1. O PS congratula-se por finalmente ter ocorrido a abertura da Biblioteca Municipal em Vila do Porto, que constituiu um investimento de enorme visão e capacidade criativa do Partido Socialista na Câmara Municipal de Vila do Porto, permitindo reabilitar e ampliar o edifício do Solar da Boa Nova, sito na Zona Histórica, adaptando-o a biblioteca e arquivo municipal;
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Comunicado de Imprensa
1. O PS congratula-se por finalmente ter ocorrido a abertura da Biblioteca Municipal em Vila do Porto, que constituiu um investimento de enorme visão e capacidade criativa do Partido Socialista na Câmara Municipal de Vila do Porto, permitindo reabilitar e ampliar o edifício do Solar da Boa Nova, sito na Zona Histórica, adaptando-o a biblioteca e arquivo municipal;
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Observatório do leite proposto pelo PSD não teria acesso aos dados importantes, garante Duarte Moreira
O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, garantiu hoje que o Observatório do Leite proposto pelo PSD/Açores é muito semelhante ao Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), um organismo público que está em pleno funcionamento. “Com pequenas diferenças, as competências e a composição do observatório proposto pelo PSD é bastante semelhante ao IAMA”, razão pela qual torna-se evidente que o novo organismo proposto pela bancada social-democrata seria, apenas, duplicação de despesa, afirmou o parlamentar socialista. Para o Grupo Parlamentar do PS/Açores, esta proposta do PSD/Açores vai, assim, em sentido contrário ao que se passa no país, em que a palavra de ordem é cortar na despesa pública. No plenário que decorreu na cidade da Horta, Duarte Moreira adiantou, ainda, que o Grupo Parlamentar do PS/Açores não tem “nada contra a criação de organismos públicos, desde que eles venham, efectivamente, colmatar falhas, deficiências ou ausências em determinados sectores, o que não é o caso desta situação em concreto. “Além disso e sobre a recolha de dados estatistístcos, dificilmente um organismo deste tipo poderia ter acesso aos dados que importam para se perceber a formação dos preços dos lacticínios”, garantiu Duarte Moreira, porta-voz da bancada socialista para a Agricultura. Por questões legais, os dados de interesse sobre grande distribuição não ficarão acessíveis através de um observatório como o proposto pelo PSD, assegurou o parlamentar socialista, ao adiantar que, para além do mais, o Instituto Nacional de Estatística e o Serviço Regional de Estatística dos Açores recolhem, trabalham e publicam muitos destes dados. Duarte Moreira recordou, também, que o Grupo Parlamentar do PS/Açores já anunciou a apresentação de um Projecto de Resolução para permitir que o IAMA passe a ter funções reforçadas de observação e acompanhamento dos mercados em toda a fileira da produção agrícola e servindo todas as valências da agricultura açoriana. quinta-feira, 14 de abril de 2011
Governo aumenta valor dos apoios a conceder no âmbito da habitação degradada
Recorde-se que o novo diploma regulamenta o Decreto Legislativo Regional que estabelece o regime de compartição na recuperação de habitação degradada, o qual introduziu inovações naquele regime, nomeadamente: o alargamento do leque de beneficiários abrangidos pelos apoios à habitação degradada, através de um regime excepcional de acesso, e o aumento do limite máximo de rendimentos por agregado familiar.
Através destes diplomas, é ainda possível a recandidatura nos casos em que já tenham decorrido mais de 10 anos entre a concretização total do apoio concedido e a mesma.
No que concerne ao montante de apoios a conceder, o mesmo será o correspondente ao valor da intervenção a realizar, tendo em consideração a composição do agregado familiar do candidato, a tipologia adequada, a área bruta máxima da habitação e o valor máximo elegível por metro quadrado.
O valor máximo de apoio para os agregados familiares que se enquadram na classe I corresponde a 70% do valor de construção, actualmente praticado, para uma habitação a custos controlados, atenta a tipologia adequada às suas características.
O valor máximo de reabilitação por metro quadrado pode ser ainda anualmente alterado e é majorado em 10 % quando a habitação a recuperar se situe nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.
As verbas concedidas pelo Governo destinam-se a dotar as habitações de condições e de segurança a todos os agregados familiares abrangidos por estes apoios.
Esta alteração, no âmbito dos apoios em matéria de habitação degradada, vem beneficiar a preservação do património cultural e a manutenção dos postos de trabalho na área da construção civil.
GaCS\SM
Núcleo Museológico Aeronautico na Ilha de Santa Maria

A Assembleia Legislativa Regional apreciou e votou um projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo para desenvolver as diligências necessárias com vista à criação de um núcleo museológico aeronáutico na ilha de Santa Maria.
O Deputado Duarte Moreira, em nome do PS, fez saber, que este é um assunto que desde a primeira hora o grupo parlamentar do Partido Socialista tem prestado toda a atenção, considerando que é fundamental preservar para a posteridade uma parte importante da história da ilha de Santa Maria e da própria Região, que se relaciona com o seu Aeroporto e com a sua actividade aeronáutica, daquela que foi a principal porta de entrada e saída dos Açores.
Tanto é assim, que o PS já havia colocado no seu manifesto eleitoral para as regionais de 2008 o compromisso de instalar na zona histórica de Vila do Porto uma extensão do Museu de Santa Maria.
Posteriormente, mais concretamente a 29 de Abril de 2010, a quando da visita estatutária do Governo à ilha de Santa Maria, foi decidido em Conselho de Governo, conforme consta no respectivo comunicado, avançar com a concretização deste projecto, sendo que por proposta dos Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral desta ilha, foi decidido incorporar no programa museológico um núcleo dedicado à história da aeronáutica desta ilha, e que se confunde desde a primeira metade do século XX com a sua própria história.
Dando inicio à concretização desta determinação do Governo, foram já adquiridos imóveis da zona histórica onde se vai instalar a extensão do Museu, tendo inclusive já sido efectuados as primeiras prospecções arqueológicas, tendo também sido contactadas, pelo Director Regional da Cultura, as empresas ANA, SA., e NAV, EP, no sentido de dar conhecimento desta intenção do Governo.
Acresce ainda que o Plano para 2011, aprovado na Assembleia Legislativa Regional, contempla uma verba de 319000 euros para este efeito.
Face aos factos aqui referidos, atendendo a que os mesmos são públicos, não restou outra alternativa ao PS, se não votar contra este projecto de resolução, que recomendava algo que o governo está já a fazer.
O PS reitera a sua posição de, no âmbito da instalação da extensão do museu de Santa Maria em Vila do Porto, criar um núcleo museológico dedicado à aeronáutica civil da Ilha, como está já a ser implementado.
Horta, 13 de Abril de 2011
Intervenção da Deputada Bárbara Chaves em Plenário

Apresentação do Projecto de Decreto Legislativo Regional
Alteração do Decreto Legislativo Regional 47/2008/A, de 7 de Novembro relativo à criação do Parque Natural da Ilha de Santa Maria
Senhoras e Senhores Deputados
Senhor Presidente do Governo
Senhoras e Senhores Membros do Governo
A Deputada Regional do PS/Açores
Bárbara Pereira Torres de Medeiros Chaves
Duarte Moreira destaca medidas concretas para a Agricultura e Pescas
O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, destacou hoje as várias medidas concretas de apoio e desenvolvimento da Agricultura e das Pescas apresentadas pelo Governo e pela bancada parlamentar do PS, que contrastam a atitude de crítica constante dos partidos da oposição.Numa intervenção no plenário que está a decorrer na cidade da Horta, o parlamentar socialista salientou que Jornadas Parlamentares, recentemente realizadas em Ponta Delgada, culminaram com uma série de propostas objectivas para estes dois sectores de actividade de grande importância económica e social.
Perante os deputados açorianos, Duarte Moreira adiantou que a bancada socialista, depois de ouvir os representantes dos dois sectores, decidiu avançar com uma proposta para o lançamento de um sistema de notoriedade dos produtos dos Açores, além de uma iniciativa para a criação do “ninhos de empresas agrícolas”, que pretende incentivar o empreendedorismo de jovens na área agrícola.
Além destas medidas, Duarte Moreira lembrou que Carlos César anunciou que o Governo Regional vai avançar com um programa destinado a melhorar a qualificação e a gestão no sector cooperativo agrícola, através de apoios para a colocação de técnicos qualificados nas cooperativas de menor dimensão e com viabilidade comprovada.
Na sua intervenção de tribuna, o deputado do PS/Açores garantiu, também, que a acção pró-activa do Grupo Parlamentar estende-se às Pescas, através das já anunciadas propostas para a abertura do capital da empresa Espada Pescas às associações do sector e para o reforço da pequena pesca artesanal em todas as ilhas, numa zona até às seis milhas.
Duarte Moreira congratulou-se, ainda com o anúncio que será lançado pelo Governo o programa “Reconverter Pescas” destinado aos profissionais da pesca com idade superior a 18 anos e que não possuam a qualificação suficiente e adequada, particularmente, em comunidades que registam uma maior pressão de mão-de-obra no sector, como Rabo de Peixe, São Mateus ou Ribeira Quente.
“O que diferencia o PS de outros partidos são as nossas acções, as obras, as iniciativas, os apoios e as medidas, que se traduzem numa evolução e modernização dos sectores” da Agricultura e das Pescas, concluiu Duarte Moreira.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Deputados em Sessão Legislativa
domingo, 10 de abril de 2011
XVII Congresso Nacional do Partido Socialista
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Carlos César anuncia novos programas para pescadores e cooperativas agrícolas
O líder do PS/Açores, Carlos César, anunciou hoje a criação de programas específicos para a formação de pescadores açorianos e para dotar as cooperativas agrícolas da Região de técnicos que garantam uma melhor profissionalização da sua gestão. segunda-feira, 4 de abril de 2011
Deputados do PS/Açores em Jornadas Parlamentares na ilha de São Miguel
sábado, 2 de abril de 2011
Governo renova e moderniza sistema de transporte público de passageiros em Santa Maria
Gacs
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Bancada do PS em contacto com associações de Santa Maria
Deputado Duarte Moreira na Comissão de Economia
O Deputado Duarte Moreira participou hoje em mais uma reunião da comissão permanente de economia, realizada em Ponta Delgada, em que esteve em análise a proposta do PSD para a criação de um organismo público, o designado Observatório do Leite e Produtos Agro-Alimentares, proposta que teve os votos contra do PS. Este seria um organismo que não acrescentaria nada de novo, existindo serviços públicos, nomeadamente o IAMA e o SREA, que têm a função de desenvolver as actividades de recolha, tratamento e publicação de dados, que este observatório se propunha, pelo que constituiria uma duplicação de funções, para além de estar ainda, por razões legais e por questões relacionadas com a concorrência, impedido de aceder aos dados que efectivamente interessaria conhecer, para se ter a noção exacta de como são formulados os preços de venda ao consumidor dos produtos agrícolas, em particular os do leite. Sendo que mais de 80% dos produtos lácteos são vendidos fora da Região, a grandes grupos da distribuição, não foi também clarificada a forma como este observatório, de cariz Regional, actuaria perante estes grandes grupos, que não estão obrigados a divulgar os dados relacionados com as suas vendas. Ou seja, na prática este seria um organismo que para além de não ser eficaz no que se propunha, duplicaria funções de outras entidades já existentes, sendo, por isso, um desperdício de dinheiros públicos. Duarte Moreira, defendeu ainda que a criação do centro açoriano do leite e lacticínios, entidade inter-profissional de cariz privado, poderá constituir uma importante ferramenta para o futuro deste sector económico dos Açores.
Grupo Parlamentar apresenta proposta para permitir reabilitar vinha e proteger fósseis em Santa Maria
O Grupo Parlamentar do PS/Açores vai apresentar um Projecto Decreto Legislativo Regional que altera o Parque Natural da Ilha de Santa Maria para permitir a reabilitação da vinha em São Lourenço e na Maia e para reforçar a protecção das jazidas fósseis existentes na ilha. Esta iniciativa legislativa da bancada socialista pretende, assim, alterar o Decreto Legislativo Regional que criou, em 2008, o Parque Natural da Ilha de Santa Maria, uma vez que, decorridos três anos, a experiência e o conhecimento adquiridos recomendam a introdução de alterações ao instrumento jurídico em causa. Com esta proposta, a bancada parlamentar socialista pretende incluir “normas que visam responder à necessidade de incrementação de medidas para a reabilitação da cultura da vinha nas áreas protegidas de São Lourenço e da Maia, permitindo ao Governo Regional criar apoios para que possam ser reabilitados os quartéis de vinha existentes nesses locais”. Além disso, este diploma introduz normas de utilização e de intervenção nas jazidas fósseis de Santa Maria, que representam uma espécie de memória biológica das áreas onde se encontram, clarificando os procedimentos e as regras aplicáveis a todos os que pretendem intervir ou estudar essas áreas. Segundo o Grupo Parlamentar do PS/Açores, este diploma pretende, também, que jazidas fósseis que venham, entretanto, a ser descobertas em Santa Maria fiquem protegidas, evitando-se a sua delapidação e deterioração. Em causa está um reforço de protecção de um património de alto valor ambiental e histórico para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente através da interdição de recolha e posse de qualquer elemento ou amostra geológica ou paleontológica, com as devidas excepções previstas na própria proposta. As jazidas fósseis são consideradas elementos da biodiversidade, uma vez que são portadores de informação biológica do local e de carácter finito, com grande importância científica, ambiental, cultural e educativa.
