sábado, 30 de junho de 2012

“Queremos ser nós – os Açorianos – a decidir as soluções para o nosso futuro”, afirma Vasco Cordeiro

O desafio da candidatura do PS/Açores às eleições de Outubro “é fazer com que os Açores ofereçam cada vez melhores condições para viver, trabalhar, constituir família e para aqui dar um futuro melhor aos nossos filhos”. A declaração foi proferida pelo candidato socialista à Presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, na abertura da Convenção “Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios”, a decorrer ao longo deste fim-de-semana, em Vila Franca do Campo.
Na ocasião, Vasco Cordeiro salientou a presença no evento de militantes e de cidadãos sem qualquer militância partidária que, durante 3 dias, vão reflectir e definir soluções para melhorar os Açores. Na perspectiva de Vasco Cordeiro, “todos são bem-vindos, sempre que vierem para bem dos Açores, da nossa gente, do nosso Povo”.
O candidato socialista realçou o papel da boa governação de Carlos César ao longo de 16 anos, considerando que os “Açores são hoje uma referência nacional na gestão rigorosa das finanças públicas”. Como exemplos da boa governação socialista, Vasco Cordeiro apontou a transformação que os Açores viveram na agricultura, nas pescas, no sector turístico, na educação, na saúde, na cultura, nas novas tecnologias, no ambiente e na formação profissional, entre outras áreas.
Segundo destacou em Vila Franca do Campo, a motivação da sua candidatura é a ambição de ainda querer fazer mais pelos Açores; o inconformismo de quem ainda acha que é possível fazer melhor, o sentido de inovação de quem acha que é possível fazer diferente – “não é deslumbrarmo-nos com o caminho que fizemos, mas sim vencer os desafios que o futuro nos impõe”.
Por considerar que hoje são outros os desafios que a realidade coloca, o candidato do PS/Açores reiterou que “os Açores não podem dar-se ao luxo de voltar atrás no tempo, nos protagonistas, nas soluções e no modo de fazer política”.
“Contamos com uma nova geração, com novas energias e com novo sangue, mobilizando a capacidade de inovação, de inconformismo e de ambição”, assegurou. Segundo considerou, “queremos ser nós – os Açorianos – a definir e a decidir as soluções para o nosso Futuro”.
Vasco Cordeiro reforçou que, em Outubro, “é a nossa Autonomia que vai a votos; não uma Autonomia no papel, no artigo da Constituição ou do Estatuto Político-Administrativo, mas sim uma Autonomia das pessoas”.
Para o candidato socialista, a Autonomia materializa-se no quotidiano dos Açorianos, nomeadamente, ao nível da rigorosa gestão pública das nossas finanças, no aumento do apoio social aos idosos através do Complemento Regional de Pensão, no apoio às famílias, através do Complemento ao Abono de Família, na manutenção do Salário Mínimo Regional acima do salário mínimo praticado no resto do país e na conservação dos preços dos combustíveis abaixo dos valores praticados no resto do território nacional”. Segundo afirmou, é esta a “Autonomia que iremos ser chamados a defender através do nosso voto, em Outubro”.
O candidato lamentou que a “situação que o País vive tenha feito reacender um centralismo tacanho, ignorante e vingativo, que elegeu a Autonomia como alvo a abater”. Como exemplos apontou “os cortes na nossa televisão, a asfixia financeira imposta à Universidade dos Açores, o abandono das funções do Estado na Região ao nível dos tribunais ou repartições de finanças”.
Vasco Cordeiro condenou também a “intenção de transformar os Açorianos em portugueses de segunda categoria, fazendo a Região pagar pelo acesso aos hospitais do Continente”. Segundo avançou, “tudo está a ser feito – em alguns casos com cumplicidades dos de cá – para atacar, diminuir e constranger a nossa Autonomia”.
Assegurou que “sempre que o Governo da República, independentemente do partido, respeite os Açorianos e quiser trabalhar para o bem da nossa Região e do nosso povo, terá em mim um aliado pronto e empenhado”, afirmando que em postura oposta, “terá em mim um adversário e lutador sem tréguas”.
O candidato socialista afirmou que quer representar cada açoriano “desempregado e que coloca a sua confiança em nós para saber como poderá ter a oportunidade de arranjar emprego; de cada jovem que espera que a nossa educação o prepare para um futuro melhor, um emprego remunerado e digno; de cada empresário que espera de nós soluções para ser competitivo, para manter os seus trabalhadores e para levar a sua empresa a bom porto.
Vasco Cordeiro defendeu ainda um Serviço Regional de Saúde que, com sustentabilidade, preste a assistência na doença com a qualidade a que os açorianos têm direito.
Refira-se que o ciclo de conferências “Um Novo Ciclo para Vencer Novos Desafios” se tratou de uma iniciativa lançada em Maio de 2011, tendo percorrido as ilhas dos Açores, promovendo o contacto com a sociedade civil – um ciclo de conferências que agora culmina com a integração destes contributos para as linhas programáticas do Programa de Governo que Vasco Cordeiro vai apresentar aos Açorianos.

PS/Açores

Sem comentários: