quinta-feira, 14 de abril de 2011

Núcleo Museológico Aeronautico na Ilha de Santa Maria


A Assembleia Legislativa Regional apreciou e votou um projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo para desenvolver as diligências necessárias com vista à criação de um núcleo museológico aeronáutico na ilha de Santa Maria.
O Deputado Duarte Moreira, em nome do PS, fez saber, que este é um assunto que desde a primeira hora o grupo parlamentar do Partido Socialista tem prestado toda a atenção, considerando que é fundamental preservar para a posteridade uma parte importante da história da ilha de Santa Maria e da própria Região, que se relaciona com o seu Aeroporto e com a sua actividade aeronáutica, daquela que foi a principal porta de entrada e saída dos Açores.
Tanto é assim, que o PS já havia colocado no seu manifesto eleitoral para as regionais de 2008 o compromisso de instalar na zona histórica de Vila do Porto uma extensão do Museu de Santa Maria.
Posteriormente, mais concretamente a 29 de Abril de 2010, a quando da visita estatutária do Governo à ilha de Santa Maria, foi decidido em Conselho de Governo, conforme consta no respectivo comunicado, avançar com a concretização deste projecto, sendo que por proposta dos Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral desta ilha, foi decidido incorporar no programa museológico um núcleo dedicado à história da aeronáutica desta ilha, e que se confunde desde a primeira metade do século XX com a sua própria história.
Dando inicio à concretização desta determinação do Governo, foram já adquiridos imóveis da zona histórica onde se vai instalar a extensão do Museu, tendo inclusive já sido efectuados as primeiras prospecções arqueológicas, tendo também sido contactadas, pelo Director Regional da Cultura, as empresas ANA, SA., e NAV, EP, no sentido de dar conhecimento desta intenção do Governo.
Acresce ainda que o Plano para 2011, aprovado na Assembleia Legislativa Regional, contempla uma verba de 319000 euros para este efeito.
Face aos factos aqui referidos, atendendo a que os mesmos são públicos, não restou outra alternativa ao PS, se não votar contra este projecto de resolução, que recomendava algo que o governo está já a fazer.
O PS reitera a sua posição de, no âmbito da instalação da extensão do museu de Santa Maria em Vila do Porto, criar um núcleo museológico dedicado à aeronáutica civil da Ilha, como está já a ser implementado.

Horta, 13 de Abril de 2011

Sem comentários: