sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Deputados do PS/Açores em Jornadas Parlamentares

As Jornadas Parlamentares do PS/Açores, decorreram nas ilhas das Flores e Corvo, destinadas a analisar as políticas de coesão do arquipélago, assim como a abertura do novo ano lectivo.
Em declarações aos jornalistas, o líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, adiantou que estas jornadas “incluem uma forte componente de contactos com instituições e com a população das Flores e do Corvo, porque não se pode fazer política circunscrita às quatro paredes dos gabinetes. Os políticos têm de estar na rua a ouvir as pessoas, a prestar contas e a dar a cara”.
“O Grupo Parlamentar do PS/Açores tem a obrigação de estar na rua e de falar com as pessoas”, defendeu Berto Messias, ao realçar que estes contactos confirmaram que “é no Partido Socialista que que as pessoas vêem um referencial de esperança é o único partido que tem a capacidade para defender os açorianos e apresentar soluções credíveis para os problemas das populações, apesar dos tempos difíceis em que se vive”.
O segundo dia destas jornadas terminou na ilha do Corvo, onde os deputados do PS/Açores estiveram a analisar as políticas regionais de coesão, nomeadamente a anteproposta do Plano Estratégico para a Coesão dos Açores, recentemente apresentado pelo Governo Regional.
“Com a banca em crise e com toda esta conjuntura desfavorável, é natural que haja menos investimento privado, assim como menos investimento público e despesa”, alertou Berto Messias, ao salientar que, por esta razão, “só devemos fazer aquilo que, efectivamente, podemos pagar”.
Segundo disse, o Governo Regional tem feito um percurso de gestão muito criteriosa dos recursos públicos e “todos, incluindo as autarquias, têm de fazer este esforço para que se consiga ultrapassar esta fase mais difícil”.
No seminário que encerrou as IX Jornadas Parlamentares, o deputado do PS/Açores adiantou também que, depois de um grande esforço dos últimos governos regionais de infra-estruturação das ilhas de menor dimensão, o que é, agora, “importante é rentabilizar as infra-estruturas que já existem”.

Durante três dias, o Grupo Parlamentar do PS/Açores esteve nas Flores e Corvo, onde contactou com a população e com várias instituições públicas e privadas, um trabalho de auscultação que Berto Messias considera de extrema importância.
“A política só faz sentido no terreno, dando a cara e ouvindo aqueles que são os nossos reais patrões – os açorianos”, alegou o Presidente da bancada socialista na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

PS/Açores

Sem comentários: