Baía de São Lourenço, freguesia de Santa Bárbara, efectuada pelos Deputados Socialistas eleitos por Santa Maria, teve essencialmente dois objectivos:
1. Verificar o andamento das obras que já decorrem em São Lourenço;
2. Dar resposta a uma solicitação do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de realização de uma visita conjunta ao local.
Relativamente ao primeiro ponto, importa realçar que o projecto contempla, em termos globais, a realização de quatro muros de suporte, um passeio pedonal, cobrimento dos muros com pedra, construção de edificio de apoio à zona balnear e portinho, bem como arranjos urbanisticos de ordem diversa. Foi ainda transmitido pelo responsável da obra, que durante o Verão existirão constrangimentos à utilização do lugar de São Lourenço, devido à passagem de maquinaria pesada.
Ao que se refere ao segundo ponto, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, André Moura, transmitiu algumas preocupações relativamente à conclusão do acesso à Ponta Negra, Portinho de São Lourenço, requalificação da piscina e projecto de recarga de areia das praias existentes. Sobre esses assuntos, os Deputados Socialistas irão realizar as diligências necessárias para verificar o ponto de situação das mesmas. No entanto, há que ter em conta que, em termos legais, a reabilitação de portinhos e de piscinas é responsabilidade municipal.
Consideram os Deputados Socialistas que a obra que está a ser realizada pelo Governo Regional na Baía de São Lourenço constitui uma mais valia para a ilha, não só em termos ambientais e de ordenamento do território, como ao nivel do desenvolvimento turístico de Santa Maria, dando melhores condições de fruição pública quer dos residentes, como dos visitantes.
No seguimento da visita a São Lourenço e por solicitação do Presidente da Junta de Santa Bárbara, foi ainda efectuada uma visita ao tanque de água de abastecimento à agro pecuária do Poço Grande, visto que a Junta de Freguesia pretende ver ampliada essa infraestrutura para melhor servir a comunidade. Sobre este assunto, os Deputados tiveram oportunidade de informar o Senhor Presidente da Junta que este assunto já havia sido colocado ao Senhor Secretário Regional da Agricultura Florestas, estando o mesmo a ser estudado, do ponto de vista técnico, para a respectiva concretização.

Sem comentários: