quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comunicado de Imprensa

PS trabalha por Santa Maria


1. O PS congratula-se por finalmente ter ocorrido a abertura da Biblioteca Municipal em Vila do Porto, que constituiu um investimento de enorme visão e capacidade criativa do Partido Socialista na Câmara Municipal de Vila do Porto, permitindo reabilitar e ampliar o edifício do Solar da Boa Nova, sito na Zona Histórica, adaptando-o a biblioteca e arquivo municipal;

2. O PS não vê este importante investimento como um “favor” ao Governo Regional e lamenta que o actual Presidente da Câmara do PSD tenha proferido tais afirmações perante uma obra que é um marco do espírito empreendedor e da dinâmica dos Socialistas à frente dos destinos de Vila do Porto.

3. Esse espírito é bem visível ao nível dos investimentos do Governo a decorrer na Ilha de Santa Maria, de que são exemplo a Pousada da Juventude, a Requalificação da Orla Marítima em São Lourenço, a Regularização do Piso da Rua José Leandres de Chaves, o Ramal de Ligação entre a EBISM e a Rua do Cotovelo.

4. Estão passados quase dois anos de governação autárquica do PSD, em Vila do Porto. É pois tempo de fazer um balanço. O PS quer saber quando serão realizados os inúmeros investimentos constantes do Programa Eleitoral do PSD para a Câmara e que tardam a aparecer. A saber:

- A “rápida” aquisição da antiga Fábrica da Telha?

- O Pavilhão Multi – Usos nos Anjos?

- Construção de um novo Centro Administrativo incluindo Tribunal e Finanças?

- Protecção da Orla Costeira e construção de um Pontão de Acostagem de Embarcações na Praia Formosa?

- Ou até o Oceanário Virtual e Multimédia?

Será que alguma destas obras se irá realizar ou irá o Presidente da Câmara continuar a lamentar-se da falta de verbas, alinhando num discurso populista que hipotecará o futuro dos Marienses, fazendo com isso, ele sim, favores ao partido que o elegeu?

5. O Partido Socialista repudia esta forma de fazer política que nada resolve e só complica e vem mais uma vez dizer aos Marienses que está antes empenhado, conjuntamente com o Governo Regional, a encontrar sérias e duradouras soluções, não só para Vila do Porto mas também para toda Ilha, sendo prova evidente disto, a recente iniciativa da instalação do Centro de Treinos da SATA.

6. O Partido Socialista não faz favores a ninguém. Na Autarquia, no Governo e na Assembleia Regional, o que nos move é o bem-estar dos Marienses e as garantias de mais e melhor futuro para Santa Maria.

7. O Partido Socialista de Santa Maria desafia, assim, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto a esclarecer os marienses: pretende avançar com os investimentos que prometeu ou vai por o concelho a marcar passo mais dois anos?

Secretariado de Ilha do PS/Santa Maria

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Observatório do leite proposto pelo PSD não teria acesso aos dados importantes, garante Duarte Moreira

O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, garantiu hoje que o Observatório do Leite proposto pelo PSD/Açores é muito semelhante ao Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), um organismo público que está em pleno funcionamento. “Com pequenas diferenças, as competências e a composição do observatório proposto pelo PSD é bastante semelhante ao IAMA”, razão pela qual torna-se evidente que o novo organismo proposto pela bancada social-democrata seria, apenas, duplicação de despesa, afirmou o parlamentar socialista. Para o Grupo Parlamentar do PS/Açores, esta proposta do PSD/Açores vai, assim, em sentido contrário ao que se passa no país, em que a palavra de ordem é cortar na despesa pública. No plenário que decorreu na cidade da Horta, Duarte Moreira adiantou, ainda, que o Grupo Parlamentar do PS/Açores não tem “nada contra a criação de organismos públicos, desde que eles venham, efectivamente, colmatar falhas, deficiências ou ausências em determinados sectores, o que não é o caso desta situação em concreto. “Além disso e sobre a recolha de dados estatistístcos, dificilmente um organismo deste tipo poderia ter acesso aos dados que importam para se perceber a formação dos preços dos lacticínios”, garantiu Duarte Moreira, porta-voz da bancada socialista para a Agricultura. Por questões legais, os dados de interesse sobre grande distribuição não ficarão acessíveis através de um observatório como o proposto pelo PSD, assegurou o parlamentar socialista, ao adiantar que, para além do mais, o Instituto Nacional de Estatística e o Serviço Regional de Estatística dos Açores recolhem, trabalham e publicam muitos destes dados. Duarte Moreira recordou, também, que o Grupo Parlamentar do PS/Açores já anunciou a apresentação de um Projecto de Resolução para permitir que o IAMA passe a ter funções reforçadas de observação e acompanhamento dos mercados em toda a fileira da produção agrícola e servindo todas as valências da agricultura açoriana.

Horta, 14 de Abril de 2011.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Governo aumenta valor dos apoios a conceder no âmbito da habitação degradada

Com a publicação do Decreto Regulamentar Regional, que regulamenta o regime jurídico da concessão dos apoios financeiros a obras de reabilitação, reparação e beneficiação em habitações degradadas, o Governo dos Açores passa a apoiar habitações cuja área bruta de construção seja superior a 160 m2 e a suportar as despesas elegíveis inerentes ao processo de regularização da titularidade do direito de propriedade do imóvel candidato e do registo do ónus de inalienabilidade.
Recorde-se que o novo diploma regulamenta o Decreto Legislativo Regional que estabelece o regime de compartição na recuperação de habitação degradada, o qual introduziu inovações naquele regime, nomeadamente: o alargamento do leque de beneficiários abrangidos pelos apoios à habitação degradada, através de um regime excepcional de acesso, e o aumento do limite máximo de rendimentos por agregado familiar.
Através destes diplomas, é ainda possível a recandidatura nos casos em que já tenham decorrido mais de 10 anos entre a concretização total do apoio concedido e a mesma.
No que concerne ao montante de apoios a conceder, o mesmo será o correspondente ao valor da intervenção a realizar, tendo em consideração a composição do agregado familiar do candidato, a tipologia adequada, a área bruta máxima da habitação e o valor máximo elegível por metro quadrado.
O valor máximo de apoio para os agregados familiares que se enquadram na classe I corresponde a 70% do valor de construção, actualmente praticado, para uma habitação a custos controlados, atenta a tipologia adequada às suas características.
O valor máximo de reabilitação por metro quadrado pode ser ainda anualmente alterado e é majorado em 10 % quando a habitação a recuperar se situe nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.
As verbas concedidas pelo Governo destinam-se a dotar as habitações de condições e de segurança a todos os agregados familiares abrangidos por estes apoios.
Esta alteração, no âmbito dos apoios em matéria de habitação degradada, vem beneficiar a preservação do património cultural e a manutenção dos postos de trabalho na área da construção civil.

GaCS\SM

Núcleo Museológico Aeronautico na Ilha de Santa Maria


A Assembleia Legislativa Regional apreciou e votou um projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo para desenvolver as diligências necessárias com vista à criação de um núcleo museológico aeronáutico na ilha de Santa Maria.
O Deputado Duarte Moreira, em nome do PS, fez saber, que este é um assunto que desde a primeira hora o grupo parlamentar do Partido Socialista tem prestado toda a atenção, considerando que é fundamental preservar para a posteridade uma parte importante da história da ilha de Santa Maria e da própria Região, que se relaciona com o seu Aeroporto e com a sua actividade aeronáutica, daquela que foi a principal porta de entrada e saída dos Açores.
Tanto é assim, que o PS já havia colocado no seu manifesto eleitoral para as regionais de 2008 o compromisso de instalar na zona histórica de Vila do Porto uma extensão do Museu de Santa Maria.
Posteriormente, mais concretamente a 29 de Abril de 2010, a quando da visita estatutária do Governo à ilha de Santa Maria, foi decidido em Conselho de Governo, conforme consta no respectivo comunicado, avançar com a concretização deste projecto, sendo que por proposta dos Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral desta ilha, foi decidido incorporar no programa museológico um núcleo dedicado à história da aeronáutica desta ilha, e que se confunde desde a primeira metade do século XX com a sua própria história.
Dando inicio à concretização desta determinação do Governo, foram já adquiridos imóveis da zona histórica onde se vai instalar a extensão do Museu, tendo inclusive já sido efectuados as primeiras prospecções arqueológicas, tendo também sido contactadas, pelo Director Regional da Cultura, as empresas ANA, SA., e NAV, EP, no sentido de dar conhecimento desta intenção do Governo.
Acresce ainda que o Plano para 2011, aprovado na Assembleia Legislativa Regional, contempla uma verba de 319000 euros para este efeito.
Face aos factos aqui referidos, atendendo a que os mesmos são públicos, não restou outra alternativa ao PS, se não votar contra este projecto de resolução, que recomendava algo que o governo está já a fazer.
O PS reitera a sua posição de, no âmbito da instalação da extensão do museu de Santa Maria em Vila do Porto, criar um núcleo museológico dedicado à aeronáutica civil da Ilha, como está já a ser implementado.

Horta, 13 de Abril de 2011

Intervenção da Deputada Bárbara Chaves em Plenário




Apresentação do Projecto de Decreto Legislativo Regional
Alteração do Decreto Legislativo Regional 47/2008/A, de 7 de Novembro relativo à criação do Parque Natural da Ilha de Santa Maria



Senhor Presidente da Assembleia
Senhoras e Senhores Deputados
Senhor Presidente do Governo
Senhoras e Senhores Membros do Governo

A protecção e a gestão integrada do ambiente são aspectos que têm merecido, ao longo dos anos, uma atenção especial por parte do Partido Socialista, constituindo um factor fundamental para o desenvolvimento sustentável dos Açores.

Nesse sentido, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista deu entrada nos serviços da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um projecto de Decreto Legislativo Regional para alteração do Decreto Legislativo Regional n.º 47/2008/A, de 7 de Novembro, que permitiu a criação do Parque Natural da ilha de Santa Maria e uniformizou as áreas classificadas de Santa Maria, integrando todas as categorias de áreas protegidas e seguindo a classificação adoptada pela IUCN, segundo previsto no Decreto Legislativo Regional n.º 15/2007/A, de 25 de Junho.

Porque as questões do ambiente são essencialmente dinâmicas e não estáticas, decorridos três anos da sua implementação, a experiência e o conhecimento entretanto adquiridos recomendam a introdução de alterações ao respectivo instrumento jurídico.

Isto porque se verifica, efectivamente, a existência de normas que devem ser clarificadas, bem como a necessidade de introdução de aspectos não incluídos inicialmente no Decreto Legislativo Regional nº 47/2008/A e que a prática demonstrou necessidade de acautelar.

Para além da alteração de algumas normas, no projecto é incluída uma norma que visa responder à necessidade de incrementação das medidas que conduzam à reabilitação da paisagem da cultura da vinha das baias de São Lourenço e Maia, permitindo deste modo ao Governo Regional a criação de apoios para que possam ser reabilitados os quartéis de vinha existentes nesses locais já classificados como área de paisagem protegida.

São igualmente introduzidas normas de utilização e intervenção nas jazidas fósseis de Santa Maria, clarificando os procedimentos e as regras aplicáveis a todos os que pretendam intervir ou estudar essas áreas, como forma de valorização desse recurso tão importante para Santa Maria, como é o caso dos fósseis.

Considera o Grupo Parlamentar do Partido Socialista que a alteração do diploma que procede à criação do Parque Natural da Ilha de Santa Maria vem de encontro às pretensões da sociedade mariense, promovendo a protecção dos recursos naturais em presença, sem esquecer que as pessoas fazem parte do meio ambiente e que tem o direito de o usufruir de um modo sustentável.

Disse.

Horta, Sala das Sessões, 13 de Abril de 2011

A Deputada Regional do PS/Açores
Bárbara Pereira Torres de Medeiros Chaves

Duarte Moreira destaca medidas concretas para a Agricultura e Pescas

O deputado do PS/Açores, Duarte Moreira, destacou hoje as várias medidas concretas de apoio e desenvolvimento da Agricultura e das Pescas apresentadas pelo Governo e pela bancada parlamentar do PS, que contrastam a atitude de crítica constante dos partidos da oposição.
Numa intervenção no plenário que está a decorrer na cidade da Horta, o parlamentar socialista salientou que Jornadas Parlamentares, recentemente realizadas em Ponta Delgada, culminaram com uma série de propostas objectivas para estes dois sectores de actividade de grande importância económica e social.
Perante os deputados açorianos, Duarte Moreira adiantou que a bancada socialista, depois de ouvir os representantes dos dois sectores, decidiu avançar com uma proposta para o lançamento de um sistema de notoriedade dos produtos dos Açores, além de uma iniciativa para a criação do “ninhos de empresas agrícolas”, que pretende incentivar o empreendedorismo de jovens na área agrícola.
Além destas medidas, Duarte Moreira lembrou que Carlos César anunciou que o Governo Regional vai avançar com um programa destinado a melhorar a qualificação e a gestão no sector cooperativo agrícola, através de apoios para a colocação de técnicos qualificados nas cooperativas de menor dimensão e com viabilidade comprovada.
Na sua intervenção de tribuna, o deputado do PS/Açores garantiu, também, que a acção pró-activa do Grupo Parlamentar estende-se às Pescas, através das já anunciadas propostas para a abertura do capital da empresa Espada Pescas às associações do sector e para o reforço da pequena pesca artesanal em todas as ilhas, numa zona até às seis milhas.
Duarte Moreira congratulou-se, ainda com o anúncio que será lançado pelo Governo o programa “Reconverter Pescas” destinado aos profissionais da pesca com idade superior a 18 anos e que não possuam a qualificação suficiente e adequada, particularmente, em comunidades que registam uma maior pressão de mão-de-obra no sector, como Rabo de Peixe, São Mateus ou Ribeira Quente.
“O que diferencia o PS de outros partidos são as nossas acções, as obras, as iniciativas, os apoios e as medidas, que se traduzem numa evolução e modernização dos sectores” da Agricultura e das Pescas, concluiu Duarte Moreira.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Deputados em Sessão Legislativa


Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

IX Legislatura


Período de Abril de 2011


Agenda

1 - APRESENTAÇÃO DAS SEGUINTES INICIATIVAS PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD: ANTEPROPOSTA DE LEI N.º 1/2011 – “SEGUNDA ALTERAÇÃO À LEI N.º 79/98, DE 24 DE NOVEMBRO, ALTERADA PELA LEI N.º 62/2008, DE 31 DE OUTUBRO, QUE APROVA O ENQUADRAMENTO DO ORÇAMENTO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES”; PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 7/2011 – “REGIME DE INFORMAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE CONTAS PELO SECTOR PÚBLICO EMPRESARIAL REGIONAL À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA”; PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 8/2011 – “ALTERAÇÃO AO DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 54/2006/A, DE 22 DE DEZEMBRO - ORGÂNICA DOS SERVIÇOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES, ALTERADO PELO DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 3/2009/A, DE 6 DE MARÇO”; PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 26/2011 – “DESAGREGAÇÃO DOS MAPAS QUE INTEGRAM O ORÇAMENTO DA REGIÃO”; PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 27/2011 – “APROVAÇÃO DE UM CÓDIGO DE BOM GOVERNO PARA O SECTOR EMPRESARIAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES”;


2 - PETIÇÃO N.º 3/2011 – “NÃO AO PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA VELHA SEM DISCUSSÃO PÚBLICA”, APRESENTADA POR TERESA ARMAS CAVALEIRO DE FERREIRA, NA QUALIDADE DE PRIMEIRA SUBSCRITORA;


3 - PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 2/2011 – “REGIME JURÍDICO DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E FORMAÇÃO PELA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES” APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PS;


4 - PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 11/2010 – “BOLSA REGIONAL AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO BE;


5 - PETIÇÃO N.º 10/2010 – “CONSTITUIÇÃO DOS HORÁRIOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, DA EDUCAÇÃO E ENSINO ESPECIAL E DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO, EM FUNCIONAMENTO NAS UNIDADE ORGÂNICAS DA RAA”, - APRESENTADA POR ANTÓNIO JOSÉ CALADO LUCAS, NA QUALIDADE DE PRIMEIRO SUBSCRITOR;


6 - PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 1/2011 – “RECOMENDA AO GOVERNO QUE DESENVOLVA AS DILIGÊNCIAS NECESSÁRIAS COM VISTA À CRIAÇÃO DE UM NÚCLEO MUSEOLÓGICO AERONÁUTICO NA ILHA DE SANTA MARIA ”, APRESENTADO PELA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PCP;


7 - APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO EVENTUAL PARA ANALISAR A APLICAÇÃO DE UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO NO COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL, NA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES;


8 - PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 3/2011 – “ESTABELECE O REGIME JURÍDICO DE ACESSO E DE EXERCÍCIO DA ACTIVIDADE DE ORGANIZAÇÃO DE CAMPO DE FÉRIAS”;


9 - PROJECTO DE RESOLUÇÃO N.º 6/2011 – “CONSTRUÇÃO DE UM MUSEU NA ILHA DO CORVO”, APRESENTADO PELA REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR DO PPM;


10 - PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 4/2001 – “OBSERVATÓRIO DO LEITE E PRODUTOS AGRO-ALIMENTARES”, APRESENTADO PELO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD;


11 - PROPOSTA DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 7/2011 – “APROVA O REGIME JURÍDICO DA GESTÃO DAS ZONAS BALNEARES, DA QUALIDADE DAS ÁGUAS BALNEARES E DA PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA NOS LOCAIS DESTINADOS A BANHISTAS. TRANSPÕE PARA A ORDEM JURÍDICA REGIONAL A DIRECTIVA 2006/7/CE, DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO DE 15 DE FEVEREIRO, RELATIVA À GESTÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS BALNEARES”;


12 - PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA O DEPUTADO FRANCISCO DA SILVA ÁLVARES PRESTAR DEPOIMENTO ESCRITO, NA QUALIDADE DE EVENTUAL RESPONSÁVEL FINANCEIRO, NO ÂMBITO DA AUDITORIA REALIZADA AO MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO – ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE SANEAMENTO FINANCEIRO (ANTEPROJECTO DE RELATÓRIO DE AUDITORIA – PROC. N.º 10/116.02.;

domingo, 10 de abril de 2011

XVII Congresso Nacional do Partido Socialista

Está a decorrer o XVII Congresso Nacional do Partido Socialista, em Matosinhos.

O evento, tem sido marcado por intervenções que denotam um forte sentido de responsabilidade, tão necessário para que o nosso País consiga enfrentar e ultrapassar a crise económica, de forma a que os portugueses possam viver melhor.

É preciso confiar no futuro! Só o Partido Socialista tem a experiência necessária e o sentido de responsabilidade para governar Portugal. Apesar das dificuldades estamos prontos para continuar a trabalhar em Portugal, para Portugal e com os Portugueses.

Contamos com todos!



Acompanhe todos os momentos do Congresso Nacional em


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Carlos César anuncia novos programas para pescadores e cooperativas agrícolas

O líder do PS/Açores, Carlos César, anunciou hoje a criação de programas específicos para a formação de pescadores açorianos e para dotar as cooperativas agrícolas da Região de técnicos que garantam uma melhor profissionalização da sua gestão.

No encerramento das Jornadas Parlamentares do PS/Açores, Carlos César adiantou que, em relação às Pescas, tem sido desenvolvido um esforço na sua modernização e um acompanhamento permanente que se tem estendido no apoio social às famílias de pescadores em situação mais difícil.

“Ao longo destes últimos meses, temos vindo a aplicar mais de uma dezena de medidas inovadoras que têm permitido efectuar uma reconversão muito grande no sector e são importantes, neste quadro, as iniciativas anunciadas nestas jornadas parlamentares”, afirmou.

Perante os deputados socialistas, o Presidente do PS/Açores adiantou que está em preparação o lançamento do programa “Reconverter Pescas”, destinado aos profissionais da pesca com idade superior a 18 anos e que não possuam a qualificação suficiente e adequada, particularmente, em comunidades que registam uma maior pressão de mão-de-obra no sector, como Rabo de Peixe, São Mateus ou Ribeira Quente.

“Em relação à Agricultura, é igualmente importante investir na melhoria dos recursos humanos e na qualidade de gestão da economia do sector”, assegurou Carlos César, ao adiantar que, por isso, o Governo Regional vai avançar com um programa destinado a melhorar a qualificação e a gestão no sector cooperativo agrícola.

Com esta iniciativa vai ser possível “colocar técnicos recém-formados nas cooperativas de menor dimensão, com viabilidade comprovada, através da concessão de um apoio financeiro que irá diminuindo com o tempo e que ajudará à fixação de um corpo técnico qualificado, para profissionalizar a gestão”, explicou.

“Este é um desafio de grande relevância para o sector cooperativa agrícola e é, também, uma forma de incentivar o emprego jovem qualificado num sector que tem sido garante de estabilidade em termos criação de riqueza e laborais, mesmo perante o actual clima de imprevisibilidades”, disse o líder do PS/Açores.

No encerramento das jornadas, Carlos César considerou, também, que a alteração anunciada pelo Grupo Parlamentar da orgânica do IAMA pretende melhorar o empenhamento deste instituto na recolha e tratamento de dados sobre os mercados dos principais factores de produção e comercialização, com uma relevância especial para a actividade agrícola em geral e não apenas para o leite ou para a carne.

“É bom que se aclare que a revisão que está prevista para o IAMA não tem a ver com a proposta de criação do Observatório do Leite, já que o IAMA terá como funções reforçadas a observação e acompanhamento dos mercados em toda a fileira da produção agrícola e servindo todas as valências da agricultura”, garantiu.

Sobre a situação do país, o Presidente do PS/Açores manifestou-se preocupado, alegando que uma coisa era o PEC IV, com medidas conhecidas, claras e transparentes, e “outra coisa é o vazio gerado pelo interregno forçado introduzido no país e que gerará, necessariamente, um período de medidas mais agressivas de austeridade”.

“O derrube do Governo, estimulado pelo Presidente da República e consumado pelo PSD e pelos outros partidos, abriu uma crise política que está a prejudicar muito o nosso país e introduziu a inconveniência de uma situação de paralisação que poderá provocar, mais cedo ou mais tarde, a uma intervenção externa”, alertou o líder dos socialistas açorianos.

Carlos César recordou ainda que, na noite das eleições presidenciais, “quando se vislumbrava uma oportunidade de uma reconciliação nacional e uma promessa de estabilidade, a mensagem do Presidente da República, infelizmente, foi a inversa e foi perturbadora”.

“Não me surpreende esta crise porque, na posse do Presidente da República, quando parecia ser um momento privilegiado para essa retoma e para essa reconciliação, por culpa do próprio Presidente da República, reforçou-se essa tensão institucional e foi estimulado um clima que se veio repercutir no Parlamento, com o derrube do Governo”, disse.

“Depois do Governo de Sócrates conseguir o apoio de todas as instâncias influentes europeias e dos principais dirigentes europeus para um Programa de Estabilização e Consolidação Orçamental – o PEC IV - a oposição comunista e de direita logo se uniu numa coligação negando esse apoio no Parlamento”, criticou também o Presidente do PS/Açores.

Carlos César lembrou, ainda, que quando o Primeiro-Ministro apelou ao diálogo para aprovação do PEC, mostrando abertura para alterações, essa proposta foi liminarmente rejeitada sem que tivesse sido apresentada outra alternativa que não fosse a disputa eleitoral do poder político, gerando a situação de paralisia em que o país se encontra.

“O Presidente da República que tanto falou antes do PEC IV, emudeceu quando ele foi apresentado, não contribuindo como devia, no momento exacto em que devia fazê-lo, para a estabilidade política e para aprovação de um programa sério e certificado pela União Europeia de austeridade e para poupar o país a esta crise danosa, provocada por este interregno que vai gerar, certamente, a necessidade de medidas muito mais austeras e muito piores para as famílias e para as empresas”, lamentou.

“Perante tudo isso, não admira a situação de grande fragilidade actual, com o país sem um governo no uso dos seus plenos poderes, com menor capacidade negocial e a perder tempo e dinheiro que muita falta nos fará”, disse Carlos César, para quem, em pouco tempo, já se percebeu uma série de incoerência no discurso do líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

“Vamos ter todos muitas saudades do PEC IV, mas não devemos esquecer que essas saudades que vamos sentir por causa do acréscimo de medidas de austeridade e por causa de mais dificuldades se deve à irresponsabilidade conjugada dos partidos da oposição liderados pelo PSD de Passos Coelho”, afirmou Carlos César.

Sobre a Região, o líder do PS/Açores defendeu que, para se ultrapassar as dificuldades que ainda atingirão os Açores, em virtude do adensamento da crise política e financeira nacional, é “importante que todos juntos – deputados, governo, autarcas, colaboradores do PS com ou sem filiação, parceiros sociais – partilhemos a ambição de estimular os progressos e de fazer face aos novos desafios”.

“É bom que o PS mostre que é um partido social e que mantem as suas raízes populares e que aprende e se actualize constantemente numa relação com as pessoas, sejam elas do PS ou não”, alegou Carlos César.

“Nós queremos que os açorianos, nesta fase mais difícil que o país atravessa, se sintam mais seguros e que, com as dificuldades actuais, sintam que não estão sozinhos, e que têm um governo ciente destas dificuldades e determinado em supera-las”, concluiu.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Deputados do PS/Açores em Jornadas Parlamentares na ilha de São Miguel

O líder parlamentar do PS/Açores anunciou, hoje, várias medidas para os sectores da Agricultura e Pescas, que pretendem aumentar o rendimento dos produtores e pescadores e amenizar os efeitos na Região da actual conjuntura económica desfavorável. Na abertura das Jornadas Parlamentares socialistas sobre o sector primário, que estão a decorrer em Ponta Delgada, Berto Messias salientou que estas propostas vão resultar em iniciativas legislativas a apresentar à Assembleia Legislativa a curto prazo para estes dois sectores de actividade, tendo em conta a sua importância económica e social. No âmbito das Pescas, o Presidente da bancada socialista anunciou o reforço das medidas de protecção à pequena pesca artesanal de cada ilha, de forma a melhorar a sustentabilidade dos recursos marinhos na zona entre a costa e as seis milhas. “Estas medidas, que podem ser temporárias e diferentes para cada ilha, podem incluir a proibição de utilização de determinadas artes de pesca, a limitação do número e tipo de embarcações que podem aceder à zona ou a criação de reservas integrais”, explicou Berto Messias. Além disso, fora da zona das seis milhas importa reforçar as medidas de ordenamento das actividades pesqueiras, consoante as características das pescarias e das embarcações. Na sua intervenção inicial, Berto Messias adiantou ainda que, para a valorização do pescado dos Açores e do rendimento dos pescadores, será apresentada uma proposta para a abertura do capital social da EspadaPescas - empresa de comercialização da Lotaçor - às associações da pesca. Com esta medida, será possível aos pescadores entrarem no “circuito de comercialização de pescado”, salientou Berto Messias, ao adiantar que será, também, proposto que a referida empresa desenvolva estratégias de comercialização e de distribuição no Continente Europeu, de forma a valorizar o pescado capturado na Região e, assim, possa proporcionar melhores rendimentos aos pescadores açorianos. Paralelamente a estas iniciativas legislativas, a bancada parlamentar do PS criará um grupo de trabalho sobre os desafios das pescas nos Açores e que terá a função de elaborar uma radiografia pormenorizada ao sector. “Serão desenvolvidos contactos com as associações representativas do sector, com entidades regionais, nacionais e europeias e, posteriormente, será apresentado ao Parlamento açoriano o relatório de interesse relevante regional com as conclusões do trabalho desenvolvido e com as linhas orientadoras para o futuro”, afirmou Berto Messias. Num discurso também com grande enforque na Agricultura açoriana, o Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores anunciou propostas para este sector, caso da alteração da orgânica do IAMA – Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas para realçar a competência desta entidade na recolha e tratamento de dados dos mercados dos principais produtos. Pretende-se com esta proposta que o IAMA faça o acompanhamento de toda a cadeia de valor, desde a produção até à última venda, elaboração e publicação da informação tratada, evolução dos mercados agrícolas e balança agro-alimentar e recolha, tratamento e publicação relativo ao controlo de qualidade e normas de higiene e sanitárias. Ainda no âmbito agrícola, Berto Messias anunciou, também, a criação de um “ninho de empresas agrícolas”, o qual poderá ser desenvolvido no âmbito das próprias associações de produtores. “Esta medida pode e deve ser um importante veículo para a diversificação”, explicou Berto Messias. Está, também, prevista a criação de um sistema de certificação dos produtos dos Açores – Marca Açores – utilizando a mesma imagem para todos os produtos agrícolas, piscícolas, produtos transformados, que tenham determinadas características de qualidade. A intenção é juntar esta imagem à imagem do Turismo na Região, ao mesmo tempo que são criados incentivos ao consumo de produtos regionais, através de uma linha comum – “orgulho no que é nosso”, explicou o parlamentar socialista. Berto Messias não deixou de se referir à questão do anunciado fim das quotas leiteiras, defendendo que a posição do PS/Açores tem sido coerente: este é o regime que melhor defende os interesses regionais. “A posição do PS/Açores tem sido sempre a mesma, desde há anos a esta parte: Portugal deve defender o sector leiteiro como estratégico, tendo em consideração que a economia dos Açores depende, em larga escala e de forma directa e indirecta, do sector dos lacticínios e da produção de leite”, disse. “O país precisa de perceber que não pode – digo mais – que não está em condições de desperdiçar todo este capital”, alertou Berto Messias, que deixou o seguinte repto: “o próximo Governo da República, seja ele de que partido for, deve dar à produção de leite uma importância mais reforçada nas negociações com Bruxelas”.

sábado, 2 de abril de 2011

Governo renova e moderniza sistema de transporte público de passageiros em Santa Maria

A ilha de Santa Maria vai dispor de um novo serviço de transporte público colectivo regular de passageiros, o que representa, segundo o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, um “novo passo em prol da qualidade dos autocarros, com novos itinerários e novos tarifários, adequados e ajustados a uma realidade que o Governo está a incrementar em toda a Região”. Nas palavras do governante, Santa Maria inicia agora “uma nova viagem nos transportes colectivos, uma viagem enquadrada segundo várias características de qualidade e segurança”. No âmbito do contrato assinado hoje, em Vila do Porto, o consórcio Caetano, Raposo e Pereira, Auto Viação Micaelense e Varela & C.ª, vão adquirir seis autocarros novos (três mini-bus, um médio e 2 grandes) e proceder à adequação dos itinerários conforme o número de utentes a servir. O Governo dos Açores pretende, desta forma, que o sistema de transporte colectivo de passageiros garanta o transporte do maior afluxo de passageiros no período escolar, ajustando-se automaticamente em termos de carreiras e horários fora deste período, épocas que registam menor afluência de utentes. Está ainda prevista a criação de duas carreiras em período de Verão, Cais de Vila Porto-Hotéis e Vila Porto-Praia Formosa, constituindo uma alternativa de transporte para quem chega de barco e que queira deslocar-se para o centro da Vila e ou da Vila para a zona balnear. O contrato será celebrado pelo período de seis anos, podendo ser prorrogada por um período máximo de até três anos e representa um investimento público superior a um milhão e seiscentos mil euros. O sistema de transporte colectivo regular de passageiros na ilha de Santa Maria proposto baseia-se num sistema de 6 carreiras, divididas em 3 períodos distintos ao longo do ano - dias úteis em período escolar, dias úteis em período não escolar e horário de verão. Para o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos esta nova aposta representa um importante complemento na mobilidade interna e na oferta turística, permitindo maior mobilidade de passageiros entre as freguesias e a sede do concelho. Entre o Aeroporto e o Cais funcionará uma carreira urbana de transporte de passageiros regular que percorre as principais zonas urbanas de Vila Porto, em intervalos de hora a hora. O Governo Regional tem dado uma especial atenção aos transportes colectivos, não só ao nível da renovação da frota, mais de 90 por cento das viaturas foram renovadas nos últimos anos ao abrigo do SIRIART, e esta renovação representa, segundo José Contente, um acréscimo de qualidade e de segurança, mas também a diminuição da factura energética dos Açores “porque estas viaturas têm um consumo menor, importante sob o ponto de vista da rentabilidade da empresa, e geradora de mais riqueza da Região porque necessitamos de importar menos combustível.” O Secretário Regional referiu ainda que este contrato representa a “atenção social do Governo aos investimentos que faz, tendo ficado estabelecido numa das cláusulas a defesa dos actuais funcionários da empresa de transportes colectivos que vigorou até hoje, são-lhes garantidas todas as condições de trabalho e regalias e serão reintegrados também neste novo serviço”, acrescentou. À semelhança do que a tutela já efectuou na ilha das Flores, Santa Maria vê agora também renovado e reformulado o actual sistema de transporte público de passageiros “que necessitava de uma profunda reforma”, frisou o governante.

Gacs


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bancada do PS em contacto com associações de Santa Maria




O Grupo Parlamentar do PS/Açores reuniu-se, esta quinta-feira, com três instituições da ilha de Santa Maria, no âmbito de contactos que está a desenvolver com associações de apoio à Mulher da Região. Esta ronda de contactos em Santa Maria, que se vai estender a outras ilhas e instituições dos Açores, incluiu o Recolhimento de Santa Maria Madalena, a Associação Salvaterra e a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria. As deputadas socialistas salientaram o trabalho desenvolvido por estas duas IPSS em Santa Maria, fundamental para apoio social a várias camadas da sociedade, como a terceira idade, vítimas de violência doméstica, através da coordenação da Direcção Regional de Igualdade de Oportunidades, e formação de beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. Durante a visita, as parlamentares do PS/Açores congratularam-se, ainda, com a iniciativa da Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, formada por nove cooperantes, que criaram os seus postos de trabalho, há mais de 20 anos. Verificou-se com satisfação que a cooperativa possui cooperantes jovens, constituindo um garante para a continuidade do trabalho iniciado por mulheres que tiveram a coragem de criarem os seus próprios postos de trabalho e cujos objectivos foram conseguidos. Recorde-se que, a 09 de Março, o Grupo Parlamentar do PS/Açores iniciou uma série de contactos com instituições de apoio à Mulher, um trabalho que pretende que seja aberto e de análise da legislação já existente sobre esta matéria.

Deputado Duarte Moreira na Comissão de Economia



O Deputado Duarte Moreira participou hoje em mais uma reunião da comissão permanente de economia, realizada em Ponta Delgada, em que esteve em análise a proposta do PSD para a criação de um organismo público, o designado Observatório do Leite e Produtos Agro-Alimentares, proposta que teve os votos contra do PS. Este seria um organismo que não acrescentaria nada de novo, existindo serviços públicos, nomeadamente o IAMA e o SREA, que têm a função de desenvolver as actividades de recolha, tratamento e publicação de dados, que este observatório se propunha, pelo que constituiria uma duplicação de funções, para além de estar ainda, por razões legais e por questões relacionadas com a concorrência, impedido de aceder aos dados que efectivamente interessaria conhecer, para se ter a noção exacta de como são formulados os preços de venda ao consumidor dos produtos agrícolas, em particular os do leite. Sendo que mais de 80% dos produtos lácteos são vendidos fora da Região, a grandes grupos da distribuição, não foi também clarificada a forma como este observatório, de cariz Regional, actuaria perante estes grandes grupos, que não estão obrigados a divulgar os dados relacionados com as suas vendas. Ou seja, na prática este seria um organismo que para além de não ser eficaz no que se propunha, duplicaria funções de outras entidades já existentes, sendo, por isso, um desperdício de dinheiros públicos. Duarte Moreira, defendeu ainda que a criação do centro açoriano do leite e lacticínios, entidade inter-profissional de cariz privado, poderá constituir uma importante ferramenta para o futuro deste sector económico dos Açores.

Grupo Parlamentar apresenta proposta para permitir reabilitar vinha e proteger fósseis em Santa Maria

O Grupo Parlamentar do PS/Açores vai apresentar um Projecto Decreto Legislativo Regional que altera o Parque Natural da Ilha de Santa Maria para permitir a reabilitação da vinha em São Lourenço e na Maia e para reforçar a protecção das jazidas fósseis existentes na ilha. Esta iniciativa legislativa da bancada socialista pretende, assim, alterar o Decreto Legislativo Regional que criou, em 2008, o Parque Natural da Ilha de Santa Maria, uma vez que, decorridos três anos, a experiência e o conhecimento adquiridos recomendam a introdução de alterações ao instrumento jurídico em causa. Com esta proposta, a bancada parlamentar socialista pretende incluir “normas que visam responder à necessidade de incrementação de medidas para a reabilitação da cultura da vinha nas áreas protegidas de São Lourenço e da Maia, permitindo ao Governo Regional criar apoios para que possam ser reabilitados os quartéis de vinha existentes nesses locais”. Além disso, este diploma introduz normas de utilização e de intervenção nas jazidas fósseis de Santa Maria, que representam uma espécie de memória biológica das áreas onde se encontram, clarificando os procedimentos e as regras aplicáveis a todos os que pretendem intervir ou estudar essas áreas. Segundo o Grupo Parlamentar do PS/Açores, este diploma pretende, também, que jazidas fósseis que venham, entretanto, a ser descobertas em Santa Maria fiquem protegidas, evitando-se a sua delapidação e deterioração. Em causa está um reforço de protecção de um património de alto valor ambiental e histórico para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente através da interdição de recolha e posse de qualquer elemento ou amostra geológica ou paleontológica, com as devidas excepções previstas na própria proposta. As jazidas fósseis são consideradas elementos da biodiversidade, uma vez que são portadores de informação biológica do local e de carácter finito, com grande importância científica, ambiental, cultural e educativa.