quinta-feira, 14 de abril de 2011

Duarte Moreira destaca medidas concretas para a Agricultura e Pescas

O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, destacou hoje as várias medidas concretas de apoio e desenvolvimento da Agricultura e das Pescas apresentadas pelo Governo e pela bancada parlamentar do PS, que contrastam a atitude de crítica constante dos partidos da oposição.
Numa intervenção no plenário que está a decorrer na cidade da Horta, o parlamentar socialista salientou que Jornadas Parlamentares, recentemente realizadas em Ponta Delgada, culminaram com uma série de propostas objectivas para estes dois sectores de actividade de grande importância económica e social.
Perante os deputados açorianos, Duarte Moreira adiantou que a bancada socialista, depois de ouvir os representantes dos dois sectores, decidiu avançar com uma proposta para o lançamento de um sistema de notoriedade dos produtos dos Açores, além de uma iniciativa para a criação do “ninhos de empresas agrícolas”, que pretende incentivar o empreendedorismo de jovens na área agrícola.
Além destas medidas, Duarte Moreira lembrou que Carlos César anunciou que o Governo Regional vai avançar com um programa destinado a melhorar a qualificação e a gestão no sector cooperativo agrícola, através de apoios para a colocação de técnicos qualificados nas cooperativas de menor dimensão e com viabilidade comprovada.
Na sua intervenção de tribuna, o deputado do PS/Açores garantiu, também, que a acção pró-activa do Grupo Parlamentar estende-se às Pescas, através das já anunciadas propostas para a abertura do capital da empresa Espada Pescas às associações do sector e para o reforço da pequena pesca artesanal em todas as ilhas, numa zona até às seis milhas.
Duarte Moreira congratulou-se, ainda com o anúncio que será lançado pelo Governo o programa “Reconverter Pescas” destinado aos profissionais da pesca com idade superior a 18 anos e que não possuam a qualificação suficiente e adequada, particularmente, em comunidades que registam uma maior pressão de mão-de-obra no sector, como Rabo de Peixe, São Mateus ou Ribeira Quente.
“O que diferencia o PS de outros partidos são as nossas acções, as obras, as iniciativas, os apoios e as medidas, que se traduzem numa evolução e modernização dos sectores” da Agricultura e das Pescas, concluiu Duarte Moreira.

Sem comentários: