terça-feira, 20 de setembro de 2011

Intervenção do Presidente do Governo na cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra do "Blue Charming "

Texto integral da intervenção do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, proferida hoje, em Santa Maria, na cerimónia de lançamento da 1.ª Pedra do Blue Charming – Hotel de Charme, SPA e Centro de Mergulho Técnico:

“Sinto uma grande satisfação por, nesta fase tão marcada da vida dos espaços económicos em que nos inserimos, estar a presidir a um momento de dinâmica empreendedora – o lançamento da primeira pedra deste projecto turístico.
Enalteço, por isso, em primeiro lugar, a boa atitude dos seus promotores, e estou certo de que este momento de dificuldade internacional é também um momento para grandes oportunidades – aliás, muitos dos projectos empresariais de sucesso que se conservam em Portugal emergiram, precisamente, em momentos de crise, como na segunda metade dos anos setenta e em anos imediatamente posteriores.
No caso deste empreendimento, trata-se de uma iniciativa de grande alcance para a ilha de Santa Maria, que se insere igualmente na tipicidade que o desenvolvimento turístico da nossa Região reclama e favorece. Com ele abrem-se novas oportunidades para vários empresários locais, que poderão encontrar um precioso parceiro para as suas actividades. Por essas razões, ele foi acarinhado, estimulado e apoiado pela Secretaria Regional da Economia com muita proximidade.
Estamos perante um investimento superior a cinco milhões de euros, que irá permitir a criação de onze postos de trabalho directos, a que acresce um relevante contributo para o incremento de postos de trabalho indirectos.
A atribuição, pelo Governo, a este investimento, da classificação de Projecto de Interesse Regional foi o primeiro passo para o reconhecimento público da sua importância para a economia local e foi, também, por isso, que desde a primeira hora mereceu o melhor acompanhamento. A atribuição deste estatuto, recorde-se, permite aos promotores uma maior celeridade na conclusão do projecto, assim como um melhor apoio ao seu desenvolvimento, pelo que também gostava, nesta ocasião, de salientar a função, que tem sido prestante e eficiente, da Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA) na detecção e acompanhamento de projectos relevantes para a nossa região e na divulgação das potencialidades económicas dos Açores.
Este é, também, um investimento que tem características únicas para a nossa Região, e que se espera venha a ser o primeiro de outros que contribuam para a nossa afirmação como um destino turístico peculiar, como tem, aliás, vindo a ser reconhecido internacionalmente e como se pode comprovar pela sucessão de menções muito honrosas que os Açores têm vindo a merecer nos mais reputados meios de comunicação social internacionais especializados em turismo. A instalação aqui em Santa Maria do “Hotel de Charme”, centrado nas temáticas das artes e do mar, constitui, sem dúvida, um sinal de qualidade nessa diferenciação que nos beneficiará.
A actividade turística está a atravessar uma conjuntura de perturbação, é certo, mas acreditamos no seu bom desenvolvimento entre nós. Perdemos muito tempo no lançamento desta actividade nos Açores, que foi quase ignorada até à segunda metade dos anos noventa. Somos, por isso, muito “jovens” nestes mercados. Estes últimos anos, porém, foram um tempo de descoberta dessa alternativa económica nos Açores e de percepção externa das nossas qualidades como destino. Temos um grande trabalho à nossa frente, mas a nossa notoriedade turística e os visitantes que recepcionamos hoje são incomensuravelmente mais relevantes e numerosos do que há pouco mais do que uma década.
Aliás, mesmo considerando as actuais dificuldades, é bom que se lembre, por exemplo, que o passado mês de Julho constituiu o melhor mês de sempre do Turismo dos Açores ao nível do número de hóspedes e o segundo melhor de sempre ao nível das dormidas registadas na nossa Região. Já o anterior mês de Junho tinha sido o melhor mês de sempre ao nível de hóspedes, ultrapassando, pela primeira vez, os 40 mil.
Estes são números que nos animam, porque demonstram que é possível intervir, trabalhar nos mercados, inverter tendências, não desistir e progredir.


Minhas Senhoras e meus Senhores

O conceito a implementar nesta nova unidade hoteleira vai, pois, ao encontro da nossa realidade e do desejo que temos de afirmação da qualidade dos produtos turísticos que almejamos oferecer. Reunindo várias valências numa única unidade – desde um spa a um centro de mergulho que será modelo de referência nacional e internacional – responde a novas tendências do mercado e será mais um investimento relevante, a par de outros que têm surgido e estão a surgir na nossa Região, referenciados no turismo de natureza e da oferta relacionada com a economia do mar.
Alocada a este projecto está prevista a dinamização de actividades não sazonais, como eventos internacionais de fotografia, aproveitando os conhecimentos dos gestores do projecto na área do turismo e do mergulho. Foi, aliás, nessa mesma linha, que a Secretaria da Economia assumiu o apoio ao I Master de Fotografia Subaquática de Portugal que se realizou, precisamente, no último fim de semana aqui em Santa Maria.
Desejo, assim, os maiores êxitos aos promotores de mais este investimento. O vosso sucesso é o sucesso dos Açores!

Obrigado."



GaCS/CT

Sem comentários: