segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Deputado Duarte Moreira participa nas sessões públicas de esclarecimento do Plano Director Municipal de Vila do Porto

Nos passados dias 25, 26 e 27 de Fevereiro o Deputado Duarte Moreira marcou presença nas sessões públicas de esclarecimento do Plano Director Municipal (PDM), nas freguesias de Vila do Porto, São Pedro e Santo Espírito.
O Plano de Director Municipal (PDM) é um instrumento de gestão territorial de elaboração obrigatória, que estabelece a estratégia de desenvolvimento municipal e o respectivo modelo de estrutura espacial do território.
Este Plano, além de ser um elemento fundamental no ordenamento do território de um Concelho, é também, um instrumento estratégico de desenvolvimento económico do mesmo. Por estas razões é importante prestar o maior cuidado possível com a elaboração e aprovação deste Plano, pois é dele que depende o nosso crescimento, progresso e identidade futuras.
Desta forma, os Deputados do PS/Açores, Bárbara Chaves e Duarte Moreira apelam à população mariense que até ao dia 14 de Março de 2011 consultem o Plano Director Municipal de Vila do Porto e participem com os seus contributos e opiniões.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bárbara Chaves em Secretariado Regional do PS/Açores

Este Sábado, dia 26 de Fevereiro, na cidade da Horta esteve reunido o Secretariado Regional do PS/Açores, no qual marcaram presença Bárbara Chaves, enquanto membro do Secretariado Regional e Rui Costa como Secretário Coordenador da Ilha de Santa Maria.

Neste Secretariado Regional, o PS/Açores esteve a debater a sua grande prioridade, que é vencer as eleições regionais em 2012 e preparar o caminho que tem de fazer, confiante no bom desempenho do Governo Regional, no acompanhamento e na política de proximidade que permita antecipar e resolver de forma eficaz os problemas que afectam os açorianos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Deputados em Sessão Legislativa



ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
IX LEGISLATURA
Período Legislativo de Fevereiro de 2011
Agenda



1. INTERPELAÇÃO AO GOVERNO REGIONAL SOBRE “A CONCEPTUALIZAÇÃO E A OPERACIONALIZAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA AÇORIANA PARA A PROTECÇÃO E EXPLORAÇÃO DO MAR DOS AÇORES”, APRESENTADA PELA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PPM;


2. PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 14/2010 – “SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD;

3. PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 1/2010 – “CONTA DE GERÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES, REFERENTE AO ANO 2009”, APRESENTADA PELA MESA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA;


4. PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 16/2010 – “CRIA O PARQUE NATURAL DE SÃO JORGE”;


5. DEBATE DE URGÊNCIA SOBRE “A CONTAMINAÇÃO POR HIDROCARBONETOS E METAIS PESADOS NA PRAIA DA VITÓRIA”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO CDS/PP;


6. PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 23/2010 – “CRIA O PARQUE NATURAL DAS FLORES”;


7. PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 17/2010 – “REGIME JURÍDICO DE APOIOS FINANCEIROS NA ÁREA DA SAÚDE”;

8. PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 39/2010 – “LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES PERMANENTES DOS RECURSOS DOCENTES NO SISTEMA EDUCATIVO REGIONAL”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO BE;


9. PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 3/2010 – “CONTA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES, REFERENTE AO ANO DE 2009”;


10. PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 34/2010 – “AVALIAÇÃO DA DECISÃO DE CONCENTRAÇÃO DAS FROTAS DA SATA”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD;


11. PEDIDO DE URGÊNCIA E DISPENSA DE EXAME EM COMISSÃO DO PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 9/2011 – “COMBATE À PRAGA DE COELHO-BRAVO NA ILHA DE S. JORGE, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO CDS/PP;

12. PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 9/2011 – “COMBATE À PRAGA DE COELHO-BRAVO NA ILHA DE S. JORGE, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO CDS/PP.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Secretário dos Equipamentos visita requalificação de artéria de Vila do Porto

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou, em Vila do Porto, ilha de Santa Maria, as obras de execução da empreitada de requalificação da E.R. 1-2ª, Rua José Leandro de Chaves e constatou no local o bom andamento da empreitada.

José Contente realçou que esta é uma importante artéria de Vila do Porto, alvo de uma intervenção profunda de forma a garantir as condições de segurança para quem circula na via, a qual regista um elevado tráfego diariamente.

A empreitada, um investimento de 155 mil euros, consiste em criar melhores condições de conforto e segurança num troço cuja calçada regional estava já em elevado estado de deformação. De modo a repor a normalidade da via foi retirada a calçada existente, foi efectuada uma sub-base, base de pavimento, laje em betão e está actualmente a proceder-se à colocação da calçada para impedir futuras deformações.

Prevê-se que no mês de Abril as obras estejam concluídas e o tráfego na Rua José Leandro Chaves será restabelecido.


GaCS/VS

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Governo efectua sondagens para avaliar maciço rochoso da Maia, em Santa Maria

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos vai avançar imediatamente com as sondagens para verificação da profundidade do maciço rochoso no lugar da Maia, em Santa Maria, no local das derrocadas de Dezembro. A informação foi avançada pelo Secretário, Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos numa visita ao local.
Do resultado dessa análise ao terreno resultará a projecção de um novo muro de suporte para a zona da estrada regional afectada, de forma a prevenir situações semelhantes de futuro, tendo em conta as características da zona.
Para o mês de Abril estão previstas as obras de remoção da massa de terra resultante da derrocada, o que ainda não pode ser feito porque, por questões de segurança, é necessário aguardar para que essa massa seja desidratada antes de ser removida.
Entretanto a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos já tomou medidas cautelares para evitar a repetição de deslizamentos na zona de acesso ao lugar da Maia, nomeadamente a realização de trabalhos de impermeabilização dos solos a montante, a remoção de águas que podiam deslocar-se para a zona afectada, execução de novas valetas e a impermeabilização das mais antigas, aumento das entradas dos aquedutos e ainda o encaminhamento de águas para as linhas naturais.
Todas estas medidas preventivas foram implementadas em consonância com as orientações dos técnicos do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.
A reabertura da estrada regional de acesso à Maia, sem os habituais condicionalismos existentes, efectuar-se-á após estas operações e depois de restabelecidas todas as condições de segurança no local.



GaCS/VS

Governo requalifica e constrói um novo acesso à escola, em Vila do Porto

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou a 15 de Fevereiro, na ilha de Santa Maria, a empreitada de construção da correcção e reabilitação do caminho da Canada do Campo, o novo acesso à escola, em Vila do Porto.
Esta empreitada, um investimento de 370 mil euros, consiste em criar mais um acesso à da escola, neste caso frontal, de modo a que o trânsito possa fluir sem causar os habituais engarrafamentos de quem vai levar ou buscar os alunos.
A obra contempla ainda um acesso pedonal, muito mais curto e directo, ao centro de Vila do Porto, permitindo aos alunos que regressam a pé ou transeuntes passar de forma segura pela zona da ribeira onde está a ser construída uma passagem hidráulica.
Durante a visita à execução desta empreitada, José Contente referiu que esta obra pretende “repor a normalidade e fluidez da via nas adequadas condições de conforto e segurança para peões e viaturas e para isso estamos a construir um pontão na ribeira do Sancho, e vamos colocar passeios em toda a extensão deste novo acesso para quem circula a pé”.
A empreitada prevê ainda a execução de sub-base e base de pavimento da escola ao pontão e a pavimentação em toda a extensão, 35 metros, e deverá estar concluída antes do mês de Abril.
Para o Secretario Regional dos Equipamentos esta é mais uma requalificação de uma artéria principal da vila e que, neste caso, cria um percurso mais curto, directo e seguro.
José Contente anunciou ainda que um dos projectos para o qual o Governo Regional irá avançar a curto prazo será a requalificação de E.R. entre o Arrebentão e Vigia da Areia, em São Lourenço.



GaCS/VS

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estação de Santa Maria da ESA na rota do ARIANE 5


É já esta noite que a Estação de Santa Maria da ESA irá acompanhar o voo do foguetão ARIANE, que lançará o Veiculo de Transferência Automatizada (ATV) Johannes Kepler, a caminho da Estação Espacial Internacional.
A passagem pela área de intervenção da Estação de Santa Maria terá uma duração de cerca de oito minutos e caso o tempo assim o permita, poderá ser visualizada sem recorrer a qualquer equipamento de auxílio. Basta estar atento!

Pode também acompanhar on-line, através do seguinte link:

http://www.esa.int/SPECIALS/ATV/SEM7VVLTRJG_0.html

A contagem decrescente já está visível!
Acompanhe a missão e sinta-se orgulhoso de ver a ilha de Santa Maria na rota das grandes missões espaciais.

Deputado Duarte Moreira em reunião da Comissão de Economia




O Deputado Duarte Moreira participa hoje, em Ponta Delgada, na reunião da Comissão de Economia.
A reunião terá a seguinte ordem de trabalhos:

- Deliberação sobre o requerimento do Grupo Parlamentar do PSD, para audição do Senhor Secretário Regional da Economia e Administração dos Estaleiros de Peniche.

- Audição do Senhor Secretário Regional da Economia, sobre o requerimento anterior e sobre a Proposta de Decreto Legislativo Regional que regula o exercício da actividade dos profissionais de informação turística da Região Autónoma dos Açores.

- Análise e parecer da Conta da Região Autónoma dos Açores, relativa ao ano de 2009.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Deputados do PS/Açores visitam local das futuras instalações da extensão do Museu de Santa Maria em Vila do Porto.


Aquando da visita do Senhor Director Regional da Cultura, Dr. Jorge Bruno, os Deputados do PS/Açores por Santa Maria, solicitaram uma visita às futuras instalações da extensão do Museu de Santa Maria em Vila do Porto, que se localizará na antiga Casa do Capitão Donatário na Zona Histórica de Santa Maria.
Tal como é público desde a legislatura passada, o Presidente do Governo Regional decidiu que, sempre que possível, novas infra-estruturas construídas pelo Governo Regional na ilha de Santa Maria seriam para ocorrer na Zona Histórica de Vila do Porto, como forma de promoção da reabilitação desse local. A extensão do Museu de Santa Maria é, assim, exemplo disso, a par da construção da Pousada da Juventude e da futura Creche, que acolherá crianças entre os zero e os três anos de idade.
Na ocasião, foi possível verificar-se que os trabalhos de prospecção arqueológica na Casa do Capitão Donatário estão já a decorrer e que se desenrolarão até meados do mês de Março.

Deputados do PS/Açores visitam Forte de São João Baptista, na Praia Formosa.



Por solicitação dos Deputados do PS/Açores Bárbara Chaves e Duarte Moreira, o Director Regional da Cultura, Dr. Jorge Bruno, disponibilizou-se em participar numa visita conjunta com a Direcção da Associação Cultural Maré de Agosto ao Forte de São João Baptista, na Praia Formosa.
Durante a visita, que ocorreu a 9 de Fevereiro passado, foi possível verificar-se as reais condições da infra-estrutura, que ao longo dos últimos anos tem sido utilizada no Festival Maré de Agosto, bem como conhecer as pretensões da ACMA ao nível da utilização do espaço.
Foi importante ter-se tomado conhecimento de que a Direcção Regional da Cultura está a proceder à averiguação da titularidade do Forte, já que o mesmo não é pertença da Região Autónoma dos Açores e que se disponibiliza em apoiar a Associação nas acções que esta venha a desenvolver no local.
Os Deputados do PS/Açores continuaram a acompanhar a situação, diligenciando, no âmbito das suas competências, para que o espaço possa continuar a ser utilizado pela Associação Maré de Agosto.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Deputada Bárbara Chaves em reunião da CAPAT

A Deputada Bárbara Chaves participa hoje, em Ponta Delgada, na reunião da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho (CAPAT).
Na reunião serão trabalhados os seguintes documentos:

- Proposta de Decreto Legislativo Regional n.º23/2010 - "Cria o Parque Natural das Flores";


- Proposta de Decreto Legislativo Regional n.º25/2010 - "Cria o Parque Natural da Terceira";

- Proposta de Resolução n.º1/2010 - "Conta de Gerência da Assembleia da Região Autónoma dos Açores referente ao ano de 2009";

- Proposta de Resolução n.º1/2010 - "Conta da Região Autónoma dos Açores do ano de 2009" (relatório sectorial);

- Petição n.º 9/2010 - "Maus cheiros no Rosário e no Cabouco".

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mostra itinerante "Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, 2006"

Os Deputados do PS/Açores estiveram hoje presentes na inauguração da mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, 2006” na Igreja do Nossa senhora da Vitória.
Na ocasião foi proferida uma conferência por Luísa Mota Vieira, investigadora principal na área da genética do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, sobre o laureado e a investigação que conduziu à atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 2006.
A exposição poderá ser visitada até 18 de Março, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00.
Esta mostra itinerante surgiu na sequência da visita aos Açores, em Julho de 2009, do Professor Craig Mello, a convite da Presidência do Governo Regional e tem como principal objectivo dar a conhecer a todos os açorianos aspectos da vida e da obra do laureado, bem como sensibilizar e motivar os jovens açorianos para o conhecimento científico. Consiste num “kit expositivo” constituído por um conjunto de módulos expositores onde está patente, entre outros elementos, a medalha e o diploma do Prémio Nobel, bem como o livro com a genealogia do laureado, editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. É ainda possível visionar a conferência proferida por Craig Mello durante a sua estada na ilha de São Miguel e aceder, através de terminais interactivos, a páginas da Internet relacionadas com a sua vida e trabalhos científicos.
Esta é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Coordenação dos Palácios e da Direcção Regional da Cultura, com a colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Comunicações, dos Equipamentos e dos Transportes Terrestres e da Educação que, em conjunto, procuram mobilizar os jovens e os açorianos em geral para participarem e se integrarem no estímulo e no espírito que representa esta mostra.

Pousada de Juventude de Santa Maria beneficiará a ilha e o turismo juvenil





A construção da Pousada de Juventude de S. Maria “decorre em bom ritmo, respeitando os prazos previstos, que apontam para a sua conclusão em Fevereiro de 2012” é a conclusão que o Secretário Regional da Presidência retira da visita que efectuou, no passado dia 7 de Fevereiro, às obras deste equipamento público.

André Bradford, salientou o “dinamismo que se tem verificado no mercado do turismo jovem”,no qual se “verifica um aumento da procura em 7%”, o que, de acordo com a sua opinião, a Pousada de Juventude de S. Maria “não só beneficiará os jovens dos Açores em geral, porque verão aumentada a oferta deste tipo de alojamento turístico, como acrescentará valor à Ilha de S. Maria”, uma vez que “aumenta a sua capacidade de alojamento e a atracção de mais turismo e, logo, mais actividade para a sua economia”.

O governante, responsável pela tutela da política de juventude do executivo açoriano, rejeita a existência de qualquer dificuldade com o projecto e a sua implantação no terreno e diz: “é inconcebível que alguém pense que se projecte uma obra para um determinado espaço e depois ele não caiba no local. Esse “rumor” não tem qualquer fundamento e os Marienses podem ficar descansados, já que a construção decorre com toda a normalidade e a sua Pousada de Juventude será uma realidade em Fevereiro de 2012”.

A Pousada de Juventude de S. Maria, cuja primeira pedra foi lançada há três meses, representa um investimento do Governo dos Açores de um milhão e oitocentos mil Euros.

GaCS/LFC

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Deputados do PS/Açores em Jornadas Parlamentares na Ilha do Pico



Emprego e Competitividade será o tema das VI Jornadas Parlamentares do PS/Açores, que se vão realizar na Ilha do Pico, a 04 e 05 de Fevereiro, e que contarão com a presença de Carlos César e de Vieira da Silva, Ministro da Economia, anunciou hoje o Presidente do Grupo Parlamentar socialista.
Face à actual conjuntura que se vive nos Açores, em resultado da crise nacional e internacional, estas são duas áreas que merecem uma atenção especial para que seja possível à Região ultrapassar rapidamente as dificuldades que enfrenta, explicou Berto Messias.
Segundo o líder parlamentar socialista, o Grupo Parlamentar do PS/Açores pretende, assim, ouvir representantes dos parceiros sociais e das empresas, na perspectiva de recolher contributos activos nas áreas do Emprego e da Competitividade da Economia da Região.
Além da habitual Reunião do Grupo Parlamentar, as VI Jornadas vão incluir, na sexta-feira, um painel sobre o Plano Regional de Emprego que vai vigorar até 2015, com a participação do Director Regional do Trabalho e da Qualificação Profissional, Rui Bettencourt, e de representantes regionais da UGT e da CGTP.
Para o dia seguinte, sábado, está previsto um segundo painel sobre os desafios da competitividade e da inovação, com intervenções do Ministro da Economia, Vieira da Silva, Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, e do Presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.
Estas VI Jornadas Parlamentares, que incluem, ainda, uma visita a uma empresa da Ilha do Pico e às obras do Laboratório Regional de Enologia, terminam com uma sessão de encerramento com a presença do Presidente do PS/Açores, Carlos César.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Instalação de Hotel de Charme e Centro de Mergulho Técnico em Santa Maria


Os conceitos de “inovação, qualificação e diferenciação são fundamentais para os desafios que os Açores enfrentam actualmente” no sector do Turismo “e devem constituir a sua principal aposta”, defendeu esta tarde, em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, o Secretário Regional da Economia.
Os deputados do PS/Açores estiveram hoje presentes na cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre a Agência para a Promoção do Investimento dos Açores (APIA) e a Charming Blue,presidida pelo Secretário Regional da Economia, para a instalação de um Hotel de Charme e Centro de Mergulho Técnico de Santa Maria.
Vasco Cordeiro defendeu que esta será “uma infra-estrutura capaz de colocar Santa Maria na vanguarda, a nível regional, dos diversos produtos turísticos, precisamente por apostar nessas características, ou seja, na inovação, qualificação e diferenciação”.
Além disso, reforçou, o projecto que hoje foi apresentado pode constituir “um contributo muito importante, não só para a divulgação da ilha, mas também para a promoção e divulgação dos Açores no exterior”.
Vasco Cordeiro destacou ainda o facto do futuro empreeendimento turístico ficar localizado num imóvel do centro histórico de Vila do Porto, que será recuperado para o efeito: “a recuperação da nossa memória colectiva, do nosso passado, adaptando e qualificando de forma a conseguir uma maior projecção económica e a construção de um futuro de progresso e desenvolvimento é um factor muito significativo e que neste projecto acaba por ter uma visibilidade muito acentuada”, disse.
Segundo o Secretário Regional da Economia, a aposta neste tipo de unidades hoteleiras, “representa igualmente aquela que tem sido a estratégia do Governo dos Açores de apostar no desenvolvimento do nosso turismo e em especial no turismo sustentável”.
O projecto hoje apresentado consiste na reconstrução e qualificação de um edifício no centro histórico de Vila do Porto, com vista à exploração de uma unidade hoteleira de charme sob a temática das artes e do mar, com a categoria de 4 estrelas e as valências de Restaurante, SPA, Ginásio e Centro de Mergulho.
Os seus promotores prevêem um investimento de cerca de 5 milhões de euros e a criação de mais de uma dezena de postos de trabalho directos.

Comunicado de Imprensa PS/Santa Maria

Centro de Treinos da SATA
Compromisso Assumido, Compromisso Cumprido.


É com grande satisfação que o Partido Socialista de Santa Maria constata que o Governo Regional está a cumprir, paulatinamente, aquilo que prometeu aos marienses.
Hoje, dia 3 de Fevereiro, no auditório da NAV, foi feita a apresentação do Centro de Treinos da SATA a instalar no Aeroporto de Santa Maria, o que é a concretização de mais um importante compromisso assumido.
Na verdade trata-se de uma importante mais valia para o desenvolvimento da ilha de Santa Maria, e traduz uma estratégia de actuação do Governo Regional no aproveitamento das potencialidades de cada ilha e no contributo que cada uma pode dar para o desenvolvimento económico dos Açores.
Prevê-se que este Centro de Treinos movimente anualmente cerca de 1200 formandos, num total de 14 500 horas de formação, o que ligado à nossa vivência social e económica da ilha gerará mais riqueza pela utilização das nossas unidades hoteleiras, restauração e também comércio local.
Temos vindo a assistir, por parte do PSD, a uma propaganda populista, intriguista e pouco séria de ataque ao Governo Regional e ao Partido Socialista, no que se refere a Santa Maria, o que é uma forma de enganar os marienses, fazendo crer que estão a fazer alguma coisa.
O Partido Socialista repudia esta forma de fazer política, que nada resolve e só complica, e vem mais uma vez dizer aos marienses que está antes empenhado, conjuntamente com o Governo Regional, a encontrar soluções sérias e duradouras, não só para o Aeroporto de Santa Maria, mas também para toda a ilha, sendo prova evidente disto, esta iniciativa da instalação do Centro de Treinos da SATA, bem como as obras da responsabilidade do Governo Regional, que decorrem em Santa Maria e que são a maioria.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Deputados do PS/Açores participam na apresentação do Projecto “Centro de Treinos do Grupo SATA”

Os deputados do PS/Açores estiveram hoje presentes na sessão de apresentação do Centro de Treinos de Tripulantes de Cabine do Grupo SATA, presidida pelo Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.
A instalação do Centro de Treinos de Tripulantes de Cabine do Grupo SATA constituirá “uma importante mais valia, não só para o desenvolvimento da ilha de Santa Maria, mas também para que esta ilha se afirme como um contribuinte líquido do desenvolvimento económico dos Açores”, defendeu esta tarde, em Vila do Porto, o Secretário Regional da Economia.
Vasco Cordeiro, que falava durante a sessão de apresentação desta infra-estrutura, a instalar no aeroporto de Santa Maria, recordou que este “foi um compromisso assumido pelo Presidente do Governo dos Açores”, simbolizando, também por isso, “que um compromisso assumido é um compromisso para cumprir”.
Segundo o governante, este será um investimento “de grande importância para o transporte aéreo nos Açores já que ele se destina a todo o Grupo SATA.
O Secretário Regional da Economia defendeu ainda que “a decisão de instalar este centro de treinos em Santa Maria não teve por fim apenas construir mais uma infra-estrutura nem se esgota nela”. Faz, acrescentou, “parte de uma estratégia que tem vindo a ser seguida pelo Governo dos Açores no sentido de aproveitar o manancial de potencialidades que, em diferentes áreas, existem em todas as ilhas dos Açores”.
“Há que aproveitar, valorizar e potenciar essas mais valias existentes em cada uma das nossas ilhas já que isso permitirá o desenvolvimento da Região como um todo”, acrescentou.
Vasco Cordeiro recordou, por exemplo, que, “ainda recentemente o Governo anunciou um processo de fusão das administrações portuárias e que a sede da empresa será no Faial. Essa localização não foi decidida apenas para instalar algo no Faial, mas sim porque dentro do sistema portuário regional, a ilha do Faial apresenta mais valias que interessa fomentar”.
Ou seja, explicou, “existe uma matriz comum na actuação do Governo que passa por fomentar a coesão regional, não numa perspectiva assistencialista de pensar que determinado investimento se concretiza numa ilha por ela ser mais pequena, mas sim numa estratégia de utilizar e apostar nas potencialidades de cada ilha e no contributo que as mesmas podem dar para o nosso desenvolvimento colectivo”.
No caso do Centro de Treinos de Tripulantes de Cabine, além “do papel de Santa Maria na história da aeronáutica regional, existem aqui instalações que podem ser recuperadas e aproveitadas e que trarão mais desenvolvimento para a ilha”. Basta notar, referiu, o que o centro “irá representar ao nível da movimentação de pessoas durante o ano, assim como na utilização de diferentes serviços”.
Vasco Cordeiro defendeu ainda que “deve-se ter a consciência de que centro pode ser um factor de criação de riqueza e desenvolvimento para a ilha pelo que interessa rentabilizá-la de forma a que não seja uma infra-estrutura desligada da vivência social e económica de Santa Maria”.
O Centro de Tripulantes de Cabine do Grupo SATA irá concentrar as acções de formação que actualmente se realizam no exterior da região, estando previsto que venha a ser frequentado anualmente por 1200 formandos num total de 14.500 horas de formação.

Deputada Bárbara Chaves acompanha visita do Director Regional dos Assuntos do Mar a Santa Maria


Esta quinta-feira, o Director Regional dos Assuntos do Mar, Dr. Frederico Cardigos, visitou as zonas costeiras das Baías de São Lourenço e Maia, fazendo-se acompanhar pela Directora do Parque Natural da Ilha de Santa Maria e pela Deputada Regional Bárbara Chaves.
Na visita foi possível verificar-se o ponto de situação das obras em curso na Baia de São Lourenço, verificando-se que as mesmas seguem a bom ritmo, com o cumprimento integral dos prazos estabelecidos no caderno de encargos.
Na Baia da Maia foram verificados os locais que carecem de intervenção na orla costeira. Actualmente estão a decorrer os necessários procedimentos para a realização do projecto e consequente empreitada, de modo a que se minimizem os danos nas zonas adjacentes.
Os Deputados do PS por Santa Maria têm acompanhado de perto estas e todas as outras intervenções do Governo dos Açores, contribuindo, sempre que necessário, para que ocorram de um modo célere e benéfico para os marienses.

PSD insiste na desestabilização do sector agrícola, afirma Grupo Parlamentar do PS


Permanentemente e de forma atenta e ponderada, o Governo dos Açores tem apoiado e apoia a importação de cereais, de forma a contrariar determinadas tendências de mercado e contribuir afirmativamente para a manutenção do rendimento dos produtores agrícolas açorianos.
Todas as medidas concretas introduzidas pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas destinadas a apoiar a sustentabilidade e a competitividade do sector agrícola são sempre e, oportunamente, analisadas em conjunto com todas as organizações representativas dos agricultores, enquanto parceiros privilegiados para tal resolução, através de um prudente e reflectido acompanhamento da evolução dos mercados.
Desta forma, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, através do Deputado Duarte Moreira, não entende as declarações do Deputado do PSD/Açores, António Ventura, em nota enviada à Comunicação Social, quando afirma que a “subida do preço dos cereais tem sido ignorada pelo Governo Regional”.
Só se entendem tais declarações de quem insiste na desestabilização do sector agrícola açoriano com falsas informações, ao mesmo tempo que, sistematicamente, vem a público reivindicar medidas que o Governo dos Açores já colocou em prática, numa descarada tentativa de marcar agenda política, sublinhou Duarte Moreira.
Através de várias resoluções do Conselho do Governo e de diplomas regulamentadores, que operacionalizam os apoios directos ao aprovisionamento de matérias-primas e à alimentação animal em especial, o Governo Regional dos Açores tem vindo a apoiar toda a produção animal da Região com o objectivo de defender o rendimento do agricultor açoriano.
Uma vez que os apoios são conhecidos e sempre publicitados no Jornal Oficial da RAA, as inventivas do Deputado António Ventura e do PSD só se entendem como resultado de uma má-fé política ou desconhecimento grave, num ou noutro caso inaceitável.

Deputada Bárbara Chaves presente nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas


No âmbito das Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, realizou-se no dia 2 de Fevereiro, no auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, uma palestra com comunicações do Director Regional dos Assuntos do Mar – Dr. Frederico Cardigos e da Autoridade Marítima – Capitão do Porto Comandante João Rodrigues Gonçalves, na qual a Deputada Bárbara Chaves esteve presente.
As comunicações centraram-se na Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas – Zona Húmida de Interesse Internacional (Sítio Ramsar).
Inserido ainda nas Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, realçando a importância destas zonas para as aves em geral e para aves migratórias, estará patente de 1 de Fevereiro a 31 de Março, no Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, a Exposição Fotográfica “Aves nos Açores” com fotografias da autoria de Carlos Ribeiro e Nuno Fonseca.