sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Governo apoia Misericórdia de Vila do Porto na aquisição de carrinha adaptada

A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social ratificou hoje o acordo de cooperação entre a Direcção Regional da Solidariedade e Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto (SCMVP) com vista à aquisição de uma carrinha adaptada destinada aos utentes do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO).
O apoio, superior a 43 mil euros, visa proporcionar aos utentes daquele CAO melhores condições de mobilidade e de segurança, bem como promover o desenvolvimento social.
Ana Paula Marques, que visitou hoje o CAO da SCMVP, considerou que “as carrinhas destinadas à área da deficiência são um investimento prioritário para o Governo”, acrescentando, porém, que existem critérios para a sua atribuição.
De acordo com os dados avançados pela governante regional, nos últimos anos, a Região passou de cinco centros de actividades ocupacionais para 17, demonstrando, assim, a forte aposta do Governo nesta área.
A construção de um CAO na Ribeira Grande, em São Miguel, e outro na Praia da Vitória, na ilha Terceira, são outras iniciativas do executivo açoriano, que concluirá com estas duas últimas respostas a rede de CAO nos Açores.
Para Ana Paula Marques, “é importante” que as crianças e os jovens portadores de deficiência se sintam “felizes” nesses espaços, bem como úteis para a sociedade civil, sublinhando, ainda, a necessidade de haver “uma cultura de igualdade”.
Outra das apostas do Governo dos Açores, ao nível do apoio a pessoas portadoras de deficiência, é a construção de residências familiares, as quais permitirão “apoiar as famílias que têm crianças ou jovens portadores de deficiência numa determinada altura em que não podem cuidar deles”. Estes investimentos, no entender da governante regional, visam apoiar os jovens que não tem qualquer apoio, até a nível familiar.
Nesse sentido, o Governo está a desenvolver projectos nalguns concelhos dos Açores, onde a população já se encontra envelhecida, dando, desta forma, “uma boa resposta social”, realçou.
Na ocasião, Ana Paula Marques apelou, ainda, à sociedade civil para a importância da integração plena das pessoas portadoras de deficiência nas mais variadas vertentes.

Gacs

Sem comentários: