quinta-feira, 5 de maio de 2011

Governo Regional apreensivo com a retoma das negociações com o MERCOSUL






O Governo Regional está preocupado com a retoma por parte da Comissão Europeia das negociações com o MERCOSUL, pois traz um sentimento de insegurança aos produtores de carne açorianos - reconheceu esta quarta-feira, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas.
Noé Rodrigues falava à saída de uma audição, na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, onde reafirmou que as preocupações açorianas nesta matéria já foram manifestadas junto das instâncias nacionais e europeias.
Em seu entender, com a abertura destas negociações, que haviam sido suspensas em 2004, a Europa pode começar a receber produtos de origem animal, designadamente carne, com preços muito competitivos, mas que põem em risco os produtos europeus, em particular a carne açoriana.
O governante espera, por isso, que a União Europeia avalie o impacto económico, social e ambiental dessa medida na agricultura europeia, tendo em atenção a fragilidade das Regiões Ultraperiféricas, como é o caso dos Açores, pois com a entrada no mercado desses produtos, que utilizam mecanismos que não são permitidos na Europa - é o caso dos organismos geneticamente modificados -, toda a agricultura europeia tem a sobrevivência em risco.
Noé Rodrigues lamenta a retoma do processo negocial com o MERCOSUL, tendo em conta que esses produtos vão entrar em competição directa e desleal com os países europeus, pois são muito competitivos, apesar da qualidade inferior aos europeus e, por isso, é uma situação pouco vantajosa para a agricultura europeia.
Nesse sentido, o governante defendeu que a estratégia dos Açores passa por reafirmar as nossas produções, como produções saudáveis, respeitadoras da saúde pública e com valor acrescentado, pois é pela qualidade que podemos afirmar os nossos produtos e nunca pela quantidade, que presume ser aquilo que virá, se os mercados forem totalmente abertos como pretende a Comissão Europeia.


GaCS/FA/LM

Sem comentários: