quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Berto Messias defende regime de exceção para produtores de leite açorianos

O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores, Berto Messias, defendeu esta terça-feira que uma região com as características e especificidades dos Açores, que representa 30% da produção nacional de leite, deve beneficiar de um regime de exceção que permita continuar a produzir com qualidade. “O setor agrícola desempenha um papel central na economia açoriana. A única forma que temos de ultrapassar o desafio que representa o fim do regime das quotas leiteiras, em 2015, é através da criação de uma plataforma de entendimento entre o setor produtivo, a indústria transformadora e o setor da distribuição”, explicou o líder parlamentar dos socialistas açorianos. Para os deputados socialistas, o leite e os produtos lácteos são um dos principais ativos do setor produtivo regional. “Esta é uma área com enorme relevância nos Açores, com particular impacto na nossa Economia. É, pois, fundamental continuarmos a trabalhar na defesa dos interesses de uma área chave do nosso desenvolvimento económico”, sustenta Berto Messias para quem “a melhor forma de assegurar essa defesa passa pela afirmação da qualidade do produto regional. “O reforço da aposta na qualidade dos nossos produtos, quer na produção, quer na transformação, constitui a melhor estratégia para o setor. A aposta na Marca Açores é também fundamental para, a prazo, se garantir o aumento da criação de valor dos nossos produtos a nível externo”, explicou o Presidente da bancada socialista.
Apesar do Grupo Parlamentar do PS Açores manter a defesa política do regime de quotas, os deputados entendem que este é um processo de enorme complexidade, razão pela qual todos os intervenientes do setor devem trabalhar em soluções alternativas com vista à estarem preparados para todas as eventualidades. “Os agentes do setor já no passado manifestaram grande capacidade de renovação quando foi necessário apostar na modernização. Temos grandes profissionais nos Açores e estamos certos que quer os produtores quer a indústria saberão ultrapassar, com sucesso, as eventuais adversidades que possam surgir”, disse Berto Messias. 
O Grupo Parlamentar do PS Açores reuniu, esta terça-feira, com a Associação Agrícola da Ilha Terceira. No encontro que serviu para apresentar cumprimentos à nova direção da AAIT, foram ainda debatidas as grandes questões relevantes para o setor agrícola. Além do possível fim do regime de quotas leiteiras, a possibilidade de entrada de carne do Mercosul na Europa e a estratégia de diversificação agrícola foram outros dos temas em análise.
Para Berto Messias, a possibilidade de entrada de carne do Mercosul na Europa é um contrassenso. “Depois de anos a exigir aos produtores europeus o cumprimento de regras, cada vez mais rigorosas, a Europa está disposta a abrir as portas a produtos de outros países cujas normas são bem menos rigorosas do que as impostas no espaço comunitário”, explicou.
A visita à Associação Agrícola da ilha Terceira insere-se num roteiro que os deputados do Partido Socialista Açores estão a realizar com reuniões de trabalho com diversas entidades e parceiros sociais.

por PS/Açores

Sem comentários: