quinta-feira, 10 de março de 2011

Conferência de Imprensa - Campo de Golfe em Santa Maria


No seguimento de uma Petição posta a circular, contra a construção do Campo de Golfe de Santa Maria, vem o PS, reiterar a sua posição favorável à construção do Campo de Golfe na ilha, como forma de desenvolvimento local e regional.
Baseamos a nossa posição, no seguinte:


1. O Golfe constitui uma actividade de interesse estratégico para a afirmação dos Açores, enquanto destino turístico, sendo imprescindível à qualificação do turismo da Região, complementando a nossa oferta nesta área. Este é um aspecto que tem vindo a ser reiterado pelo Governo Regional e que se encontra plasmado no Plano de Ordenamento Turístico dos Açores (POTRA).

2. Existem estudos claros que referem que o Golfe nos Açores é um desporto rentável desde que exista um circuito de pelo menos 4 campos na Região. Assim sendo, atendendo a que já existem 3 campos de golfe, defendemos que o próximo, seja construído na ilha de Santa Maria, e não noutro local. Ou seja, a construção de mais um Campo de Golfe nos Açores será fundamental para a criação de condições de atractividade e para o incremento do sucesso da modalidade, podendo criar-se um circuito de golfe regional.

3. Ao contrário do que se tenta fazer passar, o praticante de Golfe é alguém que se preocupa com aspectos ambientais e de património natural e edificado. O turista que vem praticar Golfe para os Açores não só aproveitará as condições de prática deste desporto, como apreciará toda a restante oferta, desde os desportos marítimos, a nossa paisagem e o nosso valioso património natural e cultural.

4. É falso afirmar que não existe estudo de impacte ambiental para o projecto do campo de golfe na ilha de Santa Maria, estando a decorrer a tramitação legal do mesmo. Este estudo foi realizado por pessoas com elevados conhecimentos técnico-científicos e experiencia na área, sem qualquer ligação à administração pública e contou com a colaboração de vários membros da comunidade local. Refira-se que, de acordo com o estudo, o Campo de Golfe de Santa Maria é auto-sustentável quanto ao consumo de água, não interferindo com a rede de abastecimento público, cumprindo assim com as disposições do Plano Regional do Ordenamento do Território dos Açores (PROTA).

5. O investimento total que será feito na construção do campo de golfe de Santa Maria será de cerca de 15 milhões de euros, em que mais de 50% serão comparticipados por fundos comunitários através dos apoios previstos para a área do turismo, não sendo passível de ser utilizados em outras fins, nomeadamente área social, ambiente, saneamento básico, ou outros. Há que ter em conta que parte do referido orçamento destina-se à aquisição de terrenos, que pertencem a proprietários e/ou utilizadores marienses. Ou seja, será dinheiro que entra na ilha e fica em Santa Maria, podendo ser injectado na economia local, não se percebendo, por isso, de onde advirão desvantagens desse facto, como é referido na petição.

6. Investir no Campo de Golfe em Santa Maria, não invalida que não se façam outros investimentos nas áreas sociais e económicas, como aliás tem vindo a ser realizado na ilha;

7. A construção do campo de golfe de Santa Maria será um investimento complementar e de efeito multiplicador em termos de rentabilização de outros investimentos já efectuados, públicos e/ou privados, tais como as unidades hoteleiras e turismo de habitação, a restauração, as empresas marítimo turísticas, de transportes de aluguer com ou sem condutor, entre outros. Poderá ainda potenciar as iniciativas locais da responsabilidade das associações culturais e recreativas, fomentar o ecoturismo e o comércio local, sendo ainda potenciador de dinâmicas do sector da construção civil, quer na sua fase de construção, quer posteriormente em projectos imobiliários.

8. Ao contrário do que os promotores da petição contra o campo de golfe em Santa Maria, querem fazer crer, e dada a natureza do projecto, há que ter em conta que a utilização dos solos não ficará em nada comprometida;

9. A construção do campo de golfe em Santa Maria será importante na criação directa e indirecta de emprego, um aspecto que foi esquecido pelos proponentes da referida petição, descurando a mais-valia que poderá ter na fixação de jovens na nossa ilha;

O PS de Santa Maria considera benéfico e de extrema importância todas as formas de participação cívica dos marienses, que conduzam à discussão dos assuntos da ilha, não concordando no entanto, nem com os argumentos nem com as motivações dos promotores desta petição;
Convidam-se ainda as forças vivas da ilha, partidárias ou não, a manifestarem a sua posição clara e inequívoca, quanto a esta matéria, em nome da transparência e do esclarecimento da população Mariense;
Por fim, o PS Santa Maria, nas diversas instâncias em que se encontra representado e mandatado pelos marienses, continuará a defender os interesses da ilha, colocando-a sempre em primeiro lugar, em prol do desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida dos marienses.

Vila do Porto, 10 de Março de 2011
PS - Santa Maria

1 comentário:

Anónimo disse...

De facto é uma vergonha que outras forças da ilha, mais concretamente o PSD (onde para a Deputada deste partido?)e a própria câmara, não venham dizer ao povo de Santa Maria, a sua posição. Apenas o PS, em particular os seus deputados, têm defendido a nossa ilha.
Quanto ao campo de golfo acho muito bem, é investimento que cá fica, quanto ao futuro, ninguém é bruxo!