quinta-feira, 5 de maio de 2011

Deputada Socialista Bárbara Chaves acompanha Secretário Regional do Ambiente em visita a Santa Maria


Na passada quarta-feira, dia 4 de Maio, a Deputada Socialista Bárbara Chaves, acompanhou o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, numa deslocação efectuada à ilha de Santa Maria.

Na ocasião, foi visitada a empreitada de Requalificação da Orla Costeira da Baía de São Lourenço, tendo-se verificado que decorrem dentro dos prazos pré-estabelecidos.

Foi também visitada a Baía da Maia e verificada a instalação no sistema de monitorização de taludes, bem como a estação meteorológica que monitoriza em continuo a precipitação no local. Considera-se que este é um aspecto fundamental para o controlo de eventuais situações indesejáveis, conferindo mais segurança aos proprietários locais.

Por fim, visitou-se o local onde decorrerá a empreitada de consolidação da orla costeira da Baía da Praia Formosa, nomeadamente no lugar da Laracha.

Refira-se que a orla costeira do lugar da Laracha, sofreu um deslizamento de terras com uma extensão aproximada de 40 metros e um desnível entre o firme da rocha e a cota do caminho de cerca de cinco metros.

Segundo foi explicitado na ocasião, a obra foi adjudicada pelo montante de 266.800 euros, com um prazo de execução de 150 dias, prevendo-se a construção de um muro de suporte nas zonas necessárias, cravado na rocha firme de forma a melhorar as necessárias condições e a devida segurança no caminho existente.

Está ainda previsto, um arranjo geral do local, com desmatação, construção de um muro de suporte aos taludes do lado contrário ao mar e de um muro simples do lado do mar, por cima do aterro que confina com este último, com o respectivo sistema de drenagem das águas pluviais e pavimentação.

Sem comentários: